Atualmente a rotina está se mostrando cada vez mais corrida e, com isso, é muito difícil encontrar pessoas que podem ter o prazer de acordar tarde todos os dias da semana. O mais comum, principalmente nas grandes cidades, é levantar bem cedo para as tarefas do dia a dia, então, para que o despertar não seja um momento de tormento, é ideal não deitar tarde para dormir.
O problema é que nem todos conseguem deitar e dormir cedo, portanto, se você é o tipo de pessoa que sempre diz que vai dormir cedo e nunca consegue, este artigo vai te ajudar a vencer as dificuldades em pegar no sono e conseguir dormir rapidamente com alguns exercícios para dormir bem.
E, claro, que além das dicas abaixo você deve cuidar da sua alimentação e realizar atividades físicas.

DICAS PARA DORMIR BEM

  • CONTROLE A RESPIRAÇÃO

O primeiro exercício para dormir bem é voltado para respiração, que é fundamental para mandar sinais para o nosso cérebro. Uma respiração acelerada passa a informação de que você está mais agitado, por isso é ideal manter uma respiração longa e profunda, para que o corpo e mente relaxarem.
Esse efeito de relaxamento acontece porque a respiração é mais lenta durante a noite. Então, a ideia é simular o inspirar e o expirar no momento do sono. Nas primeiras tentativas, essa tarefa pode ser difícil, mas tudo é uma questão de treino. Uma dica é observar sua respiração ao acordar, em vez de levantar correndo da cama.

  • RELAXE OS MÚSCULOS OCULARES

Durante o dia, a tendência dos nossos olhos é procurar por movimentos e mudanças ao nosso redor. Por isso, se o desejo é pegar no sono, é preciso fazer o exercício contrário: relaxar os músculos oculares. Pode parecer complicado, uma vez que não temos tanto controle sobre os olhos assim tão facilmente, mas há exercícios que podem ser seguidos.
Uma boa dica é girar os olhos a partir de movimentos circulares, com variações no sentido horário e anti-horário várias vezes e, depois, interromper o movimento e deixá-los parados. Outra possibilidade é fechar as pálpebras e movimentar rapidamente os olhos para cima e para baixo durante, aproximadamente, 10 segundos. Após três ou quatro noites de treino, pode ter certeza de que você conseguirá dormir mais rápido!

  • DEIXE O TRABALHO NO ESCRITÓRIO

Uma das coisas mais comuns é a pessoa não conseguir dormir porque fica pensando nos afazeres do trabalho, mesmo depois de horas do fim do expediente e é assim que vem a insônia. Essa situação fica ainda pior no caso de quem recebe alerta de e-mails e mensagens pelo celular.
Por conta disso, o primeiro exercício para dormir bem e para deixar o trabalho no escritório é desabilitar essas funções do aparelho móvel. Deixe para conferir mensagens e e-mails profissionais apenas durante o horário comercial. Sem contar que a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos prejudica o sono.
Outra dica é fazer atividades prazerosas no intervalo entre a volta do trabalho e a ida para a cama. Uma caminhada, um jantar e uma conversa despretensiosa com amigos são sempre bem-vindos. Nessas ocasiões, tente desligar a mente dos assuntos do escritório. Dessa forma, quando você for dormir, seu corpo e sua cabeça já estarão preparados para isso.

  • AJUSTE A TEMPERATURA

Já reparou que no inverno é mais fácil relaxar e tirar aquela soneca gostosa? Pois isso tem uma explicação científica. Estudos afirmam que a temperatura ideal para dormir é entre 15°C e 20°C. As pesquisas mostraram, inclusive, que os insones costumam ter temperaturas corporais mais elevadas do que a média.
O que acontece é que começamos a ficar sonolentos quando a temperatura corporal central está mais baixa. Por isso, uma boa dica é tentar diminuir a temperatura do corpo antes de dormir. Isso pode ser feito tomando um banho de morno a frio ou, ainda, com a ajuda de um ventilador ou de um ar-condicionado.
Outro exercício para dormir bem, comprovada cientificamente, é colocar uma garrafa de água quente perto dos pés. A alta temperatura vai dilatar os vasos sanguíneos da região e reduzirá a temperatura corporal central, o que impacta diretamente na sonolência.

  • ESCOLHA UM BOM COLCHÃO

Uma coisa é certa: não adianta estar cansado se a cama em que você dorme todas as noites não for confortável. O incômodo, causado por um colchão fora da validade ou um por produto que não é adequado ao seu biótipo, pode ser fatal para uma noite de sono revigorante.
Os colchões precisam ser trocados, em média, a cada 5 anos. Na hora de escolher o mais adequado, pesquise sobre os de mola e os de espuma e as diferentes densidades e espessuras. Assim como no caso das roupas, o ideal é experimentar o colchão antes de comprá-lo. Converse com o vendedor e deite no colchão, testando as diferentes posições em que você costuma dormir.
Escolher um bom modelo é fundamental para o seu conforto durante o sono e também para acordar com mais disposição. Visite o nosso site e melhore a sua qualidade de sono.

  • ESTABELEÇA UMA ROTINA

Os pais costumam fazer de tudo para estabelecer uma rotina para os filhos pequenos. Para tudo tem um horário: jantar, tomar banho, escovar os dentes, colocar o pijama, ler uma história e dormir. Isso ajuda muito a vida dos pais, mas os adultos também precisam acostumar o corpo a uma rotina diária, sendo este um dos exercícios para dormir bem mais eficazes para o corpo.
Claro que não precisa ser nada tão inflexível assim, mas manter uma rotina ajuda o corpo a entender qual é a hora de fazer cada atividade e ele já se prepara para cada uma delas. Por exemplo, se em um dia você trabalha até meia-noite, no outro será difícil pegar no sono às 22 horas. Isso porque, no dia anterior, o seu organismo estava em plena atividade nesse horário.
Por isso, dormir todo dia, mais ou menos, no mesmo horário, ajuda a evitar a insônia e a acordar mais cedo. Se você colocar o seu corpo para funcionar como um relógio, os momentos de dormir e de se levantar serão menos sofridos.

BENEFÍCIOS DE DORMIR BEM

Dormir bem pode ser uma luta diária para muitos, com os exercícios para dormir bem o seu corpo pode adaptar a uma nova rotina e garantir uma noite de sono eficaz.
Alguns podem pensar que dormir bem influencia apenas no descanso e na disposição do dia seguinte, mas não e bem assim, o sono de qualidade pode trazer inúmeros benefícios, como:

  • Estimula o hormônio do crescimento;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o aprendizado;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.  

Pratique os exercícios para dormir bem e vai perceber que, com a adaptação do seu organismo, você vai conseguir desfrutar melhor o seu sono e, consequentemente, melhorar sua saúde física e mental.
Lembrando, novamente, que apenas praticar esses exercícios não é ideal, é importante procurar uma alimentação balanceada, com alimentos que ajudem na disposição do dia a dia e no auxilio do sono, além de praticar atividades físicas, no horário adequado, para que o corpo não se torne sedentário.
Se você perceber que mesmo na mudança de hábitos e com os exercícios para dormir bem o seu sono não está melhorando e continua tendo problemas para dormir, é ideal que consulte um médico especialista para saber melhor o que acontece com seu sono e se há demais problemas a serem cuidados.