Dormir é bom e faz muito bem para saúde. É nesse período que o corpo tem para se recuperar do cansaço, restabelecer as células lesionadas, estimular o sistema imunológico e muito mais. Deitar e relaxar depois de um longo dia de trabalho e estudo é uma das melhores sensações, não é mesmo? Porém, existem muitos mitos, verdades e curiosidades do sono. O Dr. André da Rocha listou alguns itens para você ficar por dentro das curiosidades do sono.

Vamos lá? 

Curiosidades do Sono

 

Diferentes odores enquanto dormimos

A nossa habilidade de reagir na presença de diferentes odores muda quando dormimos. Isso foi comprovado em um estudo feito pela Universidade Brown. Segundo os cientistas, quando os voluntários se encontravam em um estado de sono profundo, não demonstraram nenhum tipo de reação, mesmo em contato com odores muito fortes. Por isso, infelizmente, é comum casos de incêndios onde a pessoa não percebe o cheiro de fumaça.

Bebida alcoólica ajuda?

Engana-se quem pensa que o uso da bebida alcoólica pode fazer com que a noite de sono seja melhor. Muito pelo contrário! Embora a bebida realmente faça a pessoa dormir mais rápido, ingerir álcool reduz a fase REM do sono, provocando mais pesadelos e interrupções no período de descanso.

8 horas que nada!

O nosso sono tem cinco fases em ciclos de 90 minutos. A ideia de dividir o dia em períodos (manhã, tarde e noite) e ter oito horas de sono é algo criado na Revolução Industrial. A quantidade de horas varia muito de pessoa para pessoa, tem quem precise de seis, outros nove. Outra variável das horas de sono é a idade, dependendo dela a quantidade pode aumentar ou diminuir.

Sono acumulado

Dormir mais ao final de semana não é suficiente para reparar todos os danos causados à saúde pelas horas não dormidas durante a semana. Dormir mais aos finais de semana pode diminuir a sensação de sonolência e o estresse, mas não evita os problemas causados pela falta de sono, por exemplo, a dificuldade de concentração.

Mexer no celular antes de dormir

Não fique mexendo nas suas redes sociais no celular antes de dormir que é cilada! Pessoas que usam o celular à noite são mais propensas a ter insônia, dormir menos horas e/ou sentir mais cansaço ao longo do dia. Essa é uma curiosidade do sono importante! Atualmente, é muito comum ficar com o celular na mão na hora de dormir.

Curiosidade do sono

Dormir é muito mais que descansar

A falta de sono reduz a liberação do hormônio do crescimento que, nos adultos, diminui os processos de regeneração celular. A consequência disto é a flacidez, envelhecimento precoce, cabelo debilitado e um sistema imunológico enfraquecido.

Tenha rotina

Muitas pessoas dormem diversas horas por dia, mas acordam cansadas. Ter rotina é algo de extrema importância para a qualidade do sono, por exemplo: ter uma quantidade de horas de sono estabelecida, evitar álcool e cafeína, fazer exercício físico etc. Um estudo publicado em 2010, pela Universidade de Haifa, mostra que para dormir melhor é bom manter uma rotina. 

Ganho de peso

Além de causar diversas doenças, a falta de sono pode levar ao ganho de peso, e em alguns casos até à obesidade. Isso acontece porque a privação de sono aumenta os níveis de grelina (hormônio da fome) e reduz os níveis de leptina (ligado à saciedade). Um estudo da Universidade de Chicago, publicado no “American Journal of Human Biology”, relacionou a falta de sono à obesidade, tendo maior efeito entre crianças e adolescentes.

Sobre bocejar

Quando nós estamos cansados ou entediados, o metabolismo fica mais lento. Com isso, o nível de gás carbônico tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo se equilibra. Isso acontece porque a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea aumenta.

Curiosidades do Sono Bocejar

Sonho ou realidade?

Às vezes, quando estamos dormindo e escutamos algum barulho, esse barulho passa a fazer parte do sonho. Inserir um ruído externo dentro de um sonho é um mecanismo utilizado pelo inconsciente para evitar que a pessoa acorde. Mas, essa ação só acontece quando o som está em um determinado volume: não pode ser tão alto o bastante para acordar, nem tão baixo para passar despercebido.

O poema que nunca foi concluído

Depois de 5 minutos acordado, você esquece mais da metade dos seus sonhos, sabia? O famoso poeta, Samuel Taylor Coleridge, acordou após um sonho fantástico, pegou uma caneta e papel e começou a escrever a “Visão de um sonho”. Este é um dos poemas ingleses mais famosos. Parte do poema tinha sido escrito (54 linhas), quando Coleridge foi interrompido por uma pessoa. Depois, tentou voltar a escrever, mas não conseguia lembrar o restante do sonho. O poema nunca foi concluído.

Muito jovem

O sono é uma das áreas mais jovens da ciência. Até a metade do século XX, os cientistas acreditavam que o cérebro se desligava totalmente durante a noite, com o único objetivo de descansar. Hoje, sabemos que não é bem assim. Nós dormimos por três motivos: para economizar energia, fazer a manutenção do corpo e consolidar a memória.

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