Como começar a caminhar para melhorar a saúde é uma pergunta que muita gente tem. E não só para a saúde, mas também para ter mais disposição, um sono melhor e ainda cuidar das medidas do corpo, não é?

Por isso, nós montamos esse post com algumas informações e dicas para tornar a caminhada um hábito e ajudar você a melhorar a sua saúde e, de quebra, o seu sono. Vamos lá?

Quais os benefícios da caminhada?

Se você precisa de ajuda para se convencer de que a caminhada é um excelente exercício, então preste atenção em todos os benefícios que ela pode proporcionar a você:

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Diminui os riscos de problemas cardíacos;
  • Diminui a ansiedade e o estresse;
  • Auxilia nas dietas de emagrecimento;
  • Ajuda a tonificar e fortalecer os músculos;
  • Reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol no sangue;
  • Ajuda a evitar o aparecimento da osteoporose;
  • Combate o diabetes;
  • Melhora o nível de condicionamento físico;
  • Aumenta a imunidade do organismo.

A caminhada é um dos poucos exercícios completos, que ajudam o corpo como um todo e resultam em diversos benefícios para quem faz. Por isso, é importante que você veja a caminhada como uma forma de cuidar do seu corpo e também da mente.

Afinal, sabia que a caminhada pode ser uma importante aliada para ajudar você a dormir melhor e diminuir dores? Isso mesmo, porque exercícios praticados podem ajudar a aumentar a qualidade do sono e também a combater as causas da insônia e a síndrome das pernas inquietas.

 

Como começar a caminhar para dormir melhor

 

Além disso, os exercícios ajudam a dormir mais rápido, permitindo que você relaxe e descanse mais por ter um sono profundo, menos fragmentado e com qualidade. Assim, você tem mais disposição, concentra-se com maior facilidade e rende mais.

 

Mas, o contrário também é verdade. Uma boa noite de sono, aquela com cerca de 7 ou 8 horas, também ajuda o seu metabolismo a funcionar melhor. E não só isso, porque você queima mais gordura e tem mais precisão nos seus movimentos.

Tudo isso resulta em uma qualidade de vida muito maior para você. Mas, antes de começar é preciso saber a postura e maneira correta para começar a fazer caminhada.

 

Como tornar a caminhada um hábito

Como começar a caminhar para melhorar a saúde

 

Dicas para tornar a caminhada um hábito e cuidar da saúde e do sono

Antes de começar a fazer caminhada você precisa ter alguns cuidados, como:

  • Fazer uma avaliação clínica;
  • Utilizar equipamentos adequados;
  • Alongue-se e faça o aquecimento;
  • Hidrate-se;
  • Mantenha a postura correta;
  • Praticar o exercício em ambiente apropriado;
  • Sempre se alongue ao final.

Depois, não se esqueça de usar um tênis confortável e com amortecimento adequado, assim você evita algumas lesões e dores, passar protetor solar e usar um chapéu e óculos escuros se for caminhar durante o dia.

Procure sempre praticar seus exercícios em horários apropriados. Se for à noite, prefira caminhar pelo menos 4 horas antes de dormir, assim o seu corpo tem tempo de reduzir o ritmo e se preparar para dar boas-vindas ao sono.

Se você prefere caminhar durante o dia, evite os horários onde o sol oferece maior perigo à pele: depois das 11h da manhã e antes das 16h da tarde. Mas, mesmo que você vá nos horários apropriados use sempre proteção. Leia também: Exercício para dormir bem.

Como começar a caminhar

Dicas para tornar a caminhada um hábito

Dê adeus à preguiça pode ser considerada a nossa primeira dica. Porque assim que você começar a colocar a caminhada como uma rotina, você vai vê-la não mais como uma obrigação, como costuma acontecer no começo, mas um prazer no seu dia a dia. Por isso, pode começar leve e ir aumentando o ritmo e frequência aos poucos. Mas, o ideal é que você se mantenha entre 3 e 5 vezes por semana.

A maneira correta de caminhar também é importante, já que ajuda a fortalecer músculos e evitar dores e lesões, então:

  • Mantenha a coluna reta;
  • Cabeça no centro dos ombros e olhar direcionado para o horizonte;
  • Ombros relaxados e retos;
  • Alterne o movimento dos braços e pernas (quando o pé direito vai para frente, o braço esquerdo acompanha e vice-versa).

Como começar a caminhar para melhorar a saúde

E o mais importante: aproveite para se divertir, por isso, vale a pena ir ouvindo uma música, levar o pet para passear ou caminhar com mais pessoas enquanto conversam. Assim, você faz exercícios, cuida da sua saúde e do seu sono e ainda passa um tempo agradável.

Vamos começar a fazer caminhada?


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