O que fazer em casa à noite para passar o tempo e se distrair pode parecer difícil, ainda mais quando estamos em isolamento social por causa do novo coronavírus. Mas, existem algumas atividades que você pode fazer que vão te ajudar a se manter física e mentalmente mais tranquilo para passar por tudo isso.

Afinal, além daquelas dicas de montar quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, livros de colorir, dançar e cantar com os vizinhos e muito mais, selecionamos sugestões que podem ajudar você a saber o que fazer para passar o tempo.

O que fazer em casa à noite: 13 Dicas!

#1 Fale com sua família ou amigos (mas só online)

O que fazer quando está sozinho em casa à noite? Já pensou em falar com seus amigos ou familiares? Com a tecnologia, você pode usar a internet para fazer videoconferências para saber como todos estão e se está tudo bem. Sabe o melhor? Você não precisa nem gastar com telefone.

Seja por WhatsApp, FaceTime ou Skype, não importa. Converse com as pessoas que você ama e se sinta mais próximo de todas elas, mesmo estando longe.

#2 Leia um livro

Não importa o assunto, o importante é ler. A leitura estimula a criatividade e o cérebro, além de expandir o vocabulário. Então, se você está sem saber o que fazer no fim de semana em casa sozinho, ler um um livro pode ser uma boa.

Se não tiver nenhum em casa, aproveite que sempre existem promoções de e-books gratuitos em várias lojas online. Além disso, o site do Domínio Público possui inúmeras obras gratuitas para download, como a coleção completa do Machado de Assis e poesias de Fernando Pessoa.

#3 Veja aquela série

Que tal então finalmente maratonar aquela série que você ainda não terminou de ver? Aproveite se não souber o que fazer quando está entediado à noite e veja alguma coisa da sua lista. Também vale rever seus episódios favoritos, ou uma série que você sempre quis ver de novo.

O que fazer em casa à noite no tédio

#4 Aprenda algo novo

O que mais está tendo por aí são cursos gratuitos durante a quarentena. Então, que tal aprender alguma coisa nova ou incrementar o seu currículo?

Existem vários cursos disponíveis gratuitamente e você nem precisa fazer nada que seja relacionado com o seu trabalho ou estudos, mas alguma coisa que simplesmente ocupe sua mente.

#5 Se exercite na sala

Sair de casa não é tão recomendado, a não ser que você trabalhe com serviços essenciais (neste caso, obrigado pelo seu trabalho!). Por isso, quando estiver sem saber o que fazer em casa à noite que tal se exercitar?

Existem aplicativos e tutoriais no YouTube gratuitos para ajudar você a se exercitar em casa. Atividades físicas distraem, ajudam a regular o sono e também liberam endorfina, o hormônio do bem-estar que ajuda a aliviar dores e relaxar. Mas, lembre-se de tomar cuidado para não se machucar em casa e de não fazer exercícios pouco antes de dormir, porque pode atrapalhar o seu sono.

Se preferir, nós temos diversos artigos com dicas de exercícios para dormir melhor. Confira:

#6 Coloque os filmes em dia

Sabe aquele filme que você sempre quis ver e nunca teve tempo? Então, chegou a hora! Se não souber o que fazer quando está sozinho em casa à noite, ligue a TV, coloque o filme e dê play.

Não precisa ser clássico, inédito ou nada do tipo. Escolha o que você quiser e se divirta!

#7 Organize a bagunça

Sabe aquela gaveta cheia de papéis ou caixa de documentos que parecem que nunca estão organizadas? Pois é, que tal aproveitar esse tempo a mais que você passa em casa por causa do isolamento social e organizar tudo? 

Quer uma dica extra? Aproveite para, além de organizar, separar os documentos que você vai precisar para fazer a declaração do Imposto de Renda deste ano. O prazo foi adiado para 30 de junho.

#8 Limpe a casa

Ficar em casa muito tempo tem seus prós e contras. E um dos lados negativos é que ela acaba se sujando mais e com facilidade. Por isso, aproveite quando não souber o que fazer quando está entediado à noite para dar aquela geral na sua casa. Lave os banheiros, tire o pó, lave as roupas etc.

#9 Coloque o sono em dia

Já pensou para aproveitar que não sabe o que fazer em casa à noite para simplesmente colocar o sono em dia? Mas, cuidado para não bagunçar seus horários, porque quando precisar voltar à rotina pode ser difícil se readaptar.

 

O que fazer em casa à noite no tempo livre

#10 Ver uma live

Tá sem o que fazer para passar o tempo? Que tal uma live? Vários artistas estão disponibilizando as lives que já fizeram em suas redes sociais e várias novas estão sendo marcadas. Então fique por dentro e acompanhe uma se não souber o que fazer quando está entediado à noite.

#11 Seja voluntário

Se quiser, que tal ajudar alguma causa ou ONG? Se não puder sair de casa durante o isolamento para ajudar, você pode procurar atividades que possam ser feitas online, como divulgação, ou ainda fazer uma doação.

Além disso, essa dica não é para à noite, mas já pensou em fazer doação de sangue? Por causa da pandemia os estoques estão baixos e os bancos de sangue realizam vários testes antes de aceitar doações. Mas, informe-se antes de ir, porque pode ser que você precise agendar horário.

#12 Brinque com seu pet

Se tem alguém que vai adorar receber sua atenção não importando o horário é o seu pet. Então, deixe de lado o sofá e as telas um pouquinho e dê atenção para o seu amigo. Aliás, vários animais estão esperando um lar e recebem poucas visitas durante este período de pandemia.

Então, por que não aproveitar essa chance para pensar em adotar um pet? Mas, pense bastante, porque adoção é algo sério. Confira também: Posso deixar pets na cama?

#13 Não faça nada

Se você não souber o que fazer quando está sozinho em casa à noite, que tal não fazer nada? A gente sabe que durante o isolamento tem uma certa pressão para ser “produtivo”, mas com uma situação tão estressante, pode ser que a sua mente só precise descansar um pouco mesmo.

Talvez você ainda não saiba o que fazer à noite em casa, com mais gente ou não, mas o importante é aproveitar o tempo para fazer o que quiser, mesmo que seja nada.

Fique em casa, se possível, e se cuide!

 


Gostou do nosso conteúdo? Leia também: