Os benefícios da hidroginástica para idosos são variados, mas neste post nós vamos falar sobre os principais deles. Mas, antes disso, você sabe o que é e para que serve a hidroginástica?

O que é a hidroginástica?

A hidroginástica é uma combinação de exercícios que devem ser executados na água. Ela é muito indicada para melhorar o fortalecimento muscular, resistência, alongamento, flexibilidade e também para ajudar na recuperação física.

Por ser feita dentro da água, a hidroginástica não produz impacto nas articulações durante os exercícios, além de facilitar o equilíbrio durante a sua prática.

Para quem a hidroginástica é indicada?

Ela é indicada para quem quer prevenir doenças ou recuperar e entrar em forma. Mas, a hidroginástica também é excelente para quem deve se exercitar, e precisa de uma atividade sem impacto ou que force as articulações.

Por isso, a hidroginástica é indicada para idosos, assim como pessoas com sobrepeso ou que tenham desgastes nas articulações. 

Para que serve a hidroginástica?

Ela é excelente para ajudar no condicionamento físico, além de ser uma atividade ideal para pessoas que já têm alguma doença, como osteoporose e problemas articulares, e que por isso estão impedidas de fazer atividades com impacto.

A hidroginástica ajuda a emagrecer também, sendo uma excelente opção para espantar o sedentarismo e a perder aqueles quilinhos indesejados. Veja também: fisioterapia ajuda emagrecer?

Agora que você já sabe o que é, para quem é indicada e para que serve, vamos descobrir quais os benefícios da hidroginástica na terceira idade.

Benefícios da Hidroginasticas para idosos

 

Quais os benefícios da hidroginástica para idosos?

São inúmeros os benefícios da hidroginástica para o corpo e também para a mente, já que os desafios de conciliar atividades que requerem força, equilíbrio, coordenação e memória estimulam o cérebro, fortalecendo o órgão e ajudando a prevenir até algumas doenças.

Por isso, nós separamos os 7 principais benefícios para você perceber como ela é uma atividade excelente para idosos. Vamos lá?

#1 Aumento do metabolismo

Aumentam os batimentos cardíacos, a frequência nas respirações, a oxigenação do corpo e a circulação sanguínea. Tudo isso tem um resultado direto no metabolismo, que aumenta para acompanhar o ritmo do exercício, e na queima de calorias, que geram energia para fazer a atividade física.

#2 Ativação da circulação sanguínea

Como a hidroginástica promove a contração muscular durante a prática dos exercícios, ela ajuda na circulação sanguínea. Dessa forma, o sangue circula melhor e, com isso, o coração se torna mais eficiente.

#3 Melhora da oxigenação do organismo e do cérebro

Como consequência de um coração mais eficiente, o corpo passa a ter uma oxigenação melhor. Com mais sangue circulando, o oxigênio aumenta no organismo, inclusive no cérebro, sendo benéfico por estimulá-lo e fortalecê-lo.

#4 Fortalecimento muscular

Com o aumento progressivo da intensidade, dificuldade e força exigida nos exercícios, o fortalecimento dos músculos se torna uma consequência. E com a contração das fibras musculares, você possui, além do aumento da força, maior flexibilidade.

#5 Aumento da mobilidade articular

Por ser uma atividade que não sobrecarrega e nem promove o impacto nas articulações, a hidroginástica é ideal para quem possui problemas articulares.

Ela ajuda a fortalecer e dar estabilidade, sem ocasionar nenhum outro problema.

#6 Melhora do condicionamento cardiovascular

Ao aumentar o número de batimentos cardíacos, a hidroginástica ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular, porque fortalece o coração e melhora a sua eficiência, e isso é um dos principais benefícios da hidroginástica para idosos.

#7 Melhora o sono

Ao fazer atividades físicas com frequência, você acaba regularizando mais fácil o seu ciclo do sono. Como consequência, ele possui um maior poder regenerador e você acorda mais disposto, aumenta o bem-estar e energia, o que resulta em maior qualidade de vida e menos irritação, cansaço e sonolência.

Benefícios da Hidroginástica para idosos

Quais as precauções antes de começar a fazer hidroginástica?

A hidroginástica é cheia de benefícios, mas você sabia que também é preciso tomar alguns cuidados antes de começar a praticá-la? 

Assim como toda atividade física, é preciso que você busque a orientação de um médico e fazer uma avaliação para saber se a hidroginástica é o exercício mais indicado.

Viu como são inúmeros os benefícios da hidroginástica para a terceira idade? Que tal começar a praticar?


Gostou da nossa publicação? Confira também as nossas outras postagens: