Uma dúvida muito comum, especialmente nos dias mais quentes, é se dormir com ar-condicionado ligado faz mal à saúde. A resposta é sim e não, mas isso porque existem algumas coisas que podem deixar o uso do ar-condicionado fazer mal para você.

Antes de mais nada, é importante dizer que para dormir bem e regenerar suas energias é preciso que a temperatura esteja agradável para você. Ou seja, para uma boa noite de sono, não se deve sentir nem calor ou frio. Essa regra vale tanto para o inverno quanto para o verão.

E aqui na Sono Quality nosso objetivo é fazer você dormir bem, por isso, além de termos o colchão tecnológico da saúde, vamos ajudar você a descobrir como transformar o seu ar-condicionado num aliado para melhorar a qualidade do seu sono. Vamos lá?

Qual a temperatura ideal para dormir com ar-condicionado?

É bem comum que muitas pessoas ao usarem o ar-condicionado acabem deixando o ambiente bem gelado, porque configuram em uma temperatura baixa. Porém, isso não é recomendado, já que você pode sofrer choques térmicos ao entrar ou sair de ambientes com temperaturas muito diferentes.

O choque térmico é um grande baque para o corpo, que precisa se adaptar rápido a uma grande diferença de temperatura. Isso pode ajudar a diminuir a imunidade, além de gerar outros problemas no organismo, como: paralisia facial, arritmia cardíaca, febre e variação na pressão.

Sem contar que o ar-condicionado muito gelado pode causar secura na garganta, tosses, espirros e problemas nas vias aéreas. Já se estiver muito quente, ele dá aquela moleza no corpo, desmaios por reduzir a pressão arterial e também mal-estar.

Por isso, a temperatura ideal para dormir com ar-condicionado e também usá-lo no dia a dia é por volta dos 23ºC. Assim, você consegue descansar e dormir bem em uma temperatura agradável e também saudável para o seu corpo.

 

Dormir com ar condicionado ligado faz mal

Mas, como dormir com o ar-condicionado ligado faz mal?

Apesar de ser excelente para ajustar a temperatura do ambiente e deixá-lo mais agradável para você dormir bem e descansar, dormir com o ar-condicionado ligado a noite toda pode fazer mal para a saúde sim.

Isso porque, quando ele é ligado o aparelho costuma retirar a umidade do ar, e por deixar o ambiente mais seco, pode gerar incômodos, especialmente para quem possui problemas respiratórios, como bronquite e asma.

Nesses casos é sempre bom você usar aquele truque que toda mãe e avó conhecem: uma bacia com água ou uma toalha molhada dentro do quarto. Assim, você consegue repor a umidade do ar e deixar o ambiente mais agradável para você. Leia também: Por que bocejamos quando estamos com sono?

Outra dica é não deixar o jato de ar ir direto em você, especialmente no rosto. Fora isso, temos ainda uma dica bem importante: a limpeza do aparelho.

Dormir com ar-condicionado ligado problemas

Dormir com ar-condicionado faz mal à saúde

Como garantir a limpeza do ar-condicionado?

Não adianta nada você tomar todos os cuidados que citamos acima, se você não mantém o seu aparelho limpo. 

Afinal, o ar-condicionado sujo se torna o ambiente ideal para a proliferação de sujeiras, fungos e bactérias que vão circular livremente pelo ar e serem inalados por você. Por isso, é extremamente importante que seja realizada uma limpeza periódica, mesmo que somente do filtro.

O ideal é que o filtro seja lavado, já que geralmente eles podem ser retirados para serem limpos, pelo menos a cada 15 dias se o uso for frequente. Mas, você pode observar e definir uma rotina de limpeza que mantenha o filtro limpo e que funcione no seu cotidiano.

Para completar, é importante também que você chame um técnico para realizar uma limpeza e higienização mais profunda, além de uma revisão para garantir que o seu aparelho esteja limpo e funcionando normalmente.

Ah! E se você trabalha em um ambiente com ar-condicionado essas regras também valem. Como você passa grande parte do dia no próprio trabalho, o ar que você respira precisa ser de qualidade para não prejudicar sua saúde. Então, preste atenção a isso!

Posso dormir com o ar-condicionado ligado?

SIM! Mas, siga essas nossas dicas para garantir que a sua noite de sono vai ser tranquila, confortável e que não vai prejudicar a sua saúde com um ar seco ou contaminado.

Não se esqueça, dormir bem fortalece o seu sistema imunológico, melhora o seu humor, aumenta sua disposição e energia, e muito mais. Então, use o ar-condicionado com sabedoria e boa noite de sono!

 


Como está sua noite de sono? Avalie seu sono e tire essa dúvida!


Gostou da nossa postagem? Confira as nossas outras publicações: