Embora seja uma reação completamente natural do organismo humano, que nos deixa alerta e nos prepara para enfrentar momentos de perigo, o estresse nem sempre faz bem. Alguns são afetados severamente em seu dia a dia por ele, por isso, a busca de estratégias de como diminuir o estresse naturalmente é constante.

Uma vida estressada faz parte do cotidiano de uma grande parte dos brasileiros. Segundo a Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR), o Brasil ocupa o segundo lugar em nível de estresse, ficando atrás apenas do Japão. E mais, o problema por aqui é alarmante, pois 7 em cada 10 brasileiros se sentem estressados por alguma situação.

E não para em nosso país, pois Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse já é um problema que atinge o mundo todo, alcançando quase 90% da população mundial.

O momento em que estamos vivendo com a pandemia de Covid-19, isolamento social e inseguranças do que está por vir no futuro também são fonte de estresse. Nesse sentido, o brasileiro está mais preocupado com sua saúde, de seus familiares e tenta a todo custo organizar a rotina do home office em conjunto com os cuidados da casa e com os filhos. Além disso, muitos ainda sentem uma forte pressão financeira com o aumento do desemprego causados pela desaceleração da economia e incertezas do mercado.

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Diante desse cenário, parece uma utopia viver uma vida longe do estresse, sem tantas obrigações e compromissos, não é? Mas, com algumas mudanças de hábitos é possível enfrentar os desafios diários de forma leve, com mais bem-estar e tranquilidade. 

Se você quer desacelerar o ritmo e busca maior qualidade de vida, continue lendo esse artigo e confira as 9 dicas de como diminuir o estresse naturalmente.

9 Dicas de como diminuir o estresse naturalmente

A rotina diária da maioria dos brasileiros não é fácil. Acordar cedo, demorar horas no transporte público para chegar ao trabalho, pegar trânsito que muitas vezes faz chegar atrasado, encarar o chefe autoritário e reclamão, pensar em uma alternativa para pagar os boletos atrasados, enfrentar as reuniões de trabalho longas e muitas vezes improdutivas para depois voltar para casa enfrentar o trânsito novamente e ainda dar conta dos afazeres domésticos.

Só de imaginar toda essa rotina já cansa, não é? Por isso, não é de se estranhar que em alguma hora o estresse batesse à porta do brasileiro deixando a vida mais pesada. 

Inúmeras atividades que precisamos dar conta todos os dias nos deixam com a sensação que 24 horas não são o suficiente para realizar tudo. Em outras palavras, querer resolver tudo de uma vez sem organizar a rotina para diluir isso acarreta no estresse maléfico para sua saúde. Então, para melhorar sua qualidade de vida confira as 9 dicas de como diminuir o estresse naturalmente e ter uma vida ainda melhor.

#1 Mexa-se

Quando você passa por situações estressantes, seu corpo aumenta o nível dos hormônios do estresse, como a adrenalina e cortisol. Eles são os responsáveis para criar a sensação em nosso cérebro de que estamos diante a uma ameaça a ser enfrentada.

Ao realizar exercícios físicos o corpo humano produz neurotransmissores que ajudam a restaurar a mente e o corpo para um estado mais relaxado e calmo. Então, ao se sentir estressado experimente fazer uma caminhada leve ou incorpore alguma rotina de treinos em casa mesmo. Saiba como começar a caminhar para melhorar a saúde.

#2 Alimente-se bem

Uma alimentação balanceada é a base para você ter uma disposição maior e acordar mais disposto. É na região do abdome que as emoções como medo, estresse e raiva se localizam. Por isso, melhorar o trânsito intestinal fazendo uma dieta desintoxicante rica em verduras, legumes e frutas ajudam a eliminar as toxinas que chegam ao nosso organismo por meio da alimentação.

Ou seja, para ajudar a combater o estresse livre-se de uma alimentação baseada em produtos processados, alimentos gordurosos e refrigerantes. Isso só acumula toxinas que fazem mal à saúde, e, como resposta, o organismo passa a gerar radicais livres que podem causar dores abdominais, depressão, intestino inflamado e até o câncer.

#3 Faça pequenas pausas ao longo do dia

Lembre-se que você não é uma máquina, capaz de trabalhar por dia 15 horas ininterruptas. Caso isso faça parte de sua rotina repense. Afinal, ter bastante trabalho é inevitável algumas vezes, mas seu corpo precisa de descanso.

Além da pausa para almoçar, destine alguns momentos do seu dia para pequenos intervalos. Como por exemplo, alguns minutinhos para fazer exercícios de alongamentos e respiração, tomar um cafezinho, ficar em silêncio. Enfim, as pequenas pausas revigoram, trazem paz e provocam uma sensação de rejuvenescimento.

Mulher diminuindo o estresse naturalmente

#4 Tire um tempo para você

Parece impossível separar um tempo para o autocuidado em meio de tantas atividades e tarefas no dia a dia, né? Mas, você é a sua prioridade. Com a mente descansada tudo que você se propor a fazer terá resultados melhores.

Procure organizar sua rotina para encaixar atividades que te dão prazer e que irão aliviar a tensão no decorrer do dia.

#5 Respire fundo

Centenas de pesquisas indicam a respiração profunda e abdominal ajudam a diminuir o estresse naturalmente. Pode parecer até brincadeira, mas inspirar pelo nariz, contar até 5 e expirar pela boca contando até 10 é extremamente eficaz para a pessoa se tranquilizar.

A respiração lenta é capaz de diminuir a pressão sanguínea e reduzir o cortisol, hormônio indicativo do estresse. Então, aquela velha dica de “respirar fundo” não é apenas um clichê e vale a pena segui-la.

#6 Aposte em trabalhos manuais

Cantar, desenhar, pintar, tocar algum instrumento ou desenvolver qualquer tipo de trabalho manual pode te trazer paz de espírito. Por isso, mesmo que sua rotina diária seja repleta de tarefas, compensa separar um tempo para isso.

Pintar um desenho, por exemplo, fará você se distrair e se divertir esquecendo um pouco das preocupações que te causam estresse. Mas, se você não tem propensão nenhuma às artes, não se preocupe. Aproveite esse tempo para ouvir uma boa música ou assistir um filme.

#7 Pratique meditação

Uma das formas de como diminuir o estresse naturalmente é a meditação. A prática silenciosa e orientada é uma estratégia efetiva e segura para lidar com estresse do dia a dia. Além disso, a meditação ainda ajuda a aliviar os pensamentos depressivos.

A meditação funciona como uma higiene mental, ela permite que você retome o foco e atenção para si mesmo. Para praticá-la é bem simples, basta se sentar de forma confortável e prestar atenção em sua respiração por alguns instantes.

#8 Faça uma massagem relaxante

Quem é que não ama receber uma massagem relaxante, não é? Seja na nuca, costas, rosto e até mesmo nas mãos. Esse ato tão simples é capaz de mandar embora qualquer tensão. 

Além de aliviar os músculos das tensões, uma boa massagem também ajuda a amenizar alguns desequilíbrios como dores musculares, má postura e fadiga.

#9 Durma bem

Que dormir bem sem estresse é essencial para a saúde como um todo você já deve saber, mas com a correria do dia a dia as pessoas não dão o devido valor ao sono. Nunca abra mão de uma boa noite de sono, pois é durante ela que o organismo se recupera das agressões causadas pelo estresse crônico.

Ainda mais, quando você dorme mal aumentam o nervosismo e a sensação de mal-estar. Dessa forma, investir em hábitos que te proporcionem o relaxamento completo para dormir bem como por exemplo, se afastar de aparelhos eletrônicos na hora de dormir, criar um ambiente aconchegante e principalmente, se deitar em um legítimo colchão tecnológico Sono Quality contribuem para uma noite de sono reparadora.

Gostou das dicas para aliviar o estresse? Agora é só aplicá-las em seu dia a dia e voltar aqui para contar para gente nos comentários como elas ajudaram você.

 


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