A dúvida sobre como limpar lençóis já deve ter passado pela sua cabeça. Afinal, todo mundo gosta de dormir em uma cama limpinha, cheirosa e macia, não é mesmo? Ainda mais em tempos de pandemia de Covid-19, a preocupação com a higiene pessoal e do lar nunca ficaram tão evidentes, e as roupas de cama não podem estar de fora desse cuidado especial na hora da lavagem.

Você já deve saber que passamos cerca de um terço de nossas vidas deitados, seja para dormir, ler livros ou assistir uma série, os lençóis estão sempre em contato com nosso corpo. Então, para deitar na cama e ter a melhor experiência possível é necessário realizar uma boa limpeza nos lençóis que, além de beneficiar a sua saúde, ainda deixam o ambiente extremamente agradável.

As roupas de cama acumulam oleosidade, suor e germes que a pele solta durante a noite de sono de uma maneira muito rápida, por isso a preocupação de como limpar os lençóis não deve ser negligenciada.

Para te ajudar a saber como limpar lençóis corretamente e, principalmente, os passos para não errar na hora de lavar as roupas de cama e garantir que as peças estejam sempre limpas, macias e sem manchas, você pode acompanhar o artigo até o final e seguir nossas dicas.

Como limpar lençóis: 5 passos para você não errar

  1. Antes de iniciar a lavagem das peças dê uma boa sacudida para retirar todos os fiapos, pelos e cabelos que possam estar presos no tecido;
  2. Nunca lave seus lençóis com o restante das peças de sua casa;
  3. Não misture seus lençóis e fronhas brancas com as peças coloridas;
  4. Antes de colocar as peças para lavar, preste atenção nas recomendações de lavagem na etiqueta das roupas de cama;
  5. Evite ao máximo lavar muitos lençóis na máquina de lavar ao mesmo tempo. Pois, quando lavados em conjunto eles não ficam tão limpos.

Após a lavagem é fundamental que você pendure o lençol em um local arejado, se as roupas de cama forem brancas um pouco de sol ajuda a clarear. No entanto, se for utilizar a secadora de roupas, prefira as temperaturas mais baixas para não danificar as peças.

Quando o assunto é como limpar lençóis, existe uma dúvida muito comum sobre a frequência lavar as roupas de cama. Você também quer saber? Continue lendo e confira todos os detalhes!

Qual a frequência ideal para trocar a roupa de cama?

como lavar lençol

Diante de tanto tempo que passamos sobre os lençóis é comum imaginar o tanto de resíduos de sujeira que podem se acumular sobre eles. Dessa forma, todo o conjunto de roupa de cama precisa ser trocada com frequência, de preferência que aconteça semanalmente.

Embora possam parecer limpos, os lençóis podem estar cheios de pele morta, saliva e suor. Além disso, quando não trocados com frequência são um prato cheio para ácaros que se alimentam das peles mortas e causam as alergias respiratórias, como a rinite e sinusite.

Sim, uma vez por semana já é o ideal para troca, por isso não é preciso que você também se torne fanático por limpeza para lavar os lençóis. Mas, o bom senso evita que sua roupa de cama se transforme em um cultivo particular de bactérias, ácaros e sujeira. 

Caso os lençóis tenham sido utilizados por uma pessoa infectada por alguma doença contagiosa, como o novo Coronavírus, o ideal é aumentar a frequência de troca para a cada dois dias. 

Métodos infalíveis para desinfetar lençol

Saber como desinfetar lençóis para mantê-los longe de bactérias protegerá sua família e vai assegurar roupas de cama sempre limpas e higienizadas. Por certo, a forma mais prática para você desinfetar o lençol é utilizando um sabão antibactericida.

Caso vá lavar as roupas de cama na máquina, basta adicionar o produto no compartimento de sabão da sua lavadora de roupas e seguir como de costume, selecionando o tipo de lavagem ideal para roupas de cama e banho.

Se não dispor de uma máquina de lavar, não tem problema. É possível desinfetar o lençol lavando-os também à mão. Só que, além de usar o sabão antibactericida é necessário colocar as peças de molho em água morna antes de iniciar a lavagem. 

Agora que você já sabe como desinfectar lençol na máquina e na mão é importante assegurar a limpeza dos baldes que serão utilizados e da máquina de lavar para que não corra o risco da contaminação cruzada.

Como tirar manchas?

Como tirar manchas de lençóis brancos

As manchas costumam ser comuns em roupas de camas, em especial, nas fronhas que podem ficar com marcas da maquiagem ou produtos que passamos no rosto antes de dormir. 

O ideal é removê-las assim que elas acontecerem. Seguindo essa recomendação, o processo de lavagem fica bem mais fácil e rápido e ainda evita o trabalho de ter que desencardir a peça no futuro. Mas, caso não consiga lavar assim que a mancha for identificada, coloque as peças de molho na chamada “pré-lavagem”. Removedores e tira-manchas específicos ajudam a deixar a roupa de cama a ficarem como novas.

Temperatura da água: excelente aliada para acabar com os germes dos lençóis

Um truque excelente para ajudar na lavagem contra germes é a temperatura da água. Aumentá-la garante a você lençóis mais limpos. Isso porque, a água quente é uma excelente aliada no combate aos germes. Porém, é importante destacar que antes de utilizar a água quente para lavar suas roupas de cama é necessário checar na etiqueta qual é a temperatura ideal.

Lençol amarelado? Veja aqui a solução!

Já parou para pensar o porquê dos lençóis ficarem amarelados? Pois é! Isso é bem comum acontecer já que as peças ficam guardadas por muito tempo e podem acumular micro organismo como fungos e bactérias, que acabam encardindo e alterando a sua coloração.

 Bactérias, proteínas e óleos presentes no suor também podem ser o motivo para deixar a roupa com manchas amareladas. Outros produtos como protetor solar também fazem com que os lençóis fiquem amarelos.

Aquele seu lençol branco preferido ficou amarelado? Calma tem jeito de deixá-lo novamente branco e brilhante. Basta deixá-lo de molho na água quente com vinagre e depois lavá-lo como de costume.

Água sanitária? Nem pense nisso!

Parece uma solução simples para tirar o amarelo, não é mesmo? Mas, a água sanitária pode criar mais manchas no local e piorar a situação. E mais, ao passar do tempo o uso contínuo do produto nas peças deixará suas roupas de cama ainda mais amareladas.

Um excelente substituto para a água sanitária é o álcool que ajuda a deixar os lençóis mais brancos. Ele é um solvente e desinfetante que retira qualquer tipo de sujeira, incluindo gorduras. A dica é deixar as peças brancas de molho com um pouco de álcool na noite anterior a lavagem das peças.

Travesseiros e fronhas também merecem atenção especial

Quando estão sujos, travesseiro e fronhas se transformam em um lar para ácaros e micróbios que podem afetar a sua saúde. Por isso, não espere que eles fiquem exageradamente sujos para fazer uma boa limpeza.

Mesmo que seja mais prático a lavagem na máquina, geralmente, não é a mais indicada para lavar travesseiros. Tome cuidado com o tecido que envolve o travesseiro, pois se a espuma for molhada corre o risco de danificá-lo. Já a fronha pode seguir o mesmo procedimento da lavagem dos lençóis.

Depois de saber de tudo isso, você deve estar se perguntando como guardar as roupas de cama recém-lavadas, não é mesmo? Confira no próximo tópico!

Como guardar os lençóis?

Para proteger os tecidos do pós-lavagem, basta embalá-los em recipientes apropriados, como sacos de TNT, que permitem a ventilação, ou ainda utilizar plásticos especiais que possibilitam a retirada total do ar da embalagem. Ao utilizar esta última opção, para usar as roupas de cama novamente basta deixá-las expostas ao sol ou em algum local ventilado.

A roupa de cama pode interferir na qualidade do sono

Como lavar roupa de cama

Pode até não parecer, mas você sabia que uma boa noite de sono também está ligada ao estado de sua roupa de cama? Isto é, ácaros, células mortas e suor dificultam o fluxo do ar e contribuem para o aumento da temperatura corporal, o que prejudica seu descanso.

Não escolha a roupa de cama apenas pela aparência e pela qualidade que mais te agrada. É necessário ter uma roupa de cama adequada para cada temperatura. Só para exemplificar: em dias mais quentes o ideal é dar preferência aos lençóis mais finos e quando a temperatura cai, utilizar peças mais grossas que sejam 100% algodão são as melhores opções.

Escolher uma boa roupa de cama e dormir em um colchão Sono Quality são garantias de uma noite de sono tranquila e com qualidade do sono.

E você, tem algum segredinho de como limpar lençóis e deixá-los mais cheirosos e conservados? Conte para a gente nos comentários!

 


Gostou? Não deixe de conferir as nossas outras postagens: