As frutas são alimentos cheios de nutrientes como minerais, vitaminas, fibras e compostos químicos que são muito benéficos para a saúde. 

Além disso, à noite, é muito melhor optar por uma fruta que é uma fonte de carboidratos saudáveis do que um doce ou um alimento pouco nutritivo e cheio de calorias vazias, como um doce, por exemplo. Isso é importante saber, pois muitas pessoas evitam as frutas durante a noite por medo de engordarem, o que é um mito. 

É mais viável escolher esse tipo de alimento do que não comer nada e ficar com fome e acabar comendo outras coisas que muitas vezes são menos saudáveis e engordam” mais. Leia também: Alimentação para dormir bem.

A ingestão das frutas também pode reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e prevenir a perda óssea, e outras doenças como diabetes e insuficiência renal.

As 4 melhores frutas para  comer à noite:

#1 Frutas vermelhas e berries

Melhores frutas para comer à noite

Melhores frutas para comer à noite

Berries como a goji berry e a blueberry e outras frutas como o morango, framboesa e amora são ótimas opções para um lanche noturno. Isso porque esses alimentos têm baixo teor calórico, são ricas em fibras, antioxidantes e vitamina C. 

Além disso, um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine avaliou os benefícios especificamente da goji berry em relação ao sono. 80% das pessoas que consumiram um suco de 120ml da fruta durante 2 semanas relataram uma melhora na qualidade do sono: 70% delas acharam que acordar pela manhã ficou mais fácil, e 50% dos participantes se sentiram menos cansados durante o dia. Os participantes que receberam um placebo não relataram esses benefícios.

Outro estudo publicado na revista Nutrientes mostra que o morango contém uma quantidade alta de melatonina, um hormônio relacionado ao ciclo do sono, que quando ingerido, nos faz sentir sonolentos. 

#2 Cereja

Melhores frutas que dão sono

Uma das poucas frutas que contêm melatonina é a cereja. Isso foi comprovado em um estudo de 2017, publicado também na revista científica Nutrients. 

O estudo mostrou que a cereja contém procianidina B2, um composto que protege o triptofano no sangue, que é o precursor da melatonina. 

Além deste estudo, outros sugerem que beber o suco da fruta pode melhorar a duração e a qualidade do sono em adultos que sofrem de insônia crônica

Publicada em 2018 no American Journal of Therapeutics, uma pesquisa avaliou um grupo de mulheres com insônia, que deveria beber 240ml de suco de cereja ou um placebo durante o café da manhã e cerca de 1 ou 2 horas antes de dormir.

O estudo mostrou que as mulheres que beberam o suco puderam dormir aproximadamente 1 hora e meia a mais durante a noite em comparação ao grupo que bebeu o placebo.

Além disso, outras pesquisas como as publicadas no European Journal of Nutrition e no Journal of Medicinal Food apontaram que as cerejas, além de ajudarem a dormir, também têm propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a evitar doenças cardíacas e artrite. As pesquisas são de 2012 e 2010, respectivamente.

#3 Banana

banana é a melhor fruta para comer a noite

Melhores frutas para comer à noite

Os benefícios trazidos pela banana para o sono fica por conta dos relaxantes musculares naturais presentes na fruta: os minerais potássio e magnésio. O potássio também é um grande aliado na saúde cardiovascular e nas funções cognitivas. 

Além disso, estudos também mostram que o magnésio é um mineral que também pode ajudar nos estímulos que produzem a melatonina no corpo.

Em 2013 no Journal of Pineal Research foi publicada uma pesquisa que mostrou que homens quadruplicaram os níveis sanguíneos de melatonina aproximadamente 2 horas após ingerirem 2 bananas. 

#4 Kiwi

kiwi é a melhor fruta para comer à noite

Um estudo publicado na Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o consumo diário de 2 Kiwis é capaz de reduzir em 35% o tempo que pessoas adultas levam para pegar no sono. 

Esses resultados foram observados após 1 mês de pesquisa, em que 24 adultos com dificuldades para adormecer comeram 2 kiwis aproximadamente 1 hora antes de dormir.

O estudo também mostrou que os participantes dormiram 13% mais tempo e 5% melhor do que antes. A monitoração foi feita através de um diário de sono e por um relógio de pulso com sensores.

Outras pesquisas também sugerem que a fruta fornece serotonina, um neurotransmissor que promove, entre outras coisas, um efeito relaxante que pode ajudar a como dormir mais rápido

 


Gostou do conteúdo? Veja as outras publicações: