Quando o assunto é “qualidade de vida” podemos listar vários hábitos que nos permitem alcançar uma melhora na saúde e no dia a dia, porém o sono é um dos elementos menos priorizados na vida das pessoas, um fator de grande importância que pode prejudicar vários fatores do organismo.
Muitos pensam que dormir durante muitas horas é sinônimo de preguiça e que não faz bem dormir por muito tempo, mas dormir vai muito além de apenas descansar o corpo para o dia seguinte.
Dormir traz inúmeros bens ao corpo e a mente, como, por exemplo:

  • Estimula o hormônio do crescimento;
  • Mantém a saúde cardiovascular;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o aprendizado;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.

Para aprender melhor sobre os benefícios de um sono de qualidade e como dormir bem, continue neste artigo e descubra dicas para melhorar o seu sono.

O QUE É DORMIR BEM?

Antes de aprender como dormir bem, é necessário saber o que isso significa. Ao contrário do que muitos dizem e recomendam 8 horas de sono por dia nem sempre é sinônimo de uma noite bem dormida, pois cada organismo desenvolve de uma forma e tem suas necessidades específicas, inclusive no sono.
O sono, normalmente, tem cinco fases, com duração de 90 a 120 minutos cada, que são repetidas, em média, 5 vezes durante o sono.

FASE 1

Essa fase é onde o sono é mais leva, onde os movimentos desaceleram e começa a entrar no sono. Aqui é bem comum acordar facilmente, visto que pode ocorrer de ficar entrando e saindo do sono até a próxima fase.

FASE 2

Nesta fase, a temperatura corporal diminui e o corpo começa a relaxar, também reduz as atividades cerebrais e o movimento dos olhos.

FASE 3

Esta fase é onde se inicia o sono profundo, é a fase mais difícil de acordar e, quando uma pessoa acorda nesta fase, normalmente fica desorientada por alguns minutos. Neste momento as ondas cerebrais alternam entre ondas lentas e rápidas.

FASE 4

A quarta fase trata da segunda parte do sono profundo, as ondas cerebrais passam a ser ondas delta e aqui é o momento onde se produz os sonhos e o relaxamento das atividades do dia a dia, proporcionando o descanso que o organismo precisa.

FASE REM

A última fase é onde os olhos começam a se movimentar mais rápido e os músculos ficam imóveis, a respiração começa a ser rápida, irregular e superficial. É considerada a fase mais importante do para o corpo.

SONO E SAÚDE

Quando se tem uma noite de sono de boa qualidade, o corpo, durante as fases do sono, elimina substâncias toxicas que prejudicam a saúde, faz com que vários hormônios, como o hormônio do crescimento, melatonina, serotonina e outros, realizem o seu ciclo natural com maior intensidade e trazendo mais benefícios ao corpo.
É durante o sono que o cérebro se organiza e administra as informações absorvidas durante todo o dia, aquelas não importantes são descartadas e o que for importante são registrados e conectados com as memórias de longo prazo, esse ciclo é muito importante para a memória, quando não se dorme bem durante longo prazo pode trazer prejuízos à memória.
Aqueles que não desenvolvem um sono de qualidade podem encontrar muitos problemas ao decorrer do tempo, muitos sintomas de uma noite mal dormida pode ser confundido com outros problemas de saúde e, assim, quem sofre de problemas com sono demoram a procurar ajuda e procurar a melhora do sono.
Algumas consequências de dormir mal podem ser:

  • Mau humor;
  • Cansaço;
  • Dificuldade de concentração, raciocínio e memória;
  • Baixa imunidade;
  • Redução da libido;
  • Hipertensão;
  • Doenças do coração;
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • E outros.

Quanto maior o número de sonos de baixa qualidade, maiores as consequências apresentadas. É sempre importante avaliar as reações que tem durante o dia e, quando houver necessidade, procurar um ajuda especializada para cuidar da melhor forma.

DICAS DE COMO DORMIR BEM

Após conhecer os benefícios de uma noite bem dormida, os malefícios de um sono de má qualidade e como funcionam as fases do sono, chegamos ao momento mais esperado: as dicas de como dormir bem, para garantir que seu sono tenha a melhor qualidade possível.

CRIE UM AMBIENTE AGRADÁVEL

Criar um ambiente gostoso para dormir é essencial, tente adaptar seu quarto de forma que fique aconchegante, sem muito barulho, com uma boa temperatura e que seu corpo se sinta bem ao dormir. Prefira roupas leves, para que a temperatura do corpo consiga diminuir e permitir um bom repouso, pode ainda optar por dormir sem roupa, que é ótimo para reduzir os fungos e infecções que podem surgir.

PREFERA AMBIENTES ESCUROS E SILENCIOSOS

Essa dica é principalmente para aqueles que têm o sono leve e precisa deixar o ambiente ainda mais agradável ao sono, que é a redução máxima de sons e luzes. A luminosidade pode atrapalhar a produção de certos hormônios, como a melatonina, e faz com que desperte a noite mais vezes. Os barulhos podem fazer com que seu sono seja turbulento e que acorde diversas vezes, portanto é necessário se atentar a esses detalhes e optar por ambientes calmos e que não incida muita luz enquanto dorme.

VÁ PARA O QUARTO NA HORA DE DORMIR

Uma rotina muito importante é fazer seu corpo entender que o quarto é para relaxar, portanto evite trabalhar, responder email, concluir afazeres importantes, planejar o dia seguinte e outras atividades que não seja relaxar na cama, assim você vai criar uma rotina de ir para o quarto e dormir, fazendo com que a mente entenda que aquele ambiente não tem nenhuma outra função e deixe o corpo relaxar da melhor maneira.

TENHA UM BOM COLCHÃO

O colchão pode ser um dos elementos que mais influenciam no sono, para garantir a boa qualidade do sono é ideal que encontre o colchão correto para você. Avalie a densidade, o material feito, a altura, o tamanho e todas as características para que o colchão seja ideal para sua boa noite de sono.

EVITE INGESTÃO DE ESTIMULANTES À NOITE

Não consuma alimentos ou medicamentos que tenham efeito estimulante, como o café, refrigerante, chocolate, energéticos e outros. Esses alimentos podem prejudicar a qualidade do sono, não permitindo que durma na hora correta ou durante o tempo necessário.

FAÇA ATIVIDADES RELAXANTES

Procure criar uma rotina que relaxe seu corpo, coloque uma música calma, tente ler um livro ou meditar, tomar um banho de água morna é ótimo para acalmar os músculos e começar a rotina. Esse hábito ajuda o organismo a alcançar o sono da melhor forma e com o corpo descansado é mais fácil de atingir as fases do sono.

COMA POUCO E BEBA POUCO LÍQUIDO PARA DORMIR

Prefira as refeições leves antes de dormir, as refeições pesadas podem comprometer a digestão à noite. Pessoas que possuem algum distúrbio do sono que dificulte o processo de pegar no sono, é preciso evitar ao máximo sair da cama durante a noite, pois isso é indicado beber pouco liquido, para que não tenha risco de acordar a noite e precisar ir ao banheiro.

DESLIGUE OS APARELHOS ELETRÔNICOS

Os aparelhos eletrônicos como os celulares, televisões, computadores e outros que emitem luzes fortes, funcionam como estimulantes para o cérebro e pode prejudicar a qualidade do sono. A luz emitida por eles confunde o organismo e impede a produção adequada de melatonina, mesmo em um ambiente escuro. Portanto, tente não mexer nesse tipo de aparelho na hora de dormir.

MANTENHA HORÁRIO PARA DORMIR E ACORDAR

Crie uma rotina de horário, para que o corpo acostume a dormir e acordar na mesma hora, assim o cérebro entende que existe um momento certo para começar a diminuir o ritmo e desligar. Quando é feita uma programação, todo o sono funciona melhor e alcança maior qualidade enquanto dorme.
Essas foram algumas dicas de como dormir bem e que pode ajudar a melhorar muito a qualidade do sono e alcançar diversos benefícios à saúde. Lembre-se que o sono é um processo fisiológico e de extrema importância para o bom funcionamento de todo o organismo, por isso, procure sempre tirar um tempo do seu dia para dedicar ao sono e criar uma rotina de como dormir bem.