Se você tem dificuldades para dormir, com certeza já deve ter procurado algo que ajude a pegar no sono rápido. Os exercícios para insônia podem te auxiliar a relaxar, a como fazer para dormir mais rápido e melhor durante a noite. Afinal, depois de ter um dia cheio, quem é que não quer chegar em casa, descansar e ter uma noite de sono revigorante, não é mesmo? Mas, nem sempre ao deitar na cama o sono vem. Mesmo com o cansaço, dormir bem sem estresse pode ser um grande desafio para algumas pessoas. 

Quem já passou pela situação de ficar deitado durante muito tempo apenas se revirando na cama, e quando finalmente consegue pegar no sono está quase na hora de se levantar, sabe muito bem o que é insônia. Essa é uma situação mais comum do que se imagina, afinal segundo a Associação Brasileira do Sono 73 milhões de brasileiros sofrem com esse distúrbio do sono.

E para quem passa por isso diariamente pode até enxergar nos remédios para dormir uma solução mágica para pegar no sono. Mas, já falamos dos efeitos colaterais dos medicamentos para dormir quando são ingeridos sem a devida recomendação médica adequada.

Então, para que você consiga dormir em segundos aposte em técnicas que melhoram a respiração, por exemplo. Leia o artigo até o final e confira alguns exercícios para insônia que podem te ajudar a conseguir aquele soninho bom.

 

O que fazer para dormir quando se está com insônia?

exercícios para ajudar com a insônia

A insônia pode ser decorrente de algum problema de saúde, como um quadro depressivo, problemas neurológicos, transtorno de ansiedade, apneia do sono entre outras doenças. Mas, antes de pensar que a causa da insônia é um problema de saúde vale também considerar se você está tendo hábitos saudáveis antes de dormir.

A má alimentação, uso excessivo de computadores e celulares próximos da hora de dormir podem prejudicar seu sono. Dessa forma, praticar uma boa higiene do sono, conjunto de hábitos que podem ajudar qualquer pessoa a dormir melhor, e ajustes simples durante sua rotina podem afastar a insônia. Confira as dicas para dormir quando se está com insônia:

Tente relaxar

Levante-se e tome um banho morno, leia algo agradável ou ouça uma música calma. Outra dica, que facilita na hora de relaxar é beber leite ou um chá calmante para insônia.

Cuide do ambiente

Certifique-se que o ambiente de dormir esteja silencioso, com uma temperatura agradável e de preferência escuro. Isso contribui para o relaxamento do corpo e da mente.

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Estabeleça uma rotina

Todos os dias, sempre procure deitar e levantar no mesmo horário. Isso é importantíssimo para seu corpo criar uma rotina. 

4 Exercícios que ajudam a pegar no sono

Manter uma rotina diária de atividades físicas ajuda a dormir melhor. Isso porque, ao praticar exercícios o corpo libera endorfina, o “hormônio do bem-estar”, que contribui para uma boa noite de sono. E mais, a prática de atividades físicas traz diversos benefícios ao sistema respiratório auxiliando no combate a problemas como apneia do sono e o ronco. Então, se você é sedentário está aí um bom motivo para se mexer! 

Mas, é importante que você não faça as atividades em horários muito próximos ao momento de dormir. Pois, a atividade física aumenta o metabolismo do organismo e pode deixar você mais agitado, atrapalhando seu relaxamento necessário para iniciar o sono.

Confira as atividades que podem te ajudar como exercício para dormir bem:

#1 Relaxamento muscular progressivo

Uma atividade calmante, recomendada para se fazer um pouco antes de dormir. Comece com os dedos dos pés e vá subindo para outras partes do corpo progressivamente. Para o relaxamento muscular progressivo, contraia os seus músculos por alguns segundos, então em seguida relaxe-os lentamente. 

#2 Pratique meditação

As técnicas de meditação antes de dormir interrompem nossos padrões. Ou seja, reorientam os nossos pensamentos substituindo as preocupações por instruções que nos levam ao relaxamento. Além de induzir o sono, meditar nos dá maior qualidade às horas de descanso.

Se você não sabe por onde começar para praticá-la não se preocupe. Áudios de meditação guiada são facilmente encontrados em aplicativos específicos e até mesmo no YouTube.

#3 Distraia sua mente

Um dos grandes vilões do sono são as preocupações e pensamentos que muitas vezes geram cada vez mais ansiedade. Para evitar que isso aconteça distraia sua mente com outros tipos de pensamentos facilitando o relaxamento e, consequentemente, pegar no sono.

Quando estamos deitados na cama com a mente super ativa fica difícil se concentrar. Nesse sentido, tente pensar em algo que mantenha sua mente ocupada que não seja seus problemas. Você pode tentar até pôr em prática a famosa tática de contar carneirinhos.

#4 Concentre-se na respiração

A respiração demorada e profunda ajuda o corpo a relaxar e ainda diminui os batimentos cardíacos. Ao mesmo tempo, faz com que o cérebro entenda que este é o momento de desacelerar.

Dar ênfase ao controle da respiração pode parecer algo muito simples, mas nos acalma de modo ímpar e nos ajuda a adormecer mais rápido.

Importante destacar que se as dicas mencionadas não funcionarem e a insônia persistir por mais de duas semanas, vale procurar um médico especialista do sono, ok?

O que fazer quando se acorda de madrugada?

Tem algo mais frustrante que deitar na cama depois de um dia cansativo, dormir apenas algumas horinhas e acordar no meio da noite? 

Se você despertar e ainda estiver sonolento, tente voltar a dormir. Mas, se não conseguir após 20 minutos, não permaneça deitado na agonia de ver o tempo passar olhando para o teto. Levante-se e faça atividades que te distraiam, como ler um livro. Volte para a cama apenas quando se sentir sonolento.

Respeitar o organismo é o que importa aqui! Muitas pessoas ocasionalmente acordam no meio da noite e não conseguem voltar a dormir. Se isso acontece com frequência com você e te deixa cansado e sem energia para enfrentar pode ser um problema. Adotar alguns hábitos podem ajudar a melhorar, confira quais são eles no próximo tópico.

Hábitos que uma pessoa que sofre com insônia ou dificuldades para dormir deve adotar

Exercícios para insônia

Algumas mudanças de hábitos podem diminuir os riscos de ter noites de sono mal dormidas e driblar a insônia, veja:

Cuide de sua alimentação

Alimentação para dormir bem: Ter uma alimentação saudável faz bem para o organismo como um todo, e o cuidado com a alimentação um pouco antes de dormir também contribui para uma boa noite de sono. Evite consumir grandes quantidades de alimentos antes de se deitar e a ingestão de comidas gordurosas. Coma alimentos leves e dê preferência aos que facilitam a digestão, pois durante a noite o metabolismo é mais lento.

Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas 

Um dos problemas do tabagismo é a insônia, pois ao dormir o fumante entra em um estado de abstinência à nicotina, o que provoca o despertar ao longo da noite. Já o consumo de álcool também deve ser evitado, mesmo que inicialmente pareça ajudar a dormir. Como possui efeito relaxante prejudica a fase profunda do sono e ainda pode agravar casos de apneia e roncos.

Não se automedique

Quem sofre com insônia pode ficar tentado a tomar remédios para dormir, mas já falamos aqui no Blog do Soninho sobre os perigos de tomar remédios para dormir sem orientação médica. Remédios para dormir sempre devem ser usados por pouco tempo e com a prescrição de um médico, já que eles causam dependência e fazem que o paciente não atinja o sono profundo, no qual ele realmente descansa.

Adote uma rotina para dormir

De uma forma geral, os hábitos têm um papel importante em todos os sentidos de nossa vida e para dormir não seria diferente. Como dito antes, é preciso criar uma rotina com horários para dormir e levantar todos os dias.

Seu corpo precisa saber que é a hora de dormir e essa preparação começa bem antes de você deitar na cama.

Não poderíamos deixar de falar que ter um bom colchão ajuda você a dormir melhor, não é mesmo? Uma boa parte dos casos de insônia são causados pela má escolha do colchão, por isso dedicaremos o próximo item sobre o tema, continue lendo.

Não esqueça que o colchão também é importante

exercício para insonia para dormir rápido

Se você tem a saúde mental e física em perfeito estado, mas ainda sim sente dificuldades para dormir o problema pode estar no seu colchão, ou até mesmo no travesseiro que utiliza.

Uma boa noite de sono começa com a escolha do colchão ideal, porque o produto precisa oferecer o conforto e relaxamento que você precisa. Quando o colchão não oferece o suporte adequado ao nosso corpo, não contribui para o correto alinhamento postural e a partir daí iniciam os problemas de distúrbios do sono e músculo-esqueléticos. Uma vez que, o corpo terá dificuldades para relaxar.

Não podemos fugir da frase que com certeza você já ouviu: passamos um terço de nossas vidas sobre um colchão. Sendo assim, é importante que você opte pela qualidade, conforto e tecnologia na hora da escolha.

Agora que você já sabe que um bom colchão é fundamental para que as suas noites de sono sejam mais tranquilas, reparadoras e ajudem no descanso, que tal garantir o melhor colchão tecnológico do Brasil com 9 tecnologias diferentes para prevenir e tratar diversos problemas de saúde.

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