Sabia que existem chás para insônia e depressão? Alguns deles possuem propriedades especiais que ajudam a dormir melhor e, por consequência, auxiliam no tratamento para aliviar e controlar os sintomas. Isso porque, quadros depressivos podem levar à insônia e quadros de insônia predispõem à depressão.

Dormir bem é importante não só para a sua saúde física, mas também mental. O sono em dia recupera as energias e também ajuda o cérebro a analisar e assimilar todas as informações do dia. Por isso, é tão importante não só dormir, como dormir bem.

Apesar de serem coisas diferentes, insônia e depressão podem estar conectadas. A insônia é um distúrbio do sono que faz com que a pessoa tenha dificuldade para pegar no sono ou dormir. Já a depressão é uma doença psiquiátrica grave, sendo alguns dos seus sintomas mais conhecidos a tristeza profunda e a baixa autoestima. 

Mas, como tomar chá pode me ajudar?

Os chás para insônia e depressão, geralmente, apresentam propriedades calmantes e relaxantes, que amenizam a ansiedade e aumentam a produção de melatonina, o hormônio que causa sono. Assim, ao ficar mais relaxado e calmo, é mais fácil conseguir dormir.

Dormir é essencial para quem tem depressão ou insônia, porque isso ajuda o cérebro a ter mais disposição para seguir as orientações do psicólogo ou psiquiatra, melhorando os resultados do tratamento.

Chás para ajudar na insônia e depressão

Quais os chás para insônia e depressão mais indicados?

Os chás para insônia e depressão são vários, mas os mais indicados sãos os feitos com melissa ou cidreira, camomila e alfazema.

Melissa ou cidreira

A erva-cidreira já é conhecida de muita gente e, como todo mundo sabe, possui um efeito calmante. Além disso, outro benefício que vai fazer você repensar esse chá é sua ação contra celulite, acne, cólicas, alergias, gripes, enxaquecas e também problemas no estômago e sistema gástrico.

Camomila

A camomila já tem seus status de calmante natural bem reconhecido. Ela ajuda a amenizar o estresse, dor de cabeça e insônia. E sabe quais outros benefícios ela possui? Diminuir dor muscular e inflamação, problemas digestivos, cólicas menstruais e também a combater a gripe.

Alfazema

Apesar de ser mais conhecida pela sua fragrância, a alfazema é um dos chás para insônia e depressão. Isso porque, ela possui cumarina e óleos essenciais que acalmam e relaxam, sendo excelente para quem tem tensão nervosa também.

E lembrando que refrigerantes à base de cola, guaraná e erva-mate, o chimarrão, não são recomendados para você tomar antes de dormir, porque eles são mais estimulantes e, ao invés de acalmar você, aumentam a sua agitação.

O colchão que pode fazer a diferença na sua vida

E para estimular você a dormir ainda melhor, é importante pensar no colchão. Por isso, a Sono Quality desenvolve colchões tecnológicos para ajudar você a ter noites de sono mais revigorantes e tranquilas.

É importante que você combine seus chás e o uso do nosso colchão da saúde com as recomendações de um médico, seja ele psicólogo ou psiquiatra. Assim, o seu tratamento para a depressão ou insônia pode ter resultados melhores.

Conheça todas as tecnologias de um colchão Sono Quality que vão ajudar você a ter uma rotina mais saudável.


Agora que você já conhece os melhores chás para ajudar na insônia e depressão. Confira as nossas outras publicações: