Na hora de adquirir um novo colchão sempre surge a grande dúvida de qual escolher, de espuma fria, látex, mola, duro, suave, duplo, simples, com mola, sem mola, enfim, são inúmeras opções que podem confundir o comprador e dificultar que faça a escolha ideal e saiba quais são os melhores colchões para dormir.
Devemos concordar que não existe nada tão bom quando dormir em uma cama confortável que te permita descansar bem depois de um longo dia. Para garantir esse conforto, é necessário que durma em um colchão de alta qualidade e adequado para seu tipo físico e suas necessidades. Quando se dorme em um colchão de baixa qualidade ou inadequado pode acordar com dores no corpo, desenvolver a insônia e levar a desgastes na coluna, além disso, pode gerar prejuízos para o dia seguinte, sentido cansado, estressado e improdutivo.
Nesse artigo você vai conhecer os melhores colchões para dormir, assim você poderá escolher seu colchão ideal e garantir muito conforto para suas noites de sono.

COLCHÃO PARA O CASAL

O colchão de casal pode levar a um grande questionamento: qual modelo escolher para agradar as duas pessoas?
A escolha deve ser realizada com bastante cautela, o primeiro ponto a ser observado é o espaço que se tem para o colchão e observar se ambos ficam confortáveis ao deitar. Em caso de pessoas muito altas, as vezes se faz necessário comprar um colchão sob medida, visto que normalmente existem padrões de tamanho dos colchões e, aqueles mais altos, não podem deitar de forma confortável.
Outro ponto a ser analisado é o fator peso, alguns casais tem o peso bem próximo, mas outros possuem uma diferença muito grande e, assim, deve observar o modelo do colchão para que suporte os dois lados. Os melhores colchões para dormir neste caso, são aqueles que possuem molas interligadas, os chamados TriPower. Já para os casais que não tem tanta diferença de peso ou que possuem o sono leve, os colchões TriPower não são indicados, assim deve dar preferência aos modelos de mola ensacadas, chamados LFK.
Mas lembre-se que é muito importante conversar bastante antes de comprar o colchão, pois existem cada pessoa desenvolve uma preferência por um tipo de colchão e, neste caso, é preciso achar um meio termo para agradar os dois lados.

COLCHÃO PARA CRIANÇA E BEBÊ

Outra missão na hora da compra de colchões é na escolha para crianças e bebês, pois eles estão em fase de crescimento e precisa escolher um produto que não atrapalhe o desenvolvimento do corpo.
Vale ressaltar aqui, que o sono é um processo fisiológico e, enquanto dorme, são produzidos diversos hormônios e modulações no organismo, por isso é ideal garantir que as crianças tenham um sono de qualidade, garantindo que todo o ciclo do sono funcione perfeitamente. Um exemplo disso é o hormônio do crescimento, esse hormônio é produzido durante o dia e durante a noite, porém enquanto a criança está na fase de sono profundo o hormônio é produzido de forma mais intensa e a fase do sono profundo só é alcançada com a ajuda de um colchão confortável.
Normalmente os berços já vêm junto com um colchão para bebês, mas nem sempre é o colchão mais adequado. Tanto para os bebês quanto para as crianças é necessário escolher um colchão de acordo com sua densidade, avaliando sempre o peso e a estatura daquele que usa o colchão. Em regra, os fabricantes possuem uma tabela de densidade para cada idade, imaginando que os pesos e altura são comuns a cada faixa etária, por conta disso, deve avaliar se a criança é mais alta ou menor do que a maioria das crianças da mesma idade, assim deverá escolher o colchão não conforme a idade, mas sim conforme o peso e tamanho.
Os melhores colchões para dormir indicados para todas as crianças são os de espumas confortáveis, lembrando que é importante que o modelo tenha um bom grau de firmeza para evitar deformações.
Para os bebês de até 3 anos, é recomendado os colchões de densidade 18 ou 20, conhecidos como D18 ou D20, deve observar que o colchão seja plano, firme e sem plásticos, para evitar acidentes como sufocamento.
Já as crianças de 3 a 8 anos devem dar preferência aos colchões de espuma com a densidade 23, D23, Após os 8 anos, deve ser analisado a densidade de acordo com peso e estatura da criança, como dito acima, normalmente os fabricantes disponibilizam uma tabela de densidade para que possa ter uma base para adquirir o colchão ideal.

TIPOS DE COLCHÃO

ESPUMA

Para muitos, os melhores colchões para dormir são os de espuma, principalmente por possuírem um preço mais agradável no mercado. Mas nem sempre o preço pode ser o ponto de maior peso na hora da escolha, pense que você está adquirindo que precisa de uma boa qualidade para garantir um sono de qualidade.
Apesar de ser um tipo de colchão que dura de 3 a 5 anos, existem diversos colchões de espuma de excelente qualidade no mercado. É muito importante verificar se o modelo possui aprovação no INMETRO e se não contém misturas de espumas em seu interior, pois é a composição e o tipo de espuma que define a qualidade do colchão.

  • Viscoelástica

O modelo de espuma viscoelástica é um dos mais utilizados, ele foi desenvolvido nela NASA, possui o efeito memória e ativa a circulação sanguínea, ajudando na prevenção de câimbras durante a noite. Essa espuma oferece diversos benefícios, como a capacidade de se moldar ao corpo e uma sustentação firma, assim garante maior conforto e promove uma boa postura ao dormir, fazendo com que tenha um sono confortável e sem dores. Outra vantagem é o fato do material ser resistente a ácaros e antialérgico, assim, pode ser usado por qualquer pessoa.

  • Hiper AMX

Esse modelo de espuma conta com uma tecnologia mais durável e proporciona uma temperatura agradável aos usuários, fazendo com que tenha mais conforto enquanto dorme. É indicado, principalmente, às pessoas de peso mais elevado, pois suporta cargas maiores sem perder sua vida útil.

  • Espuma de gel

Modelo novo no mercado que proporciona maior ativação sanguínea, aliviando dores musculares, conta ainda com material fresco que controla a temperatura e promove uma noite mais agradável ao usuário.

LÁTEX

Existem três tipos de colchão de látex: o primeiro é feito com 100% desse material orgânico, o segundo com 100% de látex sintético e o terceiro é uma mistura de ambos. O látex pode ser fabricado por meio de duas tecnologias

  • Dunlop, a mais tradicional, produz um látex leve e firme.
  • Talalay, mais recente, é utilizada para formar as versões sintéticas do látex.

O látex promove um efeito muito parecido ao da espuma viscoelástica, pois proporciona o usuário uma experiência confortável ao minimizar os pontos de pressão e se moldar ao corpo. Além disso, esse tipo de material confere ao colchão uma grande durabilidade, além de ser interessante para pessoas alérgicas. Como o látex é um recurso renovável, o colchão desse material é um produto sustentável e amigo da natureza.
Porém, apesar de ser um dos melhores colchões para dormir, tem como ponto negativo o seu valor elevado, devido à dificuldade de extração e produção dos colchões de látex.

MOLAS

O colchão de molas internas é muito popular hoje em dia, também considerado um dos melhores colchões para dormir. Ele apresenta um sistema de molas, normalmente de aço, recoberto por materiais que proporcionam o amortecimento ideal para o corpo. Em comparação aos modelos de espuma, o preço ser um pouco mais elevado, mas esse modelo apresenta diversas tecnologias de mola, bastando saber identificar qual é o mais adequado às necessidades que cada um procura.

  • Molas ensacadas

Para aqueles que desejam um colchão moderno e muito confortável, o modelo de molas ensacadas é o mais recomendado. Nessa tecnologia, cada mola do colchão é embalada de forma individual, garantindo que os movimentos sejam absorvidos e não se espalhem até a outra extremidade do colchão.

  • Molas TriPower

As molas Tripower são um tipo de mecanismo onde todas as molas estão interligadas ao longo do colchão, costuma sair mais em conta do que os colchões de mola ensacada, fazendo desta uma ótima opção para quem não abre mão de um colchão de mola, mas não deseja gastar um valor muito alto com a peça. Mas, esse modelo transmite os movimentos que acontecem em toda a extensão do colchão, visto que suas molas são conectadas, o que pode ser desconfortável. Assim, ele é ideal para pessoas solteiras.

DICAS PARA ESCOLHER OS MELHORES COLCHÕES PARA DORMIR

  • Avalie a necessidade da compra;
  • Pesquise bem o mercado;
  • Peça ajuda especializada;
  • Não se esqueça da manutenção;
  • Experimente antes de comprar;
  • Um colchão novo a cada 8 anos.