É preciso ter muitos cuidados durante a gestação. O excesso e a falta de sono fazem parte deste período, sendo algo extremamente normal. Por isso, o especialista André Fernando da Rocha, fisioterapeuta, com mestrado em engenharia e membro da Associação Brasileira do Sono, separou algumas informações de como lidar com problemas de sono na gravidez, pois há muitas precauções que a mulher deve levar em conta durante a gestação.

No início, o sono é algo excessivo, ataca durante o dia e, para algumas pessoas, atrapalhando até mesmo o rendimento das atividades do dia a dia. Do meio ao final da gestação, o sono passa a ser um problema no período da noite, pois simplesmente desaparece. Isso acontece devida às oscilações hormonais do período.

Prevenir problemas de sono na gravidezProblema de Sono na Gravidez

Oscilações hormonais

O BHCG e os outros hormônios da gravidez deixam a mulher com muito sono nos primeiro meses, pois o corpo ainda está sofrendo modificações físicas para o bebê. Nos três primeiros meses, acontece a implantação da placenta no útero e de maior volume de hormônio no corpo. Por isso, como não há dificuldades para dormir, durma e aproveite o momento!

Passado os três primeiros meses, o sono fica mais controlado. O excesso de vontade de dormir desaparece devido à estabilidade da produção de hormônio. Na vigésima semana, mais ou menos, dependendo do tamanho da barriga, é possível continuar dormindo na posição preferida, porém com a barriga mais saliente, a melhor posição mais confortável é a de lado, de preferência dormir do lado esquerdo por melhorar a respiração.

Influência das luzes na qualidade do sono

A luz tem muita influência na qualidade no seu descanso e pode ser um dos problemas de sono na gravidez. A luz está ligada diretamente aos níveis de melatonina, que é a substância responsável pela sonolência. As luzes vinda de eletrônicos, principalmente em tons de azuis, confundem muito o organismo se é dia ou noite. Por isso, é muito importante vedar a luz de fora com cortinas e black-outs nas janelas. As luzes fazem com que seu organismo continue ativo e em estado de alerta, prejudicando o sono.

Cochilos

Como já citado, é muito comum durante o início da gestão sentir sono durante o dia. O cochilo é recomendado em até 20 minutos, pois o excesso pode prejudicar o sono durante a noite. Evite dormir no fim de tarde ou no começo da noite, exatamente pelo mesmo motivo.

Leia também:

10 regras básicas para uma boa noite de sono.

Problemas de sono na gravidez

Alimentação

Beba bastante água ao longo do dia. Porém, vá diminuindo essa quantidade ao final do dia para evitar as idas ao banheiro durante a noite. Opte por uma alimentação leve para dormir bem, principalmente à noite, para manter o coração batendo em ritmo normal e diminuir as chances de um mal-estar, por exemplo.

O legítimo colchão da saúde para evitar problemas de sono na gravidez

Algo muito importante para evitar problemas de sono na gravidez é um colchão de qualidade. Por isso, na Sono Quality, você encontra o legítimo colchão da saúde. São 8 tipos de terapias e até 20 massagens relaxantes para você dar adeus à insônia e cuidar da sua saúde enquanto dorme. 

  • Densidade Progressiva 
  • Vibroterapia Preventiva 
  • Terapia Magnética
  • Infravermelho Longo 
  • Perfilado Terapêutico
  • Cromoterapia 
  • Energia Quântica 
  • Tecido Qualitygard 

Gostou da nossa postagem? Leia também: