A fisioterapia é indispensável para a manutenção e recuperação da saúde. A prática é indicada para diferentes idades. Por isso, neste material, vamos falar da importância da fisioterapia na saúde do idoso. A fisioterapia promove o bem-estar físico e mental na manutenção da saúde e acelera os processos de recuperação, evitando sequelas. A abordagem fisioterapêutica é uma das formas de manter o ser humano em plenas condições físicas de saúde.

Quando um idoso deve iniciar a fisioterapia?

Um idoso pode começar a fisioterapia em qualquer momento de forma preventiva. Em caso de lesão, o quanto antes possível, assim, o processo de recuperação será mais eficiente e rápido.

Os benefícios da fisioterapia na saúde do idoso

A fisioterapia pode beneficiar os idosos, mantendo sua condição cardiorrespiratória, a amplitude de movimento das articulações, força muscular e melhora da postura. A frequência adequada de fisioterapia para um idoso é variável, podendo ser de 1 a 3 vezes na semana.

Leia também:

Saiba como a fisioterapia pode ajudar a emagrecer.

Um bom colchão para complementar a saúde do idoso

A manutenção do alinhamento vertebral durante o sono evita o surgimento de dores e/ou desconforto que, por sua vez, induzem a um maior número de movimentações na cama. Essas movimentações produzem fadiga muscular e a quebra do ciclo do sono. Como o sono é responsável pelo aumento da resistência do sistema imunológico, produção de hormônios que controlam a pressão sanguínea, consolidação da memória, entre outras funções, é muito importante evitar a quebra do ciclo do sono.
Fisioterapia na saúde do idoso

O melhor colchão tecnológico do Brasil

Dormir bem é fundamental para uma boa saúde física, mental e emocional. Com essa preocupação, a Sono Quality desenvolveu os melhores colchões tecnológicos do país. Esse cuidado é fundamental para todas as idades. São 8 terapias diferentes para prevenir e tratar diversos problemas de saúde.

Conheça as tecnologias exclusivas do legítimo Sono Quality

  • Densidade progressiva: melhora a postura da coluna enquanto a pessoa dorme, pois faz a distribuição do peso de forma natural. Previne dores musculares, na coluna, juntas e articulações.
  • Vibroterapia preventiva: além de proporcionar uma massagem relaxante, a vibroterapia alivia o estresse, fadiga e o cansaço do dia a dia. Atua diretamente na região cervical, lombar, coxas e panturrilhas.
  • Terapia magnética: ativa a circulação sanguínea, ajuda na prevenção de enxaquecas e vertigens.
  • Infravermelho longo: previne a osteoporose, artrite e dores ciáticas e lombares. Colabora na síntese de vitamina D e ajuda no tratamento de dores reumáticas.
  • Perfilado terapêutico: previne as cãibras, dormências e dores localizadas. Descontrai os nervos e relaxa os músculos. Desenvolvido em alto relevo vulcanizado.
  • Cromoterapia: auxilia nos tratamentos da insônia, estimula o Sistema Nervoso Central, além de combater o cansaço físico, mental e emocional.
  •  Energia quântica: contribui no combate de dores musculares crônicas. Acelera o metabolismo e auxilia no efeito anti-inflamatório do corpo.
  • Tecido QualityGard: atua na prevenção da bronquite, rinite, asma e doenças respiratórias. Altamente resistente, facilita a evaporação do suor.

 


Gostou da nossa postagem? Confira mais na categoria Saúde e Bem-Estar.