Fisioterapia ajuda a emagrecer

O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata problemas resultantes de acidentes, falhas na postura e até má formação genética. A partir do diagnóstico funcional deste profissional, ele aplica e gerencia um tratamento por meio de meios físicos. Ou seja, exercícios, aparelhos de eletro, termo e fototerapia, exercícios em piscina etc. Tudo isso para recuperar movimentos ou disfunções em áreas específicas. Os pacientes de um fisioterapeuta podem ser gestantes, atletas, pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou têm dores crônicas, pessoas com deficiência, idosos e crianças. Além de tudo isso, essas atividades são tão completas, que a fisioterapia ajuda a emagrecer também.

Problemas causados pelo excesso de peso

Sabe-se que a obesidade está relacionada a diversos tipos de câncer, problemas ortopédicos (desgastes precoces de articulações, a chamada artrite), varizes de membros inferiores e, em especial, o desenvolvimento de diabetes no adulto (tipo 2) e pressão arterial.

Como a fisioterapia ajuda a emagrecer

A fisioterapia introduz o paciente à realização de atividades aeróbias simples, como esteira ou bicicleta ergométrica, visando melhorar a capacidade pulmonar e cardiovascular. Outra forma de iniciar uma vida mais saudável sem exigir muito do seu corpo é com o Pilates, pois a perda de peso ocorre naturalmente. A fisioterapia auxilia tanto na orientação do paciente para começar novos hábitos mais saudáveis, quanto na realização de exercícios para que a prática não cause lesões ou dores incômodas.

Leia também:

Três dicas infalíveis para ter uma boa saúde.

Como a fisioterapia pode ajudar a emagrecer

Atividades realizadas em uma sessão de fisioterapia

Uma sessão de fisioterapia pode conter diversas modalidades e técnicas de tratamento.

Alguns exemplos são: 

  • Cinesioterapia (movimentos e exercícios terapêuticos específicos);
  • Técnicas manuais manipulativas (quiropraxia, osteopatia etc);
  • Técnicas com equipamentos de correntes elétricas moduladas;
  • Técnicas com equipamentos de termoterapia;
  • Laserterapia;
  • Ultrassom;
  • E muito mais!

Carga horária indicada

As sessões de tratamento duram, em média, 1 hora. Mas, isso pode variar conforme a abordagem terapêutica e da necessidade do paciente. A frequência pode variar muito, desde uma vez na semana em tratamentos posturais com métodos específicos, até três sessões diárias em atletas de alto nível.

Fisioterapia para emagrecimento e qualidade do sono

A fisioterapia ajuda a emagrecer, conforme já informado neste material. Sabe-se que o emagrecimento auxilia na melhora da qualidade do sono. Além disso, o fisioterapeuta pode agir diretamente nas questões do sono através de intervenções na utilização de CPAPs (equipamentos para tratar a apnéia do sono) e, através de conhecimento específico e especializado no desenvolvimento de colchões tecnológicos para trabalhar a ergonomia do sono.

Os melhores colchões tecnológicos do país

A Sono Quality desenvolveu os melhores colchões tecnológicos do país para que suas noites de sono sejam tranquilas e relaxantes para você acordar no dia seguinte descansado. São até 8 terapias diferentes para prevenir e tratar diversos problemas de saúde. Reduz dores e cansaços, combate a insônia e previne doenças. Tudo isso com um colchão tecnológico Sono Quality.