A insônia tem se mostrado um problema crescente para todos nos tempos atuais. A correria e preocupação que muitos sentem diariamente é um dos agravantes deste mal, pois ela acontece principalmente em pessoas que moram em cidades grandes.

Antes de falar como tratar a insônia crônica, é importante explicar melhor o que ela é, para uma definição fácil, é possível descrevê-la como a dificuldade de conseguir dormir ou até a falta total de sono.

Pessoas que dormem bem têm vidas e rotinas melhores. A insônia pode, como distúrbio do sono, trazer muitas dificuldades durante o dia. Ela pode ser gerada por uso de remédios, doenças e dores crônicas. A causa da insônia é bem variada.

Pegar no sono é um dos grandes desafios para quem convive com esta dificuldade, por isso separamos algumas dicas que podem ajudar com a insônia crônica.

Exercícios físicos

Tratando-se de saúde, os exercícios físicos podem soar como um clichê por sempre aparecerem, porém nunca é demais relembrar a importância de praticá-los e não os deixaríamos fora da lista de como tratar insônia crônica.

Além disso, cuidar da saúde e praticar esportes e exercícios físicos ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo funcione da forma correta e o sono também se regule. Além de cansar e fazer com que a pessoa queira ir para a cama mais cedo.

Exercício físico para tratar insônia crônica

Meditar

A meditação não é muito mencionada quando falam sobre como tratar a insônia crônica, porém ela pode ser muito eficaz se feita do jeito certo e com disciplina. A pessoa pode trabalhar a sequência de posições e respirações corretas que ajudam e muito a dormir.

Uma pequena lista de meditações boas para se ter sono.

A terceira é uma das mais comuns e recomendadas para este caso, ela se trata de uma meditação guiada por um áudio ou som feito para ajudar a relaxar e atingir o sono, já existem aplicativos que fazem este serviço de forma muito efetiva.

Meditação para tratar insônia crônica

Leitura

Ler é uma boa ideia antes de dormir, normalmente nossa mente se cansa depois de um certo tempo e o sono começa a aparecer, vale investir em um livro bem longo, para que você sempre tenha algo para ler e a história demore acabar.

Mas para ser uma dica válida nesta lista de como tratar insônia crônica, a leitura precisa ser feita de forma física, e não digital. A luz do celular pode até piorar a insônia, pois ela pode manter a pessoa acordada por mais tempo.

Leitura para tratar insônia crônica

Chás

A maioria das pessoas deve conhecer esta dica de como tratar a insônia crônica. Os chás quentes podem acalmar, relaxar e trazer um conforto muito grande. É bom tomá-los pouco antes de deitar e escolher sabores específicos que ajudem a sentir mais sono, como: 

Camomila

A camomila é digestiva, atua como relaxante muscular e é anti-inflamatória.

Valeriana

Ela tem efeito sedativo e regula as células do sistema nervoso, controlando a ansiedade.

Melissa

É bem conhecida por trazer alívio e combater a ansiedade e nervosismo.

Chá como dica para tratar insônia crônica

Dormir em um colchão de qualidade auxilia tratar insônia crônica

De nada adianta seguir todas essas dicas e continuar usando um colchão desconfortável ou de má qualidade. Uma das melhores dicas sobre como tratar a insônia crônica é tomar bastante cuidado em onde se está dormindo, para ter uma boa noite de sono.

Um colchão de má qualidade pode gerar dores no corpo e desconfortos em geral, fazendo com que a hora de dormir seja um sacrifício para alguns que, com o tempo, podem chegar a adquirir insônia. Este problema atrapalha muito o desempenho durante o dia, porque é necessário cumprir as horas de sono ideais e garantir que o sono seja  uma prioridade.

Por isso, a Sono Quality desenvolveu colchões com até 8 terapias que foram feitas pensando no seu bem-estar, conforto e saúde, além de serem personalizados conforme sua necessidade. Conheça mais acessando o nosso site.