Estudos revelam a importância do sono, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que mais de 70 milhões de nortes americanos são afetados pela insônia crônica ou por algum distúrbio durante o sono. Estes distúrbios juntos somam um custo anual de US$ 16 bilhões em despesas com saúde e provocam um prejuízo de US$ 50 bilhões por perda de produtividade.

Já no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro do Sono, a insônia atinge aproximadamente 4 a cada 10 brasileiros, ou seja, aproximadamente 40% da população brasileira esta sofrendo com algum episódio em suas diversas formas. Ainda segundo o Instituto, essa é a rotina de, pelo menos, um terço da população mundial.

Outros estudos recentes revelaram que o sono é um fator importante na aprendizagem. Segundo a pesquisa, há uma correlação direta e positiva entre a qualidade do sono com a capacidade de aprender, memorizar e raciocinar.

Os voluntários que participaram da pesquisa foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo dormiu 8 horas e o segundo grupo dormiu apenas 6 horas. Os voluntários do primeiro grupo superaram em todos os aspectos, como aprender, memorizar e raciocinar o segundo grupo.

Especialistas afirmam ainda que devemos nos atentar a importância do sono porque a quantidade inadequada de sono prejudica o nosso humor, nos levando a ser pessoas irritadas e infelizes.

Importância do sono: condição de privação do sono

Importância do sono

A privação do sono é definida como uma condição na qual uma pessoa se encontra por não ter dormindo o suficiente. O sono é uma função essencial, biológica, e a quantidade de sono que uma pessoa precisa para cada noite depende de muitos fatores, incluindo a idade.

De um modo geral precisamos nos atentar a importância do sono já que os recém-nascidos precisam de 14 à 17 horas de sono e os bebês de 0-11 meses precisam de 12 a 15 horas de sono, enquanto os adolescentes precisam cerca de 10 horas de sono.

A maioria dos adultos deveria dormir entre 7 e 9 horas por noite e se por algum motivo, uma pessoa não esteja dormindo o suficiente, ela vai sofrer com falta de energia. Além disso, aqueles que não estão tendo um sono adequado acabam sofrendo com graves problemas de saúde.

A importância do sono é tão grande que sua falta pode causar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Aumento do risco de acidente vascular cerebral;
  • Aumento do índice de massa corporal;
  • Maior probabilidade de obesidade devido a um aumento do apetite;
  • Aumento do risco de diabetes e problemas cardíacos;
  • Maior risco de problemas psiquiátricos (depressão, abuso de remédios etc);
  • Problemas de memória;
  • Sistema imunológico enfraquecido;
  • Menor tempo de atenção;
  • Menor tempo de reação.

Mas, para muitos, conseguir ter uma boa noite de sono não é tão simples assim, para isso foram criadas algumas regrinhas conhecidas como higiene do sono, que é um conjunto de práticas e rotinas que são aplicadas em nosso dia a dia que ajudam a ter um sono mais saudável e aumente a importância do sono para todos.

Como a higiene do sono pode ajudar a dormir melhor

Higiene do sono

Aprender e utilizar as regras da higiene do sono é uma forma de ajudar o organismo a ter um sono de qualidade e renovador, trazendo diversos benefícios nas suas horas de sono.

A importância do sono é ideal para dormir bem, é preciso colaborar com fatores externos, apenas deitar e dormir não garante que haverá um sono de qualidade que beneficie seu corpo. Porém, há algum tempo, o sono está ficando sempre em segundo plano, com a rotina corrida e diversas tarefas do dia a dia, as pessoas tendem em ignorar o sono de qualidade e, menos ainda, praticar a higiene do sono.

Uma noite mal dormida pode trazer vários prejuízos, de curto e longo prazo, como por exemplo:

  • Alteração de humor;
  • Falta de atenção;
  • Prejudica a memória;
  • Obesidade;
  • Diabete;
  • Baixa imunidade e outros.

Por esses motivos de não se atentar a importância do sono, e vários outros, que foram criadas as regras da higiene do sono. Essas regras devem se tornar um hábito e serem praticadas diariamente, assim você irá garantir que seu sono seja bem aproveitado e atinja todos os benefícios que ele pode produzir.

Pratique as regras da higiene do sono

Como já foi dito anteriormente, a importância do sono depende de diversos fatores internos e externos. Alterar os hábitos externos é um fator simples e que está ao alcance de todos que desejam mudar sua rotina na hora de dormir.

Quando falamos de fatores internos, estes dependem de estudos médicos e alguns até precisam de intervenção clínica, como a utilização de remédios e cuidados que apenas especialistas podem indicar ao paciente, principalmente quando se trata de distúrbios do sono.

A higiene do sono foi criada para ajudar cada pessoa a alcançar o tempo ideal de sono e, junto a isso, descobrir os benefícios que podem ser encontrados quando se tem um sono de qualidade. Não pense que as regras são práticas difíceis, pelo contrário, são atitudes simples e que podem trazer grandes diferenças. Algumas regras da higiene do sono são:

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo e ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de se deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar ou assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios físicos antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o cômodo desagradável ao sono;
  • Algo ideal para a importância do sono é criar uma rotina do sono, como por exemplo: tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, como: celular, computador, TV e demais aparelhos, pois, eles transmitem uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

Para garantir o bom aproveitamento do sono é ideal que crie hábitos para cuidar da qualidade do sono. É ideal para a importância do sono garantir um relaxamento e um ambiente agradável para dormir e ter o melhor aproveitamento do sono, assim, seguindo as ideias criadas para obter a higiene do sono e adaptando as regras ao seu dia a dia, irá ajudar em muito a elevar a qualidade do sono e ter o melhor alcance dos benefícios do sono.

Confira 4 benefícios do sono

Mulher seguindo as regras da higiene do sono

A importância do sono é muito grande para todas as áreas da saúde, quando se dorme bem você atinge benefícios do sono que fazem muita diferença no seu dia a dia.

#1 Estimula o hormônio do crescimento

Este benefício atinge todas as idades: o hormônio do crescimento (GH) é muito importante na fase da criança e também para os adultos. Quando criança, o hormônio age de forma a tornar o crescimento da criança saudável e sem nenhum dano, já quando adulto esse hormônio participa do ciclo em que cuida da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce. Esse hormônio tem seu ciclo enquanto dormimos a noite, por isso, é muito importante praticar a regra da higiene do sono em relação ao horário de dormir.

#2 Fortalece o sistema imunológico

Quando você permite ao corpo descansar da maneira correta, as células e proteínas do sistema imunológico trabalham de forma melhor, garantindo uma imunidade maior para gripes e resfriados. O sono de qualidade ajuda ainda na eficácia de vacinas e medicamentos, pois, quando dormimos o corpo tem mais tempo para trabalhar e faz com que a produção de anticorpos seja mais satisfatória. Assim como outros hormônios, o sistema imunológico se repõe durante a noite e, por isso, quando se pratica a higiene do sono, consegue-se dormir melhor e alcançar uma reposição imunológica satisfatória.

#3 Melhora o aprendizado

Dar importância ao sono fará com que você durma bem e lhe ajude a aprender mais, pois a comunicação entre os neurônios são pausadas durante o sono, assim o cérebro descansa e fica preparado para receber informações ao acordar. Além disso, quando se dorme bem, você consegue prestar mais atenção e focar mais nas tarefas do dia a dia, assim, você é bem mais produtivo e aprende as coisas com mais facilidade.

Quando se pratica a higiene do sono de forma habitual, a qualidade do sono aumenta e os benefícios durante o dia são ainda mais aproveitados. Quando se dorme bem, a mente fica descansada para o dia seguinte, por isso, a concentração e o raciocínio lógico são praticados de melhor forma, beneficiando o aprendizado em tarefas diárias.

#4 Ajuda no controle de peso

Quem tem uma boa noite de sono consegue produzir os hormônios de melhor maneira, e um desses é a grelina, o hormônio responsável pela digestão e por provocar a fome. Quando se tem um nível equilibrado de grelina sente-se fome em momentos corretos e alimenta-se na proporção certa. Outro hormônio que ajuda no controle de peso é a leptina, que traz a sensação de saciedade quando produzido da maneira correta. A saciedade ocorre de forma correta, ajudando no controle de peso e na alimentação balanceada.

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E não são apenas esses os benefícios do sono, existem diversas consequências boas para quem dorme bem, como, por exemplo:

  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz as dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.

Devemos nos preocupar muito com a importância do sono e com todos os fatores que podem influenciar na qualidade dele. Até mesmo o colchão pode prejudicar o sono e fazer com que suas noites de sono não seja tranquila e benéfica a você. Outro fator bom para importância do sono é a escolha do colchão certo que pode fazer toda a diferença e você deve ficar atento, principalmente à validade do colchão. 

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Quando trocar de colchão

Existem vários fatores que podem fazer você querer trocar o seu colchão:

  • Você não está dormindo bem;
  • Está privado do sono;
  • Acorda já se sentindo cansado;
  • Sofre de falta de energia ao longo do dia;
  • Sofre com dores musculares frequentes;
  • Você ou seu parceiro(a) tem os movimentos limitados durante o sono;
  • Seu colchão não acomoda o seu corpo de forma adequada;
  • Seu colchão sofre com deformações, tem formato desigual ou está afundado;
  • Seu colchão está resgado, manchado ou sujo;
  • Entre outros fatores.

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