Qualidade do Sono

Atualmente, o número de pessoas que tem uma boa noite de sono é menor do que se imagina. Estudos comprovam que mais de 60% da população tem algum tipo de dificuldade para dormir bem. Mas, afinal, o que de fato interfere na qualidade do sono? São diversos fatores que podem levar a pessoa a dormir mal, entretanto, muita gente não dá a atenção que precisa para os detalhes que acontece durante o dia que acarreta em prejuízo ao sono.

Neste artigo você vai descobrir o que pode influenciar na qualidade do sono e fazer com que tenha uma noite mal dormida. Assim você pode melhorar seu sono e atingir os benefícios de um sono bem aproveitado.

6 Motivos que interferem na qualidade do sono

Qualidade do sono

Assim como qualquer alteração irregular no nosso organismo, quando não dorme bem, o corpo rapidamente dá sinais de que algo não está certo no seu organismo. Uma pessoa adulta deve ter cerca de 7 a 9 horas de sono por dia, para se sentir disposta e sem a sensação de cansaço logo após acordar, mas nem todo mundo consegue completar as horas de sono necessárias para deixar seu corpo disposto para o dia a dia.

Confira algum dos motivos que podem causar prejuízo à qualidade do sono:

#1 Ansiedade

Normalmente, no momento em que você deita para dormir, um turbilhão de pensamentos vem à mente. Às vezes são reflexões preocupantes que provocam um sentimento de ansiedade e impede que você tenha uma boa noite de sono.  

A melhor forma de lidar com a ansiedade gerada por problemas do dia a dia é tentar solucionar os problemas que vem causando esse sentimento. Um dos fatores que mais influenciam na ansiedade é a forma como lida com os problemas, pensar neles o tempo todo faz com que ele se torne muito maior e você, consequentemente, sofra mais.

Quando você pensa nos problemas antes de dormir, sua mente não relaxa e, assim, você não consegue ter uma noite tranquila de sono.

#2 Estresse

Todos estão sujeitos a passar por alguns momentos de estresse durante o dia, mas quando esse estresse é tido de forma frequente e muito grande, pode ser um ponto a se preocupar. O estresse é um dos principais motivos que faz você não conseguir dormir como deveria. Ele não só te faz demorar a dormir, como também prejudicada a qualidade do sono que você conseguir ter.

Além disso, o estresse também pode levar ao desenvolvimento da insônia, pois ele faz com que seu cérebro trabalho em alta velocidade e, com isso, você não consegue atingir a fase de sono profundo. Enquanto dorme, o seu sistema nervoso tende a desacelerar para contribuir com uma boa noite de sono, porém, o estresse não permite que o cérebro desacelere, o mantendo hiperativo enquanto dorme.

Nesse momento, você deve atentar para que isso não se torne um ciclo vicioso, pois você está estressado e, por isso, não consegue dormir. Consequentemente, a falta de uma boa noite de sono aumenta o estresse e, assim, sucessivamente. Para se livrar do estresse é importante aproveitar bem o seu tempo livre para fazer uma atividade relaxante ou divertida que deixe seu corpo e, consequentemente o sono, tranquilo.

#3 Alimentação

A qualidade do sono pode ser afetada a depender do que você come antes de dormir, ou até mesmo durante o dia. Alimentos que contém triptofano auxiliam na indução do sono, pois é uma substância que atinge a produção de serotonina, o hormônio que funciona como sedativo do cérebro.

Alguns desses alimentos são:

  • Leite;
  • Amendoim;
  • Banana;
  • Nozes;
  • Castanha de caju;
  • Grão de bico.

Assim como os alimentos ricos em magnésio e vitamina B6 são outros exemplos de comida que contribuem para que você durma melhor, como o frango, banana, sementes de gergelim e outros, portanto é ideal que o consumo destes alimentos seja feitos principalmente no jantar.

Portanto, é ideal que você diminua o consumo de alimentos como carnes vermelhas, chocolates, comidas com muita gordura e qualquer outro que faz com que seu organismo gaste muita energia para fazer a digestão. Deve evitar esses alimentos principalmente a noite, pois podem provocar azia e mal estar e, com isso, prejudicar sua noite de sono e, consequentemente, sua saúde e bem estar.

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#4 Roupa de cama

Nem todos pensam que a roupa de cama pode influenciar na qualidade do sono, mas, na realidade, ela pode interferir bastante. Na hora de comprar a roupa de cama é bem mais provável você escolher conforme a aparência e a qualidade que mais te agrada, certo? Mas fique atento.

A temperatura pode estar quente ou fria e, por conta disso, é necessário ter uma roupa de cama adequada para cada temperatura. Em dias de temperatura mais elevada, é ideal dar preferência aos lençóis mais finos, principalmente se não tiver ar condicionado no quarto para dar uma refrescada no ambiente. Já nos dias mais frios, procure usar lençóis mais grossos e que seja 100% de fibras de algodão, esse tipo de lençol é mais caro, porém são garantia certa de qualidade do sono.

Por isso, quando for comprar roupa de cama lembre-se de analisar não só a aparência, mas, também, a qualidade do produto e se ele é capaz de dar uma boa noite de sono.

#5 Colchão e travesseiro

Um ponto imprescindível para dormir bem é a qualidade do colchão e do travesseiro, portanto, é ideal saber escolher o colchão e o travesseiro adequado pra cuidar da sua saúde, do bem estar e que garanta uma noite de sono de qualidade.

Uma grande dica para acertar na compra do colchão é que o produto, quando você deitar, deve afundar um pouco com o peso do seu corpo, principalmente na região dos ombros e quadris, permitindo que você deite de lado e, ao mesmo tempo, mantenha a coluna reta e confortável.

Claro que você deve escolher um produto ideal para você, mas, normalmente, o colchão mais duro pode prejudicar sua coluna vertebral e gerar mais desconfortos para dormir. Na hora de comprar um colchão novo procure saber melhor sobre os tipos de colchões já existentes no mercado, os mais conhecidos são os de mola e os de espuma, mas existe uma grande variação no mercado.

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Já na hora de escolher o travesseiro, lembre-se que ele não pode ser nem muito mole nem muito duro, portanto deve procurar por uma densidade intermediária. Do contrário, o produto pode não oferecer o suporte que seu pescoço precisa e causar muitos incômodos na hora de dormir.

#6 Uso de aparelhos eletrônicos

Utilizar aparelhos eletrônicos como, por exemplo, celular, tablet, notebook, ver TV, enquanto está deitado para dormir causa uma grande interferência no sono.

A luz transmitida por esses aparelhos funcionam como estimulo para o cérebro causando dificuldades para a chegada do sono. Ideal é que largue os aparelhos cerca de 1 hora antes de ir deitar, para que tenha efeitos mais eficazes ao sono.

Malefícios do sono de má qualidade

Qualidade do sono

Uma noite mal dormida pode trazer vários prejuízos, de curto e longo prazo, como por exemplo:

  • Alteração de humor;
  • Falta de atenção;
  • Prejudica a memória;
  • Obesidade;
  • Diabete;
  • Baixa imunidade e outros.

Como ter uma boa noite de sono

Ter um sono de qualidade é ideal para a saúde física e mental, mas, atualmente, garantir um sono produtivo e que alcance todos os benefícios de um bom sono é algo bem complicado, a seguir tem algumas dicas que podem te ajudar a ter um sono melhor:

  • Criar um horário fixo para dormir e acordar;
  • Evitar ficar na cama por muito tempo, ir deitar apenas quando estiver com sono;
  • Não consumir álcool, nicotina ou café cerca de 2 horas antes de deitar;
  • Utilizar a cama apenas para dormir, evitar comer, ler, estudar, assistir TV na cama;
  • Não praticar exercícios antes de dormir;
  • Procurar utilizar colchões, travesseiros e cobertas de melhor qualidade;
  • Se dormir durante o dia, tente não dormir mais que 45 minutos de sono;
  • Fazer com que o quarto seja um ambiente agradável para dormir, evite luzes fortes, não deixe o quarto abafado, bagunçado ou qualquer fator que possa deixar o quarto desagradável ao sono;
  • Criar uma rotina do sono, como por exemplo, tomar um banho relaxante, escovar os dentes, meditar, vestir uma roupa confortável, hábitos que deixem o corpo relaxado para dormir melhor;
  • Não usar eletrônicos antes de dormir, celular, computador, TV e demais aparelhos, transmite uma luz muito forte e pode prejudicar no sono;
  • Tente não pensar nos problemas, planejar ou repassar as coisas enquanto deitado, esses pensamentos podem te deixar agitado e prejudicar a qualidade do sono.

 


 

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