Os exercícios físicos são essenciais para a melhora da saúde mental e física, como em tudo. Mas, você sabia que é possível fazer atividades físicas em casa para fortalecer a imunidade? Pois bem, em meio a essa pandemia de Coronavírus, além de uma boa alimentação, os exercícios são uma maneira excelente para ajudar a aumentar a defesa do corpo.

O sistema imunológico humano atua contra ataques de possíveis invasores externos como vírus, bactérias e fungos. Existem diversas formas para fortalecer o sistema imunológico em casa e a prática de exercícios, além de ajudar nas células de defesa ainda promove melhorias nos sistemas respiratório, cardiovascular, músculo-esquelético e digestivo.

Ao incorporarmos as atividades físicas como um hábito, elas melhoram a capacidade funcional do organismo. Isto é, o corpo fica com uma reserva energética maior, diminui o estresse diário e suporta mais desgaste físico. Então, se você quer saber quais são as atividades físicas para fortalecer a imunidade é só acompanhar o artigo até o final.

A prática de exercícios ajuda a fortalecer a imunidade

No momento que estamos vivendo, abordar sobre a importância da atividade física regular para melhorar a imunidade é bastante oportuno. Mas, é importante salientar que as atividades físicas não são vacinas para nenhuma doença. Entretanto, um corpo com um bom condicionamento físico sempre vai responder de forma mais rápida e eficaz contra qualquer quadro infeccioso.

A prática de exercícios contribui para aumentar a defesa das células imunológicas, pois promove a diminuição do estresse. Essa redução faz com que o organismo se fortaleça e fique menos propenso a ser atingido por doenças.

Quando você se movimenta, aumenta sua frequência cardíaca. Consequentemente, as células imunes saem de seus pontos de espera tais como baço, pulmão e circulam pelo corpo prontas e preparadas para destruir vírus invasores. De antemão, esse efeito não dura para sempre, mas aumenta no decorrer do tempo conforme a prática de atividades físicas passa a fortalecer as defesas do organismo. 

Como a atividade física melhora a imunidade

Tenha em mente que a atividade física melhora o funcionamento geral do organismo. Ou seja, os exercícios melhoram a resistência cardiorrespiratória e o fluxo sanguíneo. Isso torna o corpo mais forte e menos vulnerável a adquirir doenças.

A atividade física melhora a resposta imunológica e a torna mais rápida e eficiente, aumentando a resistência.

Diante disso, se exercitar de 30 a 60 minutos por dia já é o suficiente para aumentar sua resposta imune.

Por que é importante praticar exercícios físicos?

Praticar exercícios diminui a tensão, revigora a energia e ocupa a mente. Além de aumentar a imunidade e se manter ativo traz inúmeros benefícios para você, entre eles podemos citar:

  • Equilibra o sono;
  • Controla o peso;
  • Diminui o estresse e ansiedade;
  • Aumenta a disposição;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Mantém a pele saudável.

Diante de todos esses benefícios os exercícios físicos ainda são excelentes aliados para quem quer envelhecer melhor e com mais qualidade.

Se mexer também ajuda na saúde mental

Além das atividades físicas fortalecerem a imunidade, também contribuem para a melhora da saúde mental. Ao praticar exercícios há um aumento na capacidade cognitiva e redução dos níveis de estresse e ansiedade. E mais, praticá-los regularmente também garante mais energia para enfrentar o dia.

Os exercícios liberam endorfina, conhecido como hormônio da felicidade, no cérebro e traz benefícios, tais como:

  • Melhora a memória;
  • Aumenta o humor;
  • Ajuda na concentração;
  • Eleva a disposição mental e física.

E mais, ao praticar exercícios a serotonina, hormônio responsável pelo bom humor e regulação do sono também é liberado. Tudo isso exerce impactos positivos na ansiedade, depressão, síndrome do pânico e em diversos transtornos mentais.

Doenças causadas pela falta de atividade física

Não fazer exercícios pode ser um fator de risco tão grande para o coração quanto a hipertensão e o tabagismo. Para você ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, cerca de 70% da população mundial é sedentária.

A falta de atividade física, juntamente com uma má alimentação é responsável por cerca de 54% do número de mortes por infarto. Confira algumas doenças que a falta de exercício físico pode causar:

  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Pressão alta;
  • Atrofia muscular;
  • Distúrbios do sono;
  • Doenças cardíacas;
  • Problemas articulares.

Para evitá-las e ainda aumentar sua imunidade separamos alguns exercícios, confira no próximo tópico.

3 atividades físicas em casa para fortalecer a imunidade

Como fortalecer o sistema imunológico

Você já viu aqui nesse artigo que a prática de atividade física traz diversos benefícios para sua saúde. E se todos esses benefícios pudessem ser obtido com poucos materiais e sem gastar dinheiro algum? Pois é, existem algumas atividades físicas em casa para fortalecer a imunidade, veja:

#1 Prancha abdominal

Uma atividade simples que pode ser realizada em qualquer lugar. A prancha abdominal ativa a musculatura entre o abdome e o quadril, que é responsável pelo equilíbrio. Praticá-la ainda ajuda a aumentar sua resistência para lesões e reduz dores lombares.

#2 Elevação do quadril

A elevação do quadril tem a função de ativar a região pélvica e os glúteos, isso promove a melhora da resistência corporal e ainda ajuda na estabilização da articulação do quadril.

#3 Agachamento

Além de ajudar a definir a barriga, o agachamento aumenta a massa muscular das coxas. Ele ainda melhora a postura e fortalece as costas.

Como escolher a atividade física ideal para você

Antes de mais nada, é importante salientar que todos os exercícios físicos liberam hormônios, aumentam a autoestima, promovem o bom humor e ainda reduzem o estresse. Todos nós precisamos fazer o sangue circular, por isso é primordial realizar a prática dos exercícios.

Se você nunca fez nenhuma atividade física comece devagar. O ideal é escolher atividades mais adequadas ao seu estilo de vida, nível de resistência juntamente com o resultado esperado. O importante é não desistir no meio do caminho. Lembre-se sempre, a facilidade para a prática dos exercícios se adquire com o tempo.

Mas, a dica é na hora de escolher os exercícios ideais para você é dar prioridade às atividades que te proporcionem maior prazer.

Não exagere nos exercícios

Não adianta praticar atividades físicas em casa para fortalecer a imunidade sem nenhum controle. Exercitar-se em excesso pode suprir a função de defesa do corpo e aumentar a probabilidade de contrair uma infecção no trato superior.

O corpo humano não foi projetado para fazer exercícios de alta intensidade por muitas horas. Pois, o organismo consome glicogênio (reserva de carboidratos) durante a atividade e os hormônios de estresse são liberados.

Então, se você quer iniciar uma atividade para fortalecer o sistema imunológico em casa a dica é não exagerar nos primeiros dias, tá? Agora que você já sabe quais os exercícios fazer em casa que te ajudam a melhorar a defesa do organismo confira também: Quais são as melhores atividades físicas em casa para idosos.