Como prolongar a vida útil do seu colchão é uma pergunta bem comum quando a gente compra um colchão novo ou simplesmente ainda não quer trocar de colchão, não é verdade?

Por isso, nós criamos uma lista com 8 dicas bem simples para ajudar você a saber como prolongar a vida útil do seu colchão e fazer o seu Sono Quality durar ainda mais.

8 Dicas de como prolongar a vida útil do seu colchão

#1 Não coloque no sol

Se você sempre se perguntou se é bom colocar o colchão no sol, a resposta é não. Pode até parecer uma surpresa, porque já foi costume colocar o colchão para pegar um sol para matar ácaros e fungos, mas, ao fazer isso você está é estragando o seu colchão.

Isso porque os raios ultravioletas podem penetrar nas camadas mais profundas e estragar o material. Além disso, não se preocupe, porque todos os colchões terapêuticos Sono Quality são tratados e possuem tecnologia que evita a proliferação de ácaros e fungos.

#2 Não sente

Se for usar o seu colchão para maratonar séries ou usar o seu computador, o recomendado é que você se deite e use um travesseiro para elevar um pouco a cabeça e ficar mais confortável. Isso porque, ao sentar você coloca o seu peso em uma área muito pequena da superfície do colchão, o que pode deformá-lo.

Quanto a pular no colchão? Nem pensar! A não ser que você esteja comemorando alguma notícia boa! ;)

#3 Não use as bordas

Nada de sentar na beiradinha do colchão. Isso acaba prejudicando e muito o seu colchão, especialmente quando a gente faz disso um costume. Seja para conversar, colocar seu sapato ou ver TV e usar o computador, o recomendado é evitar usar a beirada do colchão como assento. Quer saber quais são os melhores colchões para dormir? Confira!

Prolongar vida útil do colchão

#4 Não use papelão no estrado

O uso de papelão no estrado também é um hábito conhecido nosso, porque acham que o uso do papelão vai proteger o colchão de estragos provocados pela madeira da estrutura. Mas, a verdade é outra. Para prolongar a vida útil do colchão o mais indicado é não colocar nada entre o estrado e o colchão, porque o papelão pode acumular a umidade do ar e facilitar a criação de mofo.

#5 Não coloque no chão

Sabia que colocar o colchão no chão pode ser considerado como má utilização do produto e anular sua garantia? É verdade, porque colocar no chão faz com ele fique perto de sujeiras, poeira, ácaros e outros bichos que podem vir a danificar o seu colchão. 

Então, coloque em cima do estrado, box ou até mesmo pallets, que estão bem na moda na decoração de quartos. Aqui você encontra dicas de como se adaptar ao colchão novo

#6 Nada de líquidos

Beber alguma coisa em cima da cama? Nada disso. O seu colchão não é amigo de líquidos, porque eles podem penetrar na estrutura e ajudar no surgimento de mofo ou a enferrujar as molas.

Caso você derrube algum líquido no colchão, aí sim está liberado colocar no sol para secar, mas deixe no máximo por meia hora. Leia também: Dicas de uso de travesseiros.

 

Como limpar colchão

#7 Higienização

Como higienizar colchão da maneira correta é uma grande dúvida. Afinal, já que não se pode molhar ou colocar no sol, então como higienizar o colchão? Nós temos uma fórmula caseira que dá um excelente resultado:

  • Bicarbonato de sódio só na região, deixe agir por 30 minutos, esfregue com uma escovinha e retire com o aspirador de pó.

Lembrando que o uso contínuo do aspirador de pó para limpar o seu colchão não é recomendado, porque também pode prejudicar a estrutura dele. Então, é só de vez em quando, hein!

#8 Manchas

Seu colchão manchou? Sem problemas, essa dica é ótima para retirar manchas mais simples e prolongar a vida útil do seu colchão. Se tiver sido a roupa de cama, confira o nosso artigo sobre como limpar lençóis e tire todas as duas dúvidas!

  • Misture 04 colheres de bicarbonato, 250ml de água oxigenada 10 volumes e 02 gotas de sabão líquido para roupas e aplique a solução direto na mancha; use a escovinha para esfregar; depois de secar aspire com um pano úmido.

Se você quiser uma higienização ou limpeza completa o mais indicado é procurar uma empresa especializada para realizar esse serviço para você. Viu como prolongar a vida útil do seu colchão não é tão complicado?

Então, tome esses cuidados e siga nossas dicas para fazer seu colchão durar mais e continuar confortável.

 


Gostou do nosso conteúdo? Leia também: