O que todos mais querem é ter uma noite de sono tranquila e conseguir descansar por toda noite, mas uma grande missão é dormir bem no calor. São inúmeros incômodos que atrapalham o sono, alguns passam a noite toda virando de um lado para o outro procurando uma forma de pegar no sono, o que nem sempre é eficaz, fazendo com que o dia seguinte seja estressante, cansativo, lento e, com isso, menos produtivo.
Apesar do clima quente não ser o mais confortável para que nosso corpo consiga relaxar e dormir bem, existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir a sensação de calor e deixar sua noite de sono confortável, levando disposição para o dia seguinte e ajudando a encontrar os benefícios do sono para a saúde.
Abaixo você vai conferir dicas muito práticas para poder dormir bem no calor e relaxar da forma que seu corpo precisa para o dia a dia.

COMO DORMIR BEM NO CALOR

RESFRIE A TEMPERATURA DO CORPO

Algumas partes do corpo são lugares estratégicos que ajudam a resfriar a temperatura corporal, a dica é umedecer uma toalha ou um paninho e colocar nestas regiões. As que mais ajudam na baixa da temperatura corporal são:

  • Mãos;
  • Pés;
  • Pescoço;
  • Coxa;
  • Braços;
  • Pulsos.

TOME BANHO MORNO ANTES DE DORMIR

Outra dica para dormir bem no calor é acertar a temperatura do chuveiro, muita gente pensa que tomar uma ducha fria vai ajudar a sentir menos calor, mas, infelizmente, não funciona bem assim. Quando a temperatura do chuveiro é muito fria, o corpo procura subir a sua temperatura para esquentar e garantir que a temperatura fique normal, então se quiser sentir refrescado por mais tempo é ideal tomar um banho morno.

EVITE ATIVIDADES INTENSAS ANTES DE DORMIR

Ao praticar exercícios físicos pesados, o corpo tende a aumentar a temperatura do corpo e reter o calor, que precisa ser dissipado por meio do suor, por isso, é ideal que pratique atividades relaxantes antes de dormir, ajuda na temperatura corporal e no relaxamento para atingir o sono com maior facilidade.

BUSQUE LUGARES MAIS BAIXOS PARA DORMIR

Pela densidade do ar, é natural que o ar quente suba e o ar frio desça, assim quando mais baixo dormir, menos quente será sua noite de sono, então a dica é dormir no térreo ou no porão e, se não tiver essa disponibilidade, colocar o colchão no chão pode ajudar muito também.

AMENIZE A TEMPERATURA DO AR

A temperatura ideal para dormir confortável varia entre 22 e 24 ºC, mas, nos dias quentes, não é sempre que essa temperatura vai ser atingida sozinha, para isso existem vários recursos para ajudar a deixar o ambiente com a temperatura mais agradável.
A primeira coisa que se pensa quando começa o calor é no ar condicionado, porém ele deixa o ar mais seco e pode gerar vários problemas de saúde com seu uso.
Outra dica para dormir bem no calor é ter um ambiente agradável e utilizar os umidificadores de ar, mas se você não tem um não é problema, você pode colocar bacias com água no quarto ou toalhas úmidas espalhadas, assim você conseguirá dormir muito melhor.
O ventilador deve ser usado da forma correta, direcione para a parede ou para uma janela para expulsar o ar quente.

UTILIZE TECIDOS FRESCOS E LEVES

Tanto na cama quanto no corpo, é ideal que opte por tecidos mais leves. Evite ao máximo os materiais sintéticos e dê preferência aos lençóis, fronhas e pijamas de algodão ou linho, esses materiais ajudam a absorver o suor e na respiração dos poros.

NÃO DURMA SEM ROUPA

Apesar de muitas vezes recomendarem dormir sem roupa para melhorar a saúde, principalmente íntima, durante o verão não se aconselha dormir sem roupa, pois caso seu corpo produza muito suor durante a noite a umidade irá para o colchão e, consequentemente, não consegue evaporar. Então, tente usar pijamas menores e de tecidos leves para dormir.

DEIXE O QUARTO AREJAR

Uma grande dica que ajuda muito na missão de dormir bem no calor é o quarto arejado. Durante o dia o quarto, provavelmente, ficará em exposição ao sol o que vai aquecê-lo bastante. Por conta disso, antes de deitar abra a janela e deixe o ar circular um pouco, mas quando for dormir é ideal que deixe apenas uma fresta da janela aberta, para impedir que o ar quente de fora domine o quarto durante seu sono.

DEIXE O QUARTO ESCURO

A iluminação correta do quarto é um grande fator para dormir bem no calor. Naturalmente, os dias de verão são mais longos e o corpo fica exposto a luz do sol por mais tempo, o que pode confundir o relógio biológico e prejudicar a produção de hormônios, como a melatonina, conhecido como hormônio do sono. Outro fator que deve ter bastante atenção é que, dormir na claridade prejudica a qualidade do sono e você poderá acordar com sensação de cansaço, como se não tivesse dormido.
Além disso, luz acesa é fonte de calor, assim, aumenta a temperatura do quarto. Por isso, e muitos outros motivos, é fundamental apagar as luzes ao deitar, inclusive os celulares, televisão e demais aparelhos eletrônicos. Quanto mais escuro o quarto, melhor para reduzir o calor e ter um sono de melhor qualidade.

USE UM COLCHÃO TERMORREGULADOR

Por incrível que pareça, existem colchões que já têm essa função de ajudar as pessoas a dormirem bem no verão. Além disso, ele prioriza o extremo conforto e a individualidade dos movimentos durante o sono.

DORMIR BEM

Dormir bem no calor, e em qualquer época do ano, traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Para o bom funcionamento de todo o organismo é ideal que se atente ao sono e dê a tamanha importância a este ciclo fisiológico. Não impeça que seu corpo descanse e acorde revigorado por culpa do calor, siga as dicas acima e descubra inúmeros benefícios que dormir bem podem trazer para sua vida, como:

  • Estimula o hormônio do crescimento;
  • Mantém a saúde cardiovascular;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o aprendizado;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.