Um hábito que vem se tornando cada vez mais frequente e comum é o fato de colocar os pets na cama de seus donos.
Os animais nunca fizeram tão parte da família como de uns tempos pra cá, não é mais comum a ideia dos pets somente do lado de fora da casa ou em um cômodo específico, pelo contrário, eles estão sempre circulando pela casa na maior tranquilidade.
Se você tem um bichinho de estimação, provavelmente já dormiu com seu pet na cama e, neste artigo, vamos falar sobre este assunto e ensinar os cuidados que se deve ter.

RISCO DE DEIXAR OS PETS NA CAMA

A princípio não há riscos, já que seu animal é também seu companheiro, portanto, não tem problemas de dormir com você. Mas, se você o acostumar com esta pratica, depois vai ser algo difícil de mudar. Outro ponto que deve analisar é se você não possui alergia a pelos, porque seu lençol ficará repleto deles.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Deixar os pets na cama é uma questão de escolha, se você tem interesse em adotar essa prática deve tomar alguns cuidados básicos em relação à saúde, como:

  • Verificar se as vacinas estão em dia;
  • Dar banho no animal semanalmente;
  • Trocar roupa de cama semanalmente, ou diariamente a depender do caso;
  • Quando sair para passear, lembre-se de limpar as patinhas do seu bichinho.

Esses são os principais cuidados que deve ser adotado ao decidir criar o hábito do seu pet dormir com você na cama.
Outro cuidado que deve ser tomado é que, ao dormir com você, o animal pode se sentir dono da cama ou, até mesmo, dono da casa, o que significa que você pode perder sua autoridade sobre ele. Portanto, é de extrema importância você demonstrar sua liderança em algumas situações do dia a dia, mostre para seu pet que você é quem está no comando.
Por mais que muitos deixem o pet na cama ainda filhotes, não é a prática mais recomendada. Os filhotes ainda são muito desajeitados e, com isso, não sabem ao certo onde pisam ou fazem xixi várias vezes durante a noite. Por conta disso, a fase ideal para deixar os animaizinhos dormirem na cama com você é na adulta, onde os animais são mais tranquilos e tem um controle maior sobre o corpo e sabem qual lugar ocupam na casa.

COMO TER UMA BOA NOITE DE SONO

Com os pets na cama a qualidade do sono pode ser afetada, então, para que você e seu animal tenham um sono de qualidade, aqui vão algumas dicas:

  • Espaço: o ideal é que seja uma cama com muito espaço e que caibam os dois de forma confortável, o que pode ser mais complicado quando dorme um casal na cama.
  • Cobertor: é bom ter um cobertor separado para você e para seu pet, para evitar que o animal se mexa e descubra o dono durante a noite;
  • Cama: atualmente já é produzida uma caminha acoplada ao colchão especial para o pet, pode ser muito eficaz também.

BENEFÍCIOS DO SONO

Dormir com seu pet na cama pode ser algo prazeroso para o animalzinho e para o dono, mas é muito importante cuidar da qualidade do seu sono para que não gere problemas para sua saúde. Portanto, confira alguns benefícios do sono para que, além de cuidar do seu bichinho, possa cuidar também do seu sono durante a noite.

ESTIMULA O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

Este benefício atinge todas as idades, o hormônio do crescimento, GH, é muito importante na fase da criança e também para os adultos. Quando criança o hormônio age de forma a tornar o crescimento da criança saudável e sem nenhum dano. Já quando adulto, esse hormônio participa do ciclo em que cuida da saúde da pele, evitando o envelhecimento precoce.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando você permite o corpo descansar da maneira correta, as células e proteínas do sistema imunológico trabalham de forma melhor, garantindo uma imunidade maior para gripes e resfriados. O sono de qualidade ajuda ainda na eficácia de vacinas e medicamentos, pois, quando dormimos o corpo tem mais tempo para trabalhar e faz com que a produção de anticorpos seja mais satisfatória. Assim como outros hormônios, o sistema imunológico se repõe durante a noite e, por isso, dormir melhor ajuda a alcançar uma reposição imunológica satisfatória.

MELHORA O APRENDIZADO

Dormir bem te ajuda a aprender mais, pois a comunicação entre os neurônios são pausadas durante o sono, assim o cérebro descansa e fica preparado para receber informações ao acordar. Além disso, quando se dorme bem, você consegue prestar mais atenção e focar mais nas tarefas do dia a dia, assim, você consegue ser mais produtivo e aprender as coisas com mais facilidade. A qualidade do sono aumenta e os benefícios durante o dia são ainda mais aproveitados. Quando se dorme bem, a mente fica descansada para o dia seguinte, por isso, a concentração e o raciocínio lógico são praticados de melhor forma, beneficiando o aprendizado em tarefas diárias.

AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Quem tem uma boa noite de sono consegue produzir os hormônios de melhor maneira, um desses hormônios é a grelina, o hormônio responsável pela digestão e por provocar a fome. Quando se tem um nível equilibrado de grelina, sente-se fome em momentos corretos, conseguindo se alimentar na proporção certa. Outro hormônio que ajuda no controle de peso é a leptina, esse hormônio traz sensação de saciedade, quando produzido da maneira correta, a saciedade ocorre de forma melhor, ajudando no controle de peso e na alimentação balanceada.
E não são apenas esses os benefícios do sono, existem diversas consequências boas para quem dorme bem, como, por exemplo:

  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade e a irritabilidade;
  • Reduz dores de cabeça e enxaqueca;
  • Renova as células do corpo;
  • Estimula a memória;
  • Relaxa as tensões musculares;
  • E muitos outros.  

Agora que você conhece os benefícios do sono e como dormir com seu pet na cama sem gerar prejuízos a você, nem ao seu bichinho de estimação, ficou mais fácil garantir uma boa noite de sono. Pratique as dicas de como dormir com seu animalzinho e se notar que isso está prejudicando a qualidade do seu sono, tente acostumar seu pet a dormir em outro local fora da cama.