Neste artigo, vamos conhecer o que provoca a paralisia do sono que é um tipo de distúrbio do sono que acontece assim que acorda ou no momento em que está tentando dormir, um sentimento que impede o corpo de se mexer, mesmo estando com a mente desperta. Ocorre que a pessoa acorda e é incapaz de se mover gerando angústia, terror, medo e susto.

Saiba o que provoca a paralisia do sono

O que provoca a paralisia do sono? A paralisia pode ocorrer pelo seguinte motivo: enquanto dorme, o cérebro tende a relaxar todos os músculos do corpo e, ao mesmo tempo, manter o corpo inerte para que o organismo consiga reter energia e evitar movimentos bruscos. Porém, quando ocorre uma falha da comunicação entre o cérebro e o corpo durante as fases do sono, o cérebro pode retardar os movimentos do corpo, é onde acontece os sintomas.  

Durante cada episódio é possível o surgimento de alucinações como ver alguém ao lado da cama ou ouvir barulhos estranhos, mas isso apenas acontece devido ao excesso de ansiedade e medo provocado pela falta de controle do próprio corpo. Além disso, os sons ouvidos também podem ser justificados pelo movimento dos músculos do ouvido, que continuam acontecendo mesmo quando todos os outros músculos do corpo estão paralisados durante a noite de sono.

Embora possa acontecer em qualquer idade, são mais frequente em adolescente e jovens adultos com idade entre os 20 e os 30 anos, estando relacionada com hábitos de sono pouco constantes e excesso de estresse. 

O que provoca paralisia do sono

Principais sintomas

Os sintomas da paralisia do sono, que podem ajudar a identificar este problema são:

  • Não conseguir mover o corpo apesar de estar supostamente acordado;
  • Impressão de falta de ar;
  • Sensação de angústia e medo;
  • Sensação de estar caindo ou flutuando sobre o corpo;
  • Alucinações auditivas como ouvir vozes e sons não característicos do local;
  • Sensação de afogamento.

Mas, fique tranquilo, pois apesar de surgir alguns sintomas preocupantes, como falta de ar ou sensação de estar flutuando, esse distúrbio do sono não é perigoso, nem coloca em risco a vida. Durante os episódios, os músculos da respiração e todos os órgãos vitais continuam funcionando normalmente.

O que fazer para sair da paralisia do sono

Caso você acorde e sinta que está passando por esse distúrbio, existem algumas formas de sair dele. Apesar de ser um problema pouco conhecido, o que se sabe é que a paralisia desaparece sozinha após alguns segundos ou minutos.

No entanto, é possível sair mais rapidamente desse estado de paralisia quando alguém toca na pessoa que está passando por um episódio desses ou quando a pessoa consegue pensar, de forma lógica, no momento e foca toda sua concentração em tentar movimentar os músculos.

O que provoca a paralisia do sono? Como evitar esse distúrbio

A paralisia do sono tem sido mais frequente na maioria das pessoas com maus hábitos de sono e, por isso, para evitar que os episódios possam acontecer é recomendado melhorar a qualidade do sono, através de estratégias.

Na maior parte dos casos, esse distúrbio surge apenas uma ou duas vezes durante toda a vida. Mas, quando ele acontece mais do que 1 vez por mês, por exemplo, é aconselhado procurar um médico especialista em distúrbios do sono ou consultar um neurologista, que pode incluir o uso de remédio para melhorar o sono.

 


Gostou da nossa publicação? Confira mais postagens: