Revirar de um lado para o outro na cama é um sentimento conhecido por muitas pessoas. A ansiedade e insônia, infelizmente, fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros. Um dos grandes problemas causado pela ansiedade e insônia é a agitação. Quem dorme pouco fica mais “elétrico” e isso ocasiona diversos pontos negativos para a sua saúde.

Afinal, o que é ansiedade e insônia?

Ansiedade é uma emoção normal existente no ser humano. É um sentimento comum quando se depara com um problema no trabalho, vida pessoal ou decisões difíceis. Porém, quando existe um excesso desse sentimento, torna-se uma doença, um distúrbio de ansiedade.

Os principais sintomas da ansiedade são:

  • Preocupação;
  • Medos extremos em situações simples do dia a dia;
  • Sintomas físicos.

A insônia é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono. Essa incapacidade pode se manifestar no começo, no meio ou no final do sono. A qualidade de vida da pessoa, em geral, tende a ficar comprometida pela insônia. Por sorte, este distúrbio pode ser tratado. Procure um médico e discorra melhor sobre suas noites de sono.

A ansiedade e insônia deixam mais agitado

Por mais que a pessoa esteja cansada, a ansiedade e insônia causam dificuldades de descansar o corpo e a mente. O sintoma mais conhecido é de se revirar pela cama e não conseguir desligar dos problemas. Isso acontece porque o coração acelera, batendo mais, como uma palpitação. Logo, a agitação vem e dificulta o descanso. Geralmente, a pessoa passa a suar mais, mesmo que não esteja fazendo nenhuma atividade física. Com isso, vem a irritação e impaciência em situações do cotidiano, contribuindo, mais uma vez, para a agitação no corpo.

Ansiedade e insônia

O que fazer para minimizar os sintomas causados pela ansiedade e insônia?

Rotina mais regulares

Todos nós temos um relógio biológico interno. Esse relógio é responsável por sincronizar nossas milhares de células em nosso corpo em um ciclo de 14 horas, o chamado ritmo circadiano. Ter uma rotina regrada com horas adequadas de sono, horário determinado para começar e terminar de trabalhar, comer bem nos momentos certos e outros hábitos que compõem uma rotina regular, ajudam na qualidade de sono.

Alimentação balanceada

Alimente-se bem! O que você come durante o dia ou antes de deitar está extremamente ligado à qualidade do seu sono, inclusive pode provocar insônia. Evite comidas com excesso de gordura e açúcar, isso é bom para a sua saúde e qualidade do sono, pois são itens que estimulam o organismo.

Evitar bebidas alcoólicas

Durante a noite, nós temos diversos ciclos no sono. Nesses ciclos, o nosso cérebro faz todo o processo das informações que absorvemos no dia. Quando ingerimos muita bebida alcoólica, esses ciclos são cortados mais que pela metade. Por isso, acorda-se com a sensação de não ter descansado nada.

Evitar bebidas estimulantes

O consumo de cafeína e nicotina são estimulantes. Isso significa que consumir bebidas como café, chá mate, chá preto e chá verde causam agitação. Além disso, o cigarro pode tornar o adormecer mais difícil.

Relaxe

O estresse é inimigo do seu sono! Antes de ir para cama, esqueça os problemas. Tome um banho morno antes de dormir, porque isso ajuda a relaxar a musculatura do seu corpo. Opte por beber chás que acalmem, como camomila, capim-cidreira e folhas de maracujá. Outra bebida que contribui para uma boa noite de sono é o leite, pois facilita a liberação de peptídeos intestinais que auxiliam no sono.

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