Como se prevenir do novo coronavírus é a maior dúvida de todo mundo nesta quarentena. Por isso, separamos algumas dicas e respostas de perguntas comuns para ajudar você a se proteger dentro e fora de casa, especialmente para quem não pode parar de trabalhar. Então, vamos nos prevenir juntos?

Confira as nossas 5 ideias de como se prevenir do novo coronavírus:

#1 Por que devemos ficar em casa por causa do coronavírus?

Por um motivo bem simples: para evitar que o vírus se espalhe. Quanto menos pessoas, menos chances o vírus tem de contaminar alguém ou se propagar. É um conceito semelhante ao efeito rebanho ou imunidade e grupo, o princípio que utilizamos para as vacinas; onde uma parcela que não pode se vacinar, ou no caso atual que não pode ficar em casa ou pertence ao grupo de risco, é protegida pela maioria que se vacina, ou aqui por quem fica em casa ou toma as devidas precauções para não espalhar o vírus.

Por isso é  que devemos ficar em casa por causa do coronavírus. Você não espalha o vírus, não se contamina e também outras pessoas.

Essa atitude também reflete no nosso sistema de saúde. Afinal, mesmo com os leitos, equipamentos e profissionais combinados do SUS e particulares nós não temos o número suficiente para atender a todos se nós não colaboramos. Todo o sistema de saúde brasileiro pode entrar em colapso se nós não fizermos nossa parte.

O indicado é sair somente para itens essenciais, como mercado ou farmácia. Essas atitudes salvam e poupam vidas.

Mas lembre-se, quarentena não é o mesmo que estar de férias! Seja consciente.

Prevenção do coronavírus

#2 Existe uma vacina contra o coronavírus?

Ainda não, mas uma vacina contra o coronavírus já está sendo pesquisada e a previsão é que ela esteja disponível para o público é de mais de um ano.

Essa demora é porque os laboratórios devem tomar bastante cuidados com novas vacinas e medicamentos. São precisos testes exaustivos, inclusive em humanos, para definir se existem efeitos colaterais e se a vacina contra o coronavírus é realmente eficiente antes de ser disponibilizada.

Mas, as vacinas quando são liberadas ao público são seguras, com pouquíssimas e raras reações.

A campanha de vacinação contra a gripe ainda está de pé. A ideia é que a vacina evite vários outros casos de gripe comuns, que possuem sintomas parecidos com o do COVID-19. Assim, espera-se que menos pessoas recorram a médicos, hospitais etc.

#3 Preciso lavar as mãos dentro de casa?

Mas é claro! :) É importante que você mantenha o hábito de lavar as mãos com água e sabão sempre, assim, mesmo quando passarmos por esse momento difícil, você já terá esse costume. Afinal, lavar as mãos é uma das melhores formas de prevenção contra inúmeras outras doenças.

Ah, lembrando que o uso do álcool em gel é indicado quando você não tem como lavar as mãos. Ou seja, para pessoas que não podem ficar em casa e acabam tocando objetos que várias pessoas utilizam, como no transporte público, ou em saídas essenciais para alimentação e remédio.

O Ministério da Saúde tem um vídeo bem explicativo sobre como lavar as mãos da maneira correta.

#4 Como espirrar da maneira correta?

É uma dúvida bastante comum, mas existe um uma maneira correta de espirrar e tossir. E nós vamos ensinar para você.

Sempre que for tossir ou espirrar você deve cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável e depois jogá-lo fora.

Se você não tiver um lencinho descartável disponível então o ideal é usar o antebraço ou cotovelo. Assim, você impede que as gotículas e secreções que podem carregar o vírus não se espalhem pelo ar.

E NÃO use suas mãos para cobrir o rosto.

Maneira correta de espirrar

#5 E em casa, como se comportar no isolamento?

Nós temos algumas dicas para ajudar a manter o isolamento de forma mais segura. Se você não tem sintomas o ideal é manter a casa bem ventilada e com uma boa circulação de ar, manter uma alimentação saudável, dormir bem e se hidratar, para ajudar a manter o seu corpo bem.

Confira nossas dicas de Alimentação para dormir bem.

Além disso, manter a casa limpa e livre de pó é essencial, principalmente para quem possui alergias e problemas respiratórios.

Caso você tenha suspeita, diagnóstico confirmado ou esteja dividindo o espaço com alguém nessas situações então é importante que você siga algumas regras:

  • Não compartilhe objetos pessoais;
  • Prefira utilizar toalhas de papéis, se não for possível então troque a toalha sempre que ela ficar úmida;
  • Se possível, separe um quarto somente para essa pessoa;
  • As roupas não devem ser chacoalhadas;
  • Quem estiver com suspeita ou com COVID-19 deve sempre usar máscara;
  • Lixo pessoal da pessoa deve ser mantido no ambiente onde ela está isolada até o momento do descarte;
  • O ambiente, móveis e o objetos, como mesas, estantes etc., devem ser limpos diariamente com algum desinfetante capaz de matar o vírus.

Em caso de dúvida, você pode entrar em contato com algum órgão de saúde próximo de você. Mas, tem que ser pelo telefone, hein!

Como se prevenir do coronavírus

Como se prevenir do novo coronavírus: Vamos nos ajudar para superar isso

Então, não se esqueça também de agradecer quem precisa sair todos os dias para garantir que todos os outros tenham tudo o que precisam para não precisarem sair de casa.

Aproveite para comprar online e dê preferência para os pequenos comércios, que serão os mais afetados com a diminuição do consumo. Ah, e exija também que os responsáveis pela entrega estejam devidamente informados e protegidos, afinal eles podem ficar doentes e também espalhar o coronavírus.

Se quiser saber mais sobre o coronavírus, acesse aqui o nosso post tudo sobre o coronavírus, com várias informações que vão ajudar você.

Faça sua parte e se cuide!


Aproveite e confira as nossas outras postagens: