Nesse período de pandemia de Covid-19, uma das grandes preocupações das pessoas é como fortalecer o sistema imunológico em casa durante o isolamento. Também conhecido como sistema autoimune, essa defesa do corpo humano é composta por células, tecidos proteínas e órgãos que agem contra agentes infecciosos formando uma barreira de proteção que nos protege de doenças.

Para quem não sabe, esse sistema é fundamental para nossa sobrevivência. Por isso, durante o isolamento social é importante não abrir mão do cuidado com a saúde para o fortalecimento do sistema de defesa do corpo.

Se você está pensando em como se proteger do Coronavírus é bom ressaltar que o Ministério da Saúde já deixou claro que ainda não existem vacinas, medicamentos ou alimentos específicos com a eficácia cientificamente comprovada que possa atuar na prevenção do vírus. Nesse sentido, as recomendações de isolamento social e reforço com a higiene são as melhores formas de se proteger.

No entanto, também é importante manter a imunidade alta, assim o organismo tem defesas suficientes para se proteger do “ataque” do vírus. Quer saber como fortalecer o sistema imunológico em casa durante a quarentena? Então, confira o artigo até o final.

Fatores que prejudicam o sistema de defesa do organismo

Ter as defesas do corpo em perfeito estado é fundamental para combater vírus, eliminar bactérias, nos ajudar a se proteger contra o Covid-19 e até provocar a morte de células tumorais.

Mas, algumas atitudes e hábitos que mantemos até sem perceber podem prejudicar as defesas de seu organismo. Confira quais são eles:

  • Tabagismo;
  • Estresse;
  • Dormir mal;
  • Má alimentação;
  • Consumir álcool excessivamente;
  • Sedentarismo;
  • Consumir produtos com altos teores de açúcar.

Com certeza você já deve ter ouvido falar que uma dieta rica em frutas e legumes deixa nosso organismo mais resistente. Já está pensando o que comer para fortalecer sua imunidade? Continue lendo esse artigo para conferir os melhores alimentos para incluir em seu cardápio.

5 alimentos para incluir no cardápio que fortalecem o sistema imunológico

Como fortalecer o sistema imunológico em casa durante o isolamento

Ter uma alimentação saudável é um dos pilares mais importantes para fortalecer o sistema imunológico em casa durante o isolamento. Essa dieta diária inclui alimentos com alto teor de vitaminas A, B, C, D e E. Além disso, o consumo de minerais tais como selênio, ferro e zinco já garantem uma maior defesa para seu organismo.

E mais, já está comprovado que uma boa nutrição reduz significativamente os riscos de obter doenças crônicas, como: obesidade, diabetes, pressão alta e cardiopatias. Ademais, comer alimentos saudáveis também reduz a ansiedade e diminui a probabilidade de sofrer depressão.

Por isso, fique atento aos alimentos abaixo e inclua-os em sua dieta!

#1 Frutas Cítricas

A vitamina C ajuda nosso corpo a ficar mais resistente e preparado para enfrentar os vírus e bactérias, além de ser um excelente antioxidante. Então, vale a pena consumir laranja, kiwi, acerola, tomate e o brócolis que são alimentos ricos nesse nutriente.

#2 Peixes

Já os alimentos que possuem ômega 3, como sardinha, salmão e o azeite ajudam para que as artérias não fiquem inflamadas.

#3 Oleaginosas

Castanhas, amêndoas, nozes e óleos vegetais, como o de trigo, canola e milho, são ricos em vitamina E. As famosas oleaginosas, além de serem fontes de zinco, possuem fibras, gorduras saudáveis e minerais que ajudam a combater a baixa imunidade.

#4 Alho

Com um alta quantidade de vitaminas A e C, o alho também é rico em elementos antioxidantes, como o selênio, alicina e quercetina, que ajudam no combate aos danos relacionados ao envelhecimento e ajudam a combater infecções.

#5 Vegetais verde-escuros

Consumir couve, espinafre e brócolis nos traz mais vitaminas A, B6 e B12, que são essenciais para manter as células imunes.  Leia também: Alimentação para dormir bem.

Como saber se a imunidade está baixa?

Você sente diariamente sintomas de resfriado e gripe? Isso pode demonstrar que seu corpo não está produzindo organismos defensores o suficiente para manter você longe dessas doenças.

Como você viu no tópico anterior, uma boa alimentação contribui muito para o aumento da imunidade. Mas, quer saber se a sua imunidade está baixa? Verifique se você sente algum desses sintomas com frequência:

  • Febre;
  • Calafrios ;
  • Queda de cabelo;
  • Unhas quebradiças;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Cansaço em demasia;
  • Herpes labial ou genital;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Alergias;
  • Infecções respiratórias constantes e/ou persistentes.

Se você notar esses sintomas de baixa imunidade do organismo, procure um médico. Ele será o responsável por solicitar exames para analisar como está a sua saúde e indicar o tratamento mais adequado. Contudo, geralmente o tratamento para aumentar a imunidade é feito com a melhora da alimentação e outras dicas práticas que você confere a seguir. Leia também: chás para insônia e depressão.

Dicas para fortalecer o sistema imunológico em casa.

como fortalecer o sistema imunológico em casa durante o isolamento

Movimente-se

Na quarentena, a recomendação é ficar em casa, mas isso não quer dizer que você não possa estar em movimento. Os exercícios físicos são fundamentais para preservar a saúde e ajudam também a afastar pensamentos negativos que esse período de reclusão pode trazer. Leia também: Melhores atividades físicas em casa para idosos.

Além de fortalecer o sistema imunológico, a prática de exercícios físicos ajuda a dormir melhor e libera endorfina, conhecida como hormônio da felicidade, que pode te ajudar a diminuir a ansiedade de ficar recluso.

Crie uma rotina de exercícios básicos, de no mínimo 30 minutos ao dia, com polichinelo, agachamento e abdominais. Se jogue nas lives dos profissionais de educação física para aproveitar seus conteúdos de treinos funcionais. Leia também: Como controlar a ansiedade.

Hidrate-se

Nosso corpo é composto em sua maior parte por água. É ela a responsável por manter o equilíbrio de todas as funções biológicas. Não adianta se alimentar bem e não se hidratar. O ideal é que você tome pelo menos 2 litros por dia, mas se fizer exercícios deve beber uma quantidade maior de água.

Durma bem

Nesse período cercado de incertezas, dormir bem parece um desafio, né? Entretanto, se seu descanso noturno não está em dia podem acontecer alguns problemas. Em outras palavras, não ter uma rotina de sono vai te deixar cansado, o que vai enfraquecer o seu sistema imunológico.

Se você não estiver conseguindo dormir, tente meditar, ler ou fazer alguma atividade que te acalme. E nada de ficar no celular ou no computador até tarde, pois a luz emitida da tela desses dispositivos corta a secreção de melatonina, hormônio responsável pela regulação hormonal do sono, e ainda pode provocar a diminuição do estado de alerta no dia seguinte.

Escolher um bom colchão vai te ajudar a dormir bem e a descansar depois de um longo dia. Cuide da sua saúde com os colchões tecnológico da Sono Quality! Clique no link abaixo para que suas noites de sono sejam mais tranquilas e revigorantes.

 


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