A atuação da fisioterapia na apneia do sono pode ser uma solução para quem sofre com esse problema. Por ser difícil de ser percebida pela própria pessoa, já que ela se manifesta enquanto dormimos, a apneia pode desenvolver outros problemas. Então, é importante tratá-la o quanto antes e o fisioterapeuta pode ser uma das opções para ajudar a melhorar.

O que é a apneia do sono?

A apneia do sono é uma obstrução parcial ou total das vias aéreas de uma pessoa e, geralmente, acontece durante o sono, onde a respiração para repetidas vezes. Como consequência, a pessoa tem microdespertares, ou seja, ela desperta por breves instantes e, com isso, não consegue atingir a fase REM do sono, onde nós sonhamos e regeneramos nossas energias. Confira as principais fases do sono.

Por isso, é comum que pessoas com apneia estejam sempre cansadas, já que elas não conseguem descansar completamente. Fora esse problema, a apneia também é perigosa porque pode ajudar a desencadear outras doenças cardiovasculares e diabetes.

Por que tratar a apneia do sono?

Porque ela pode ser a origem de outros problemas de saúde. Como o organismo não consegue repousar totalmente, isso tem consequências em todo o corpo. Os microdespertares acabam reduzindo o nível de oxigênio, o que aumenta a atividade do sistema nervoso e o ritmo dos batimentos cardíacos e,  com isso, os vasos sanguíneos se contraem.

Como consequência, quem tem apneia do sono, geralmente, apresenta:

  • Dores de cabeça logo pela manhã
  • Sono durante o dia
  • Cansaço
  • Indisposição
  • Dificuldade para se concentrar
  • Mudanças de humor
  • Impotência sexual
  • Hipertensão
  • Arritmia cardíaca
  • Diabetes
  • Colesterol alto
  • Memória prejudicada
  • Sistema imunológico deficiente

Por isso é tão importante tratar a apneia do sono, e você pode recorrer a diferentes especialidades, médicos e técnicos. Aliás, sabia que você pode até contar com a atuação da fisioterapia na apneia do sono?

Qual é a atuação da fisioterapia na apneia do sono?

Mas, qual a atuação da fisioterapia na apneia do sono?

Ela é fundamental para os casos moderados e mais graves, porque os fisioterapeutas atuam em parceria com as outras especialidades da medicina para um tratamento completo. Essencialmente, os fisioterapeutas ajudam na instalação, monitoramento e orientações no uso de aparelhos CPAP (Continous Positive Airway Pression). 

O CPAP é um suporte ventilatório e mecânico que ajuda a manter a integridade das via aéreas, impedindo que o ar seja cortado para que a respiração fique normal durante todo o sono. Por isso, contar com a ajuda da fisioterapia para tratar a apneia é tão importante. O tratamento não atrapalha a vida do paciente e não exige grandes mudanças no cotidiano.

E como eu posso me prevenir da apneia do sono?

Manter o seu peso dentro do recomendado e também fazer exercícios físicos regularmente. Além disso, é preciso também se alimentar de modo equilibrado.

Fora isso, você também pode pedir para alguém ficar de olho enquanto você dorme para observar se você ronca, engasga ou mesmo para de respirar durante o sono. Se isso acontecer, não esqueça de procurar a ajuda de um especialista.

Para completar, tenha um colchão que mantenha a sua coluna vertebral alinhada, especialmente a área do pescoço e coluna cervical. Para isso, você pode contar com o colchão Sono Quality que, com 8 tecnologias e até 20 tipos de massagens diferentes, adequa-se ao formato do seu corpo e ajuda você a manter a coluna reta e na posição ideal.

Conheça o colchão da saúde e como ele pode ajudar você no tratamento da sua apneia do sono.

 


Gostou da nossa postagem? Confira também as nossas outras publicações: