Qual é o melhor lado para dormir?

Não é uma novidade o fato de que o sono é uma necessidade fisiológica de extrema importância para manter o corpo saudável. Porém, atualmente, as pessoas não dão a devida importância ao sono e, por isso, não sabem que o lado para dormir é algo fundamental e é muito importante para a saúde e para o bem-estar físico e mental. Por conta disso, a posição enquanto dorme é tão valioso quanto o tempo de sono que se tem.

Estudos e pesquisas comprovaram que aqueles que dormem virados do lado esquerdo do corpo dormem melhor e tem um sono mais saudável do que aqueles que dormem do lado direito do corpo.

Para que você descubra mais sobre qual é o melhor lado para dormir, neste artigo você vai encontrar 5 benefícios de dormir do lado esquerdo.

Confira os 5 benefícios de dormir do lado esquerdo

Qual é o melhor lado para dormir?

Apesar de existirem vários benefícios de dormir do lado esquerdo, vamos listar os principais, para que você conheça e adquira este hábito.

#1 Auxilia na digestão

Quando se deita do lado esquerdo do corpo, os resíduos de alimentos se movem com mais facilidade do intestino grosso para o cólon inferior, facilitando a eliminação das fezes pela manhã. Além disso, o organismo cria enzimas pancreáticas e auxilia no processo digestivo.

#2 Diminui a azia e o refluxo

O estômago encontra-se mais para o lado esquerdo do corpo, ao se deitar desse lado, impede que o ácido estomacal volte para o esôfago e, assim, gera o alívio de azia e refluxo. Portanto, quando se sentir nessas condições, evite deitar virado para o lado direito, pois tende a piorar os sintomas.

#3 Elimina as toxinas do organismo

Outro benefícios de dormir sobre o lado esquerdo do corpo é que o seu sistema linfático trabalha de forma mais eficaz, promovendo, portanto, a desintoxicação do organismo. E não é só isso, também é muito importante para melhorar a circulação do sangue para o coração, estimula a digestão e ajuda no fluxo da bílis.

#4 Melhora a circulação de sangue

Nessa posição a circulação sanguínea melhora de forma significativa. A pressão arterial diminui, pelo fato da gravidade ajudar a circulação através da artéria aorta. E vale lembrar que a maior parte do coração está localizada do lado esquerdo do corpo.

#5 Alivia dores nas costas

O último benefício de dormir do lado esquerdo é que, nessa posição, há um alivio do peso sobre a espinha dorsal e, consequentemente, alivia as dores nas costas, principalmente as dores crônicas.

Dormir para o lado esquerdo é bom para todos?

Nem todos podem desfrutar desses benefícios, portanto se você tem problemas cardíacos ou já teve acidente vascular cerebral, é ideal dormir do lado direito do corpo, pois assim reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial. Já do lado esquerdo, neste caso, poderia ter um efeito negativo sobre o sistema nervoso que se encarrega dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea normais.

Dormir sobre o lado esquerdo durante a gravidez

A grávida também pode aproveitar os benefícios de dormir do lado esquerdo, principalmente por ser muito bom para a circulação. Essa posição faz com que o útero não cause muita pressão sobre o fígado, assim, melhora o fluxo sanguíneo para o útero e rins e alivia o peso nas costas principalmente para quem sente dor.
Nessa posição a grávida se sente mais confortável, pois não comprime a veia cava, ao contrário do lado direito e de barriga para cima, que normalmente gera falta de ar, sudorese e enjoo.

Leia também:

Como lidar com problemas de sono na gravidez.

Benefícios do sono

Os benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo são muitos e, além destes, você pode alcançar muitos outros pontos positivos para sua saúde física e mental mantendo um sono de qualidade.

Confira também:

Os benefícios e malefícios do sono.

Como dormir do lado esquerdo

Agora que você conhece vários benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo advindos de um sono de boa qualidade e aprendeu qual é o melhor lado para dormir, saiba como criar o hábito de dormir para esse lado e, assim, ter uma noite melhor de sono, para alcançar melhorias para sua saúde e para o bem estar.

Se você tem o costume de dormir em outra posição, pode demorar um pouco para se acostumar. Veja algumas dicas:

  • Uma ótima dica é manter uma luz acesa do lado direito, pois, naturalmente, seu corpo vai querer se afastar da luz, enquanto dorme;
  • Experimente virar-se para o lado esquerdo, e pressione um travesseiro contra suas costas. Isso vai impedir que você vire para o outro lado durante a noite;
  • Você pode também tentar mudar o lado da cama que você dorme. Com isso fica mais fácil de adaptar ao novo hábito.

São pequenas alterações na hora de dormir que podem fazer grandes diferenças, alem de proporcionar melhora na qualidade do sono e na sua saúde, faça o teste e desfrute de todos os benefícios que o sono pode te dar.

Gostou da nossa publicação? Confira outras postagens na nossa categoria de Curiosidades.