Dormir é uma atividade essencial para todo mundo. É durante o sono que nós descansamos, recuperamos as energias e que o cérebro e o corpo se preparem e se recuperam para enfrentar um novo dia com disposição. Sendo uma forma de como acordar mais disposto.

Mas, você sabia que o sono é dividido em ciclos? E que cada ciclo tem uma tarefa importante na qualidade do sono?

O que é e como funciona o ciclo do sono?

Do momento em que você dorme até quando acorda, o seu sono pode ser dividido em fases, você sabe quais são as principais fases do sono? Juntas, elas compõem o ciclo do sono e são utilizadas para definir e explicar melhor cada etapa que o corpo passa até atingir o sono profundo.

É como se fossem as marchas de um carro: você começa na primeira e para fazer o carro ganhar velocidade, você vai aumentando as marchas. No ciclo do sono, conforme você vai adormecendo e se preparando para entrar no sono profundo, vai percorrendo cada fase até completar o ciclo do sono e atingir o sono profundo.

Quais são e quanto tempo dura cada fase do sono?

O sono é dividido em várias fases, porque o corpo precisa percorrer alguns estágios para se preparar para entrar na fase REM (Rapid Eye Movement), ou a fase onde conseguimos sonhar e atingir o sono profundo.

Um ciclo completo do sono dura em média 90 minutos e um adulto saudável precisa de 4 a 5 ciclos por noite. Ou seja, é daí que vem a ideia de dormir cerca de 8 horas por dia, para que a média de ciclos seja atingida durante o seu sono.

A latência do sono é um período de mais ou menos 15 minutos antes de você começar a entrar nos primeiros estágios do sono.

Sono leve compreende os estágios 1 e 2 do seu ciclo do sono. Aqui, o corpo começa a adormecer, mas a mente ainda permanece em alerta. Sabe quando você está dormindo, mas um barulho qualquer, como alguém entrando no seu quarto, te acorda? É porque você ainda está na fase do sono leve. Geralmente, você passa cerca de 10 minutos na primeira fase e 20 na segunda.

Depois do sono leve a gente entra no sono profundo. A fase 3 do nosso ciclo do sono é onde passamos a maior parte do tempo. Aqui, hormônios específicos são produzidos e a mente se desliga para que o corpo possa começar a descansar.

Depois de entrar em sono profundo, nós vamos para a fase 4: o REM. 

O que é o sono REM?

Sabe quando você tem aquele sonho maluco? É aqui que acontece. REM significa Rapid Eye Moviment, ou Movimento Rápido dos Olhos, e é nomeada assim porque movimentamos muito e rapidamente os olhos quando entramos nela.

Durante o REM o coração se acelera e os sonhos aparecem. Além disso, a mente descansa mais sendo capaz de analisar e armazenar as memórias dos acontecimentos dos dias. A última fase do sonho dura em média 10 minutos, mas a sua frequência e duração vão aumentando do meio para o final do período de sono.

Para qualquer pessoa atingir o sono REM só é preciso dormir! Na verdade, ele é alcançado naturalmente, sem grandes segredos. Você só precisa prestar atenção para ver se não acontecem microdespertares, que são pequenas interrupções do ciclo do sono, que podem te impedir de chegar ao sono REM.

Pessoas com distúrbios do sono geralmente possuem mais dificuldade de atingir a fase REM, por isso elas costumam acordar cansadas.

ciclo do sono como funciona

Como funciona o ciclo do sono

Qual a diferença entre sono leve e profundo?

Existem algumas diferenças entre sono leve e profundo são nas alterações das ondas cerebrais e nas atividades que o próprio corpo passa.

Na fase do sono leve, que são os estágios 1 e 2, o corpo produz vários hormônios diferentes e a frequência das ondas cerebrais são mais lentas. Já na fase de sono profundo, ou sono REM, a mente consolida suas memórias e tudo o que você aprendeu durante o dia, aqui a frequência das ondas cerebrais aumenta.

É por isso que quando se recomenda que você durma bem antes de uma prova tem uma base científica por trás, já que através do sono vai ser bem mais fácil reter e absorver tudo o que você aprendeu durante o dia.

Existe algum tempo ideal de sono?

Não, porque isso varia muito de acordo com a idade e o que seu corpo precisa para você acordar se sentido descansado na manhã seguinte. O que temos hoje são recomendações de acordo com a idade e uma média geral. Vamos lá?

  • 4 a 11 meses: 12 – 15 horas
  • 1 a 2 anos: 11 – 14 horas
  • 3 a 5 anos: 10 – 13 horas
  • 6 a 13 anos: 09 – 11 horas
  • 14 a 17 anos: 08 – 10 horas
  • 18 a 64 anos: 07- 09 horas
  • + de 65 anos: 07 – 08 horas

É claro que isso é só uma média. Você pode se sentir melhor pela manhã com mais ou menos horas de sono. Mas, lembre-se de respeitar os seus ciclos do sono!

como funciona o ciclo do sono sono profundo

E como fazer para aumentar o descanso?

Agora que você já sabe como funciona o ciclo do sono, existem algumas coisinhas que você pode fazer que vão aumentar a qualidade do seu sono e fazer com que você aproveite ainda mais cada fase e ciclo do seu sono.

Olha só as nossas dicas:

  • Mantenha uma rotina;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Tenha uma dieta saudável e balanceada;
  • Evite beber e fumar;
  • Não coma antes de dormir, espere pelo menos duas horas;
  • Evite bebidas estimulantes (café, refrigerantes etc.);
  • Não use eletrônicos antes de dormir (tchau celular na cama!);
  • Invista em um colchão confortável.

Leia também:

Mas, por que eu tenho que investir em um bom colchão?

Todas as nossas dicas são fáceis de fazer e mesmo que algumas delas possam exigir que você se consulte com um especialista, como nutricionista ou um médico especialista, para determinar uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios físicos adequadas, o colchão só precisa agradar a você.

Afinal, dormir em um colchão desconfortável é péssimo para o seu sono, humor e também para o seu corpo.

Por isso, invista em um colchão tecnológico que deixe você confortável e bem posicionado à noite. O uso de travesseiros também é essencial, porque a combinação dos dois é o que vai deixar o seu corpo na posição correta e evitar dor nas costas ao acordar.

Além disso, o uso de um bom colchão e travesseiro também evitam aqueles microdespertares e que você se mexa muito à noite e atrapalhe o seu ciclo do sono e o seu descanso.

Se quiser, pode contar com nossos especialistas do sono para ajudar a ter o colchão perfeito para o que você precisa. Os colchões Sono Quality contam com 9 terapias e até 20 diferentes tipos de massagens para você dormir e acordar beeeeem relaxado.

 


Gostou do nosso conteúdo? Confira também: