Exercícios de flexibilidade para idosos

A prática de exercício físico é algo fundamental para melhoria da qualidade de vida. A combinação de dieta balanceada e rotina de atividades físicas resultam em uma vida mais saudável e, além disso, previne doenças. Essa prática pode ser adotada em todas as idades para o bom funcionamento do organismo. Confira as vantagens: 

  • Reduz o risco de doenças cardíacas, infartos e AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a qualidade do sono
  • Reduz a gordura corporal e aumento da massa muscular; 
  • Promove o bem-estar e melhora a autoestima; 
  • Contribui para o peso ideal; 
  • Aumento da disposição e resistência física; 
  • Regula a pressão arterial e do nível de glicose no sangue; 
  • Diminui o estresse; 
  • Força, equilíbrio e flexibilidade;
  • Fortalece ossos e articulações. 

O que é flexibilidade?

Flexibilidade é a capacidade que os músculos e tendões possuem de se alongarem, esticarem e permitirem que articulação se mova de forma natural. A perda da flexibilidade causa limitações em movimentos básicos, podendo causar dores, lesões e até mesmo risco de quedas, causando graves consequências. 

Os melhores exercícios de flexibilidade para idosos

A prática de exercício físico para um idoso é de extrema importância. Como o idoso está em um processo de envelhecimento, a atividade física irá prolongar sua expectativa e qualidade de vida. Opte por atividades com baixo impacto, pois além da flexibilidade do corpo, melhoram a condição cardio respiratória. 

  • Caminhada;
  • Natação;
  • Andar de bicicleta;
  • Alongamentos; 
  • Hidroginástica;
  • Yoga;
  • Pilates. 

Exercícios de flexibilidade para idosos

Benefícios dos exercícios de flexibilidade

  • Melhora os movimentos das articulações; 
  • Ajuda na postura; 
  • Previne lesões e dores; 
  • Contribui para mobilidade das articulações. 

Como um fisioterapeuta pode contribuir 

O fisioterapeuta pode auxiliar o idoso avaliando as condições clínicas e físicas. Com isso, prescrevendo e/ou realizando as atividades mais indicadas para cada caso. 

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