Os benefícios da hidroginástica para idosos são variados, mas neste post nós vamos falar sobre os principais deles. Mas, antes disso, você sabe o que é e para que serve a hidroginástica?
O que é a hidroginástica?
A hidroginástica é uma combinação de exercícios que devem ser executados na água. Ela é muito indicada para melhorar o fortalecimento muscular, resistência, alongamento, flexibilidade e também para ajudar na recuperação física.
Por ser feita dentro da água, a hidroginástica não produz impacto nas articulações durante os exercícios, além de facilitar o equilíbrio durante a sua prática.
Para quem a hidroginástica é indicada?
Ela é indicada para quem quer prevenir doenças ou recuperar e entrar em forma. Mas, a hidroginástica também é excelente para quem deve se exercitar, e precisa de uma atividade sem impacto ou que force as articulações.
Por isso, a hidroginástica é indicada para idosos, assim como pessoas com sobrepeso ou que tenham desgastes nas articulações.
Para que serve a hidroginástica?
Ela é excelente para ajudar no condicionamento físico, além de ser uma atividade ideal para pessoas que já têm alguma doença, como osteoporose e problemas articulares, e que por isso estão impedidas de fazer atividades com impacto.
A hidroginástica ajuda a emagrecer também, sendo uma excelente opção para espantar o sedentarismo e a perder aqueles quilinhos indesejados. Veja também: fisioterapia ajuda emagrecer?
Agora que você já sabe o que é, para quem é indicada e para que serve, vamos descobrir quais os benefícios da hidroginástica na terceira idade.
Quais os benefícios da hidroginástica para idosos?
São inúmeros os benefícios da hidroginástica para o corpo e também para a mente, já que os desafios de conciliar atividades que requerem força, equilíbrio, coordenação e memória estimulam o cérebro, fortalecendo o órgão e ajudando a prevenir até algumas doenças.
Por isso, nós separamos os 7 principais benefícios para você perceber como ela é uma atividade excelente para idosos. Vamos lá?
#1 Aumento do metabolismo
Aumentam os batimentos cardíacos, a frequência nas respirações, a oxigenação do corpo e a circulação sanguínea. Tudo isso tem um resultado direto no metabolismo, que aumenta para acompanhar o ritmo do exercício, e na queima de calorias, que geram energia para fazer a atividade física.
#2 Ativação da circulação sanguínea
Como a hidroginástica promove a contração muscular durante a prática dos exercícios, ela ajuda na circulação sanguínea. Dessa forma, o sangue circula melhor e, com isso, o coração se torna mais eficiente.
#3 Melhora da oxigenação do organismo e do cérebro
Como consequência de um coração mais eficiente, o corpo passa a ter uma oxigenação melhor. Com mais sangue circulando, o oxigênio aumenta no organismo, inclusive no cérebro, sendo benéfico por estimulá-lo e fortalecê-lo.
#4 Fortalecimento muscular
Com o aumento progressivo da intensidade, dificuldade e força exigida nos exercícios, o fortalecimento dos músculos se torna uma consequência. E com a contração das fibras musculares, você possui, além do aumento da força, maior flexibilidade.
#5 Aumento da mobilidade articular
Por ser uma atividade que não sobrecarrega e nem promove o impacto nas articulações, a hidroginástica é ideal para quem possui problemas articulares.
Ela ajuda a fortalecer e dar estabilidade, sem ocasionar nenhum outro problema.
#6 Melhora do condicionamento cardiovascular
Ao aumentar o número de batimentos cardíacos, a hidroginástica ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular, porque fortalece o coração e melhora a sua eficiência, e isso é um dos principais benefícios da hidroginástica para idosos.
#7 Melhora o sono
Ao fazer atividades físicas com frequência, você acaba regularizando mais fácil o seu ciclo do sono. Como consequência, ele possui um maior poder regenerador e você acorda mais disposto, aumenta o bem-estar e energia, o que resulta em maior qualidade de vida e menos irritação, cansaço e sonolência.
Quais as precauções antes de começar a fazer hidroginástica?
A hidroginástica é cheia de benefícios, mas você sabia que também é preciso tomar alguns cuidados antes de começar a praticá-la?
Assim como toda atividade física, é preciso que você busque a orientação de um médico e fazer uma avaliação para saber se a hidroginástica é o exercício mais indicado.
Viu como são inúmeros os benefícios da hidroginástica para a terceira idade? Que tal começar a praticar?
Gostou da nossa publicação? Confira também as nossas outras postagens:
Deixar um comentário