Saiba a maneira correta de lavar as mãos contra o coronavírus e outras infecções

Você já deve ter ouvido falar que lavar as mãos é a forma mais eficiente de se proteger contra o novo coronavírus e também outras doenças.

A maneira correta de lavar as mãos é essencial para garantir a sua segurança e sua saúde, porque nós utilizamos nossas mãos para realizar inúmeras tarefas do dia a dia. E acabamos, mesmo sem perceber, levando as mãos ao rosto, especialmente as mucosas, como olhos, boca e nariz, e permitindo a entrada de vírus e bactérias no nosso organismo.

Como eles podem sobreviver durante algum tempo em nossa pele, é essencial manter a higienização das mãos para evitar esse contágio. Para ajudar você, nós vamos explicar em detalhes qual a importância de lavar as mãos, a maneira correta, tipo de sabonete etc.

Qual a importância de lavar as mãos?

Nossas mãos são uma forma de entrarmos em contato com o mundo. Elas são muito importantes para a nossa interação. Exatamente por isso, elas acabam sendo expostas a inúmeros agentes contagiosos.

Quer um exemplo? Quando você usa o transporte público, seja ônibus ou metrô, você toca em várias superfícies que inúmeras outras pessoas antes de você também acabaram tocando. É assim que você entra em contato com vírus e doenças.

Por isso é essencial lavar as mãos. Você não transmite mais doenças e também não se contamina com o que pode estar no ambiente.

Quando se deve lavar as mãos?

Sempre! Antes e depois de realizar alguma tarefa, ir ao banheiro, comer, tocar o rosto etc. Lave sempre as mãos, afinal não faz mal algum, muito pelo contrário.

Em tempos de coronavírus esse cuidado deve ser redobrado para ajudar a proteger a sua saúde e a de outras pessoas, evitando que você espalhe ou se contamine com o vírus.

Então, higienize suas mãos sempre que possível. Especialmente quando você chegar da rua. Aliás, quando estiver em algum local onde não é possível lavar as mãos use o álcool em gel 70%. Ele é capaz de eliminar vírus e bactérias que estejam presentes na pele.

Atenção! O álcool deve ser sempre 70% para ter eficácia. Isso porque ele não evapora tão rápido da pele, tendo mais tempo para agir.

Mas, sempre prefira higienizar as mãos com água e sabão. Se você tem dúvidas da maneira correta de lavar as mãos, então a próxima parte do nosso post é para você.

Maneira correta de lavar as mãos

Qual o jeito certo de lavar as mãos?

Não adianta nada lavar as mãos de qualquer jeito. Afinal, sabia que embaixo das unhas é um esconderijo ideal para a sujeira que você nem repara? Por isso, vamos ajudar com 12 passos mostrando a maneira correta de lavar as mãos.

  1. Retire anéis, pulseiras e relógios. Durante a pandemia é melhor evitar o uso, mas se for usar procure sempre higienizá-los também, porque neles podem ficar vírus e sujeiras.
  2. Abra a torneira e umedeça as mãos. Se ela for automática, sem problemas, mas se for manual use um papel para abrir e fechar, assim você não precisa tocar diretamente no metal.
  3. Coloque uma quantidade de sabão que você ache ideal para lavar as duas mãos e os punhos.
  4. Ensaboe as mãos para espalhar o sabão.
  5. Friccione as palmas e os dorsos das mãos.
  6. Lave entre os dedos, inclusive toda a extensão deles. Não esqueça de também lavar o polegar!
  7. Com as pontas dos dedos apoiadas na palma da mão, esfregue em movimentos circulares para limpar as pontos e as unhas.
  8. Ensaboe também os punhos e antebraços.
  9. Utilize um papel para abrir e fechar a torneira, caso ela seja manual. Você também pode higienizar a torneira antes de lavar as mãos, se preferir.
  10. Depois é só enxaguar, mas o sentido da água deve ser da palma em direção ao antebraço. Assim, você evita que água entre em contato com alguma parte não lavada e que a sujeira escorra para a mão limpa.
  11. Enxugue a mão. Dê preferência para o papel.
  12. Use o papel para abrir e fechar a porta!

Pronto! Suas mãos estão limpas. Lembrando que esse processo deve levar, no mínimo, 20 segundos. Esse é o tempo ideal para que o sabonete consiga matar os vírus e bactérias.

Se você ainda tem alguma dúvida em algum dos passos, então veja o vídeo do Dr. Dráuzio Varella sobre como fazer isso corretamente:

Agora, fica uma questão: qual o melhor tipo de sabonete para lavar as mãos?

Que tipo de sabonete usar para lavar as mãos?

Como lavar as mãos

Qualquer um. Não precisa ser um sabonete especial, antibacteriano ou o que seja. Você só precisa garantir que seja um que não cause alergias em sua pele, porque algumas pessoas são mais sensíveis.

Se estiver em um local onde outras pessoas além de você usarão o sabonete, então prefira o líquido e toalhas de papel para ajudar na contenção do vírus.

Se não for possível, então o ideal é que cada um tenha o seu próprio sabonete, inclusive no banho. Isso é recomendado para evitar a transmissão de doenças.

Lembrando que, quando não for possível lavar as mãos com água e sabão, então use o álcool em gel 70%. O importante mesmo é manter as mãos higienizadas e evitar ao máximo levá-las aos olhos, boca e nariz.

Se for inevitável, utilize um lenço descartável ou a parte interna das suas roupas, caso os lenços não sejam uma opção.

E essas recomendações não são só para a época do novo coronavírus, mas para sempre.

A gente espera que com este post fique mais fácil saber a importância de higienizar sempre as mãos e a maneira correta de fazer.


Confira nossos outros posts sobre o novo coronavírus para se informar, e se cuide!