A ansiedade é uma emoção que se caracteriza por sentimentos de tensão, preocupação, medo e estresse. Os sintomas são os mais diversos e geralmente são acompanhados por alterações físicas, tais como tremores, tonturas, boca seca, falta de ar e aumento da pressão cardíaca e arterial. Mas, você sabia que existem algumas bebidas caseiras que aliviam a ansiedade?

Embora ela faça parte da natureza humana, quando acontece de maneira frequente, a ansiedade pode se tornar um grande problema e interferir na rotina. Não é raro pessoas que recorrem a medicamentos para relaxar e diminuir o nível de estresse e ansiedade. Mas, é possível contar com algumas bebidas caseiras que acalmam e relaxam os músculos.

Com a correria do nosso dia a dia, nada melhor do que um momento tranquilo para esfriar a cabeça e relaxar, não é? Esse processo funciona individualmente para cada um. Para alguns ouvir uma música, praticar respiração lenta ou momentos em silêncio já aliviam a tensão. Mas, não há como negar que uma das melhores formas para se acalmar e desestressar é tomando uma bebida apropriada para essa situação. Leia também: alimentos que causam insônia.

Quando pensamos em bebida caseira para ansiedade logo nos vem à cabeça aquele chazinho de camomila, né? Mas, ele não é o único que tem esse efeito calmante. Continue a leitura desse artigo e confira as melhores bebidas para ansiedade sem sair de casa.

Como aliviar a ansiedade naturalmente

Além do apoio de um profissional, também é possível adotar alguns hábitos para controlar a ansiedade naturalmente, veja:

#1 Respire fundo

A respiração rápida e superficial é uma das característica da ansiedade, ao respirar rápido podemos ter tontura e acelerar o ritmo cardíaco. Dessa forma, a prática de exercícios de respiração profunda e lenta podem ajudar a restaurar os padrões normais e atuar como aliviador da ansiedade.

#2 Evite bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são sedativos naturais e ansiolíticos. Em outras palavras, consumi-las, a princípio, pode até te ajudar a se acalmar quando se está nervoso, mas após um tempo no organismo o álcool piora o quadro de ansiedade e ainda causa dependência. Leia também: Remédios para dormir efeitos colaterais.

#3 Foque na alimentação

Uma alimentação saudável é essencial para a saúde como um todo. Quando você ingere alimentos processados, com corantes, aromas e conservantes artificiais, pode ter alterações de humor. E mais, uma dieta rica em açúcares também pode afetar o temperamento. Então, se a ansiedade piorar após alguma refeição vale a pena reavaliar seus hábitos alimentares. 

#4 Se mantenha ativo

A prática de exercícios regulares faz bem tanto para saúde física quanto mental. Esse hábito ajuda como um excelente inibidor natural da ansiedade. Ao realizar atividades físicas são liberados hormônios que trazem sensação de prazer e bem-estar. Manter-se ativo ajuda a aliviar a ansiedade mesmo após horas da prática dos exercícios.

#5 Pratique a meditação

O principal fundamento da prática da meditação é o controle dos pensamentos e da mente.

É esse controle que traz a sensação de calma e alivia a ansiedade e o estresse naturalmente. Mesmo que por alguns minutos, a meditação diária é amplamente reconhecida para aliviar as tensões e manter a mente mais tranquila.

Em casos mais leves de ansiedade é possível buscar alternativas de alívio, como por exemplo ingerindo bebidas caseiras que melhoram o nervosismo e a ansiedade.

Qual a melhor bebida caseira para ansiedade?

bebidas para ansiedade sem sair de casa

Muitas vezes vivemos em uma rotina estressante, e em alguns casos para o alívio da tensão diária não há nada melhor do que uma xícara de chá quente. Existem inúmeras bebidas caseiras para ansiedade que irão ajudá-lo a se acalmar depois de um longo dia difícil. 

E o melhor de tudo, você não precisa de aparelhos domésticos especiais para prepará-las, porque essas bebidas podem ser feitas facilmente. Então, é só conferir a lista abaixo e comprar os ingredientes para fazer a sua bebida relaxante.

Suco de maracujá

Não teríamos como iniciar essa lista sem mencionar o clássico suco de maracujá. Ele é um excelente tranquilizante natural. Além de regular a pressão arterial, a fruta tem boas quantidades de flavonoides e alcaloides, nutrientes que atuam no sistema central como um relaxante muscular e tranquilizante natural. Ele é um velho conhecido no combate ao estresse e muitas pessoas o buscam com o intuito de relaxar. 

Água de coco

A bebida possui minerais que auxiliam na melhora da circulação sanguínea e funciona como uma excelente opção de calmante natural. Pode até parecer estranho que o coco seja um relaxante natural, mas por ser fonte de potássio e magnésio, ajuda a relaxar os músculos.

Chá de hortelã 

A hortelã ajuda na desintoxicação do corpo e atua como um diurético natural. E mais, ela tem ação vasodilatadora que auxilia na melhoria de dores. É um ótimo calmante natural, pois seus efeitos tranquilizantes agem no cérebro relaxando os músculos e reduzindo a sensação de cansaço.

Leite quente 

O leite possui cálcio que além de ajudar a deixar ossos e dentes mais fortes, esse mineral também favorece o relaxamento, pois baixa a pressão sanguínea. Outro nutriente que compõe o leite é o magnésio que também faz com que o corpo relaxe. A dica é tomá-lo quente. Visto que bebidas aquecidas provocam a sensação de aconchego.

Chá de camomila 

A camomila possui propriedades sedativas que aliviam dores em geral. Além de ser uma bebida caseira para ansiedade, ele combate o desconforto abdominal e é ótima para evitar a insônia.

Leia também:

 

Benefícios das bebidas calmantes

Bebidas caseiras para ansiedade chá de camomila

Diversos chás ajudam a relaxar, ter uma boa noite de sono e aliviar a ansiedade. As bebidas calmantes são fáceis de preparar e quando ingeridas diariamente ajudam a ter uma vida mais tranquila.

Confira alguns benefícios das bebidas calmantes:

  • São naturais;
  • Acalmam;
  • Auxiliam no sono;
  • Ajudam a relaxar;
  • Fáceis de fazer;
  • Possuem pouquíssimas contra indicações;
  • Contribuem para controlar a compulsão alimentar.

É importante lembrar que as bebidas calmantes atuam como um auxiliar. Ou seja, em casos de crises de ansiedade é necessário o auxílio psicológico e médico para que esses profissionais consigam avaliar o nível da doença.

Além de ingerir alguma bebida caseira para ansiedade, você também pode fazer pequenas mudanças em seu estilo de vida. Só para exemplificar, você pode destinar momentos em sua rotina para fazer o que mais ama e controlar melhor a sua jornada de trabalho.

Gostou do artigo? Veja também: Conheça os melhores chás para ajudar na insônia e depressão.