Atividades físicas em casa para idosos é uma grande dúvida. Afinal, ficar parado não é bom para ninguém, ainda mais idosos. Porém, enquanto estamos em isolamento social devido ao novo coronavírus, como podemos nos exercitar em casa?

Idosos, especificamente, precisam tomar mais cuidados ao se exercitarem, para evitar machucados e lesões. Os melhores exercícios físicos em casa para idosos são de alongamento, fortalecimento muscular, aeróbios e respiratórios.

Fazer exercícios neste momento não ajuda somente o corpo, mas também a mente. Por isso, selecionamos algumas atividades físicas em casa para idosos que são simples de fazer e que não possuem impacto. Lembre-se de sempre procurar a orientação de um médico ou especialista para saber o que você pode fazer.

Melhores atividades físicas em casa para idosos

Vamos lá?

 

  • Sente em uma cadeira, depois cruze uma perna sobre a outra apoiando o lado do pé na coxa. Incline-se levemente para frente. Faça com as duas pernas.

 

  • Se não tiver dores no ombro, você pode se alongar ao levar os braços para atrás da cabeça e encostar a ponta dos dedos.

 

  • Sentado, use uma almofada entre os joelhos e aperte por 10 segundos.

 

  • Sentado, aperte uma almofada com os braços a 90° e cotovelos colados no corpo.

 

  • Depois, você também pode usar o encosto da cadeira como apoio. Fique em pé atrás da cadeira e a use para se equilibrar enquanto dobra os joelhos e se agacha lentamente. Importante ficar com a coluna e cervical retas.

 

  • Deite de barriga para cima e segure um bastão, pode ser de vassoura. Deixe as mãos mais afastadas enquanto segura e desce o bastão até o peito. Depois, é só esticar os cotovelos e repetir.

 

  • Se tiver algum degrau, ou talvez escada em casa, você pode subir um degrau com um pé de cada vez e depois descer um de cada vez.

 

  • Se você tiver uma bolinha, pode colocar na sola do pé e deslizar para frente e para trás. Esse movimento também ajuda a relaxar a planta do pé.

 

  • Para melhorar a respiração e fortalecer os pulmões faça o seguinte: sente-se ou deite-se e inspire profundamente pelo nariz por 4 segundos, segure por 2 e solte o ar pela boca durante 6 segundos.

 

Além desses exercícios simples, também é indicado caminhar, mesmo que seja dentro de casa, ou bicicleta, caso tenha o aparelho em casa. E que tal dançar um pouco? Coloque uma música que gosta e arrisque alguns passos.

Os exercícios respiratórios, além de oxigenarem melhor o corpo, também podem ser grandes aliados para diminuir o estresse e a ansiedade causados pelo isolamento social.

 

Atividades físicas em casa para idosos

 

Qual a melhor atividade para idosos?

A melhor atividade é aquela em que o idoso se sente confortável e não apresenta dores. Além disso, é importante que se procure uma orientação médica, mesmo que seja online ou a distância. 

O médico, ou até mesmo um fisioterapeuta, pode indicar os melhores exercícios para problemas específicos que a pessoa tenha, como para dores nos joelhos, problemas no quadril etc.

Mas, as melhores atividades físicas em casa para idosos, e que praticamente todos podem fazer, são alongamentos, respiratórios e aeróbios.

Quando o isolamento acabar, é indicado que essas atividades físicas realizadas em casa sejam complementadas com outras, como pilates, yoga, natação, dança, hidroginástica, caminhada etc.

 

Quais os benefícios das atividades físicas para idosos?

Exercícios físicos ajudam a fortalecer o corpo, como ossos, tendões e músculos. As atividades físicas também liberam hormônios, especialmente a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e alívio de dores.

Além de ser bom para o corpo, a realização de atividades físicas é boa para a mente também. Porque ocupa a cabeça e evita que fiquemos pensando na pandemia. Também pode ser uma oportunidade de reunir a família que está junta durante o isolamento, podendo ser uma atividade não só física, mas também social.

 


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