Entenda porque dormir de bruços não é recomendado, quais consequências podem ser causadas, e qual a melhor posição para dormir!

Qual a importância de dormir em uma posição adequada?

São várias as consequências de dormir em uma posição inadequada. 

Alguns exemplos são: problemas na circulação, favorecimento do ronco e do refluxo ‒ como é o caso ao dormir de barriga para cima ‒, e até mesmo, aparecimento das rugas!

Já é cientificamente comprovado que a melhor posição para dormir é de lado, preferencialmente dormir do lado esquerdo, pois desta forma, a curvatura natural da coluna fica apoiada sobre o colchão. Os ortopedistas recomendam usar um travesseiro sob a cabeça e outro, mais fino, entre as pernas.

Mas, não são todos que conseguem se adaptar a essa posição, e ainda preferem dormir de bruços. 

Então, continue lendo e entenda porque essa posição não é a mais recomendada e quais as consequências decorrentes de dormir de bruços!

Problemas em dormir de bruços

Mulher dormindo de bruços

Tensiona o pescoço

A necessidade de manter a cabeça virada para respirar deixa o pescoço completamente rotacionado, o que causa desgaste e tensão nos nervos e nos músculos. 

Isso ao longo do tempo, causa dores de cabeça, dormência, torcicolo, formigamento, e eventualmente, até mesmo a redução da amplitude dos movimentos do pescoço. Fato que acontece devido à pressão sobre os músculos e as juntas. 

Nivela a coluna

Dormir de bruços nivela a coluna, o que pode gerar dor nas costas, e em outras áreas, e lesões. Isso acontece porque é nessa região onde se encontra maior parte do peso. 

O estresse causado na coluna vertebral aumenta o estresse sobre todo o corpo, pois ela é o caminho para os nervos, o que pode causar dores em qualquer lugar.

Além disso, também pode-se desenvolver tendinite e bursite, e até problemas nos dentes.

Favorece surgimento de rugas

Devido ao contato contínuo com o travesseiro ou o colchão, o surgimento das rugas no rosto pode ser favorecido, a dica aqui é colocar um travesseiro em frente ao busto, o que estimula o corpo a ficar de lado.

Leia também:

Existem benefícios em dormir de bruços?

Ainda assim, em alguns casos muito específicos, podem existir benefícios em dormir nessa posição.

Veja abaixo:

Reduz os roncos

Quando se dorme de bruços, as vias aéreas superiores ficam livres. Assim, dormir de barriga para baixo é vantajoso para quem ronca muito. Não é uma prática recomendada para se fazer com frequência, e se puder evitar dormir desta forma, é melhor. 

Alivia o quadril

Quando se deita de bruços, o peso sobre o quadril deixa de existir. É por conta disso que em casos de pessoas cuja região é fragilizada, a posição é recomendada. Mas, mesmo assim, os especialistas aconselham a posicionar um travesseiro macio e fino abaixo dos quadris, para melhor acomodar a coluna.

Fique antenado à sua saúde!

Para tudo existe prós e contras. Por isso, é importante pesquisar, e manter-se sempre antenado à sua saúde, para que as escolhas sejam feitas de maneira consciente. Lembre-se de consultar um médico em caso de dores.

 

Quem dorme melhor acorda disposto, bem humorado e com mais saúde para o dia a dia. Descubra como trocar o seu colchão pelo legítimo Sono Quality com 20 tipos de massagens e 11 tecnologias, incluindo o Sistema de Tratamento Zero Bactéria. Ligue grátis:

0800 608 8138


Gostou do nosso conteúdo? Veja as outras postagens!