Como evitar pesadelos

Na hora do sono o que todos querem é dormir bem e acordar com total disposição e descansado para o próximo dia. Porém, nem todo mundo consegue ter uma noite de sono de qualidade pois sofrem com os sonhos ruins e não sabem como evitar pesadelos. Ter pesadelo é algo comum, mas não de forma recorrente, quando se torna algo frequente é ideal procurar a razão.

Neste artigo você vai aprender como não ter pesadelos a noite e o porquê eles acontecem.

Como evitar pesadelos: Diferença entre sonhos e pesadelos

Enquanto dorme, o sono passa por duas fases, a primeira é conhecida como sono de ondas lentas e a segunda é a fase que chama de fase REM, que, traduzido, chama movimento rápido dos olhos.

Os sonhos são as cargas de emoções que ficam armazenadas no inconsciente, assim, eles projetam imagens e sons que causam medo, angústia, ansiedade, tornado o sonho em pesadelo. Tanto o sonho quanto o pesadelo costuma acontecer durante o sono REM, mas nada impede que acontecem nas fases de ondas lentas, porém, nestes casos, são chamados de terror noturno.

A fase de sono REM dura, em média, meia hora e pode ser repetida até seis vezes durante o sono, ou seja, a cada vez que a fase REM acontece, o sonho pode acontecer também. Conheça as principais fases do sono.

Nós conseguimos nos lembrar dos sonhos caso ele se finalize e a pessoa acorde, por isso, é comum que a pessoa se lembre apenas do seu último sonho da noite. Os pesadelos são lembrados mais facilmente pois, por ter uma grande carga emocional, a pessoa acorda assim que o pesadelo termina, com isso, ela se lembra do pesadelo.

O que causa pesadelo? Confira:

Mulher tentando evitar pesadelos

Algumas pessoas acreditam que os pesadelos são coisas de crianças, de fato são mais comuns em criança de quatro a doze anos, mas os adultos também podem ter pesadelos, de forma esporádica.

Existem muitas causas para que a pessoa tenha um pesadelo e a melhor forma de como evitar pesadelos é descobrindo o que causa o seu pesadelo.

Conflitos

Como já foi dito, os sonhos e pesadelos pode ser um reflexo de uma situação não solucionada no dia a dia, tais conflitos podem gerar pesadelos recorrentes, como quedas, atrasos para compromissos, mortes e vários outros tipos de sonhos ruins.

Portanto, nestes casos, o pesadelo pode ser uma mensagem do inconsciente e é importante entender se existe alguma ligação com algum problema do dia a dia, por isso, se consegue solucionar o problema pode saber como evitar pesadelos futuros.

Ansiedade e estresse

O estresse e a ansiedade também podem provocar pesadelos. Portanto, se você estiver em uma época da sua vida em que sua saúde mental, de forma geral, não está bem, sonhos ruins podem aparecer.

Confira também:

Ansiedade e insônia: como a falta de sono te deixa mais agitado.

Estresse pós-traumático

Passar por um evento traumático e sair sem cicatrizes emocionais é bem difícil. Por isso, muitas pessoas que passam por situações como assaltos, mortes de entes queridos, acidentes, agressões físicas ou verbais, costumam ter sonhos que, de alguma forma, estão ligados ao fato.

Essa é a forma que o cérebro usa para avisar que é preciso passar pelo trauma novamente em sonho até superar o medo.

Problemas de saúde ou desconfortos físicos

Comer demais antes de dormir pode causar um desconforto por conta da dificuldade da digestão. Essa sensação acaba sendo transportada para os sonhos, já que o cérebro continua ativo, mesmo nesse período.

O mesmo vale para problemas como a apneia do sono, que podem causar a sensação de falta de ar no sonho, já que o estímulo externo é captado e transportado para ele, impedindo que a pessoa durma melhor.

Medicação

Alguns medicamentos, como os remédios para pressão, antidepressivos e medicações usadas para tratar o mal de Parkinson, aumentam a probabilidade de ocorrer pesadelos.

A suspensão de medicamentos também pode causá-los. Portanto, é importante conversar com seu médico sobre o que está ocorrendo.

Condições externas

Os barulhos de carros na rua, do ar condicionado em casa, ou outros ruídos, também podem causar alterações nos sonhos.

Como o corpo continua em funcionamento, o barulho é percebido e levado para o inconsciente e pode interferir diretamente nos sonhos, transformando-os em pesadelos.

Confira 6 dicas de como não ter pesadelos a noite

Como não ter pesadelos a noite

Embora os pesadelos esporádicos possam até ser bons para ajudar a resolver questões e superar medos, quando eles são recorrentes podem atrapalhar, fazendo com que a pessoa acorde cansada e estressada com frequência.

Assim como as causas são diversas, os tratamentos também o são. Primeiro, é preciso que um médico avalie se há algum problema físico ou emocional. Depois, o profissional de saúde vai encaminhar o paciente para o tratamento adequado.

Porém, enquanto o problema não é solucionado, algumas atitudes podem ajudá-lo como evitar pesadelos e ter mais noites tranquilas.

#1 Prepare um ambiente melhor

Preparar o local em que você irá dormir faz toda a diferença. Deixe o ambiente ventilado, coloque roupas leves, travesseiros adequados para o seu biótipo e para sua postura, além de uma iluminação adequada e uma cama com um colchão confortável.

Confira também:

O ideal é que o ambiente seja escuro e silencioso, pois a luz interrompe a produção de hormônios como o cortisol, a melatonina e a serotonina, fazendo com que você ainda se sinta cansado ao acordar.

#2 Como evitar pesadelos: Estabeleça uma rotina

É preciso ter um horário certo para acordar e para dormir, além de evitar tomar bebidas estimulantes, como café, refrigerantes e chá mate, seis horas antes de deitar. Com relação à alimentação, é preciso se programar para comer três horas antes de dormir e evitar alimentos picantes e gordurosos, pois eles dificultam a digestão e podem causar pesadelos.

Saiba mais:

#3 Tente expressar os sentimentos

Reprimir pensamentos faz com que você tenha pesadelos relacionados a eles. Para evitar que isso ocorra, você pode escrever um diário, conversar com um amigo, um parente ou fazer terapia. O importante é se expressar e não guardar tudo com você para saber como não ter pesadelos a noite.

#4 Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, temos à disposição uma ferramenta capaz de nos ajudar de diversas formas: a tecnologia. Por meio do smartphone, você pode organizar sua agenda, contar as calorias que ingere e ainda controlar melhor o seu sono. Um exemplo é o Relax Melodies, que mistura elementos musicais com sons da natureza. Esses sons podem proporcionar uma sensação maior de relaxamento e induzir a como não ter pesadelos a noite.Ele é gratuito e está disponível para Android, Iphone e Windows Phone.

Outra opção de aplicativo que auxilia a como não ter pesadelos a noite é o Sleep Better, que calcula o momento que seu sono estará leve, para então acordá-lo. Ele ainda tem uma função que possibilita o monitoramento dos sonhos, além da classificação nas categorias: neutro, bom e pesadelo. Ele também é gratuito e está disponível para Android e iOS.

#5 Tome chá

A ingestão de bebidas quentes como o chás, sem cafeína, claro, e infusões podem te ajudar a como evitar pesadelos e melhorar a qualidade do sono. As melhores opções são os chás de camomila e de lavanda.

#6 Faça exercícios físicos

As atividades físicas liberam substâncias no organismo que proporcionam a sensação de relaxamento e satisfação. Portanto, essa também é uma solução para quem quer dormir bem e se pergunta como evitar pesadelos.

Saiba mais sobre os benefícios do sono e evite pesadelos

Dormir bem é essencial e pode trazer muitos benefícios a saúde, por isso deve cuidar para saber como não ter pesadelos a noite e conseguir tranquilidade para dormir e acordar mais disposto para do dia seguinte, mas saiba que o sono tem vários benefícios além de acordar disposto, como:

  • Estimula o hormônio do crescimento;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o aprendizado;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.

Quer saber como você tem dormido? Se sim avalie seu sono aqui e descubra!

A propósito, você merece dormir bem e cuidar da sua saúde com o único colchão do Brasil que possui 11 tecnologias e 20 tipos de massagens relaxantes. Ligue agora e agende a visita de um Terapeuta Certificado (ligação grátis para todo o Brasil):

0800 608 8138


Gostou da nossa publicação? Confira outras postagens: