Quando a relação é pautada no carinho, respeito e delicadeza, as crianças começam a desenvolver um conceito do que é família e ganham a oportunidade de reconhecer os mais velhos, aprendendo a respeitá-los. Nesses relacionamentos afetivos entre avós e netos, ambas as partes saem ganhando. Neste momento de isolamento que estamos enfrentando, a convivência se tornou ainda mais forte, então trouxemos 10 maneiras de ocupar as crianças. Veja dicas de como manter seus netos ocupados!
O apoio dos avós para a criação da geração mais nova da família é muito importante, afinal os idosos contribuem muito repassando seus conhecimentos e histórias para os mais novinhos. Eles se tornam referência em muitos momentos da vida. Além disso, ajudam a cuidar das novas gerações mantendo algumas tradições de família sempre presente no convívio. Leia também: excesso de sono em idosos.
Atualmente, a maior recomendação é manter o isolamento social. Escolas estão fechadas, os pais estão trabalhando remotamente e com isso, um novo desafio aparece para as famílias: entreter as crianças. Se você tem a oportunidade de estar junto dos seus netos nesse momento, aproveite para estreitar os laços afetivos passando tempo juntos e ajudar a distraí-los. Confira abaixo algumas dicas para manter os netos ocupados em tempos de isolamento!
Como manter os netos ocupados em tempos de isolamento?
É importante mencionar que para as crianças em idade escolar e que as atividades continuam remotamente, estabelecer uma rotina e os horários de estudos é de extrema importância. Desta forma, além do desenvolvimento educacional não ser atingido, a criança também terá uma noção mais ampla e maior disciplina futuramente. Leia também: Atividades físicas em casa para fortalecer a imunidade.
Aproveite para interagir mais com os filhos e netos, optando por atividades lúdicas que faça a criança gastar bastante energia. Que tal estabelecer uma rotina de leitura com eles também? Vai ajudá-los a desenvolver um maior interesse nos livros e distraí-los com as histórias!
Se você está em dúvida de por onde começar, trouxemos algumas brincadeiras para distrair as crianças. Confira abaixo!
10 Ideias para brincar e maneiras de ocupar as crianças
Procure dividir o tempo entre atividades que exigem mais esforço físico e atividades que necessitam maior concentração. É o momento propício também, para tirar tanta atenção dos objetos eletrônicos e trabalhar o lado lúdico dos pequenos. Você pode ensinar as brincadeiras da sua época para eles e mostrar interesse em conhecer as brincadeiras atuais também. Dançar, brincar e jogar fará bem para as crianças e para os avós, tendo como foco principal, a interação entre si! Confira também: Atividades físicas em casa para idosos.
#1 Amarelinha
Desenhar o caminho no chão com giz e jogar o marcador de onde a criança não pode pisar. Essa brincadeira poderá desenvolver o equilíbrio e os conhecimentos da criança com matemática. Você pode estar ali com ele e torcer muito!
#2 Cantigas de roda
Sentar no chão, dar as mãos e cantar. Isso é, literalmente, tudo que você vai precisar para brincar com os netos. Você pode relembrar as cantigas de sua época e ensiná-las para os seus netos trazendo aquela gostosa nostalgia dos velhos tempos. Que tal começar com escravos de Jó? O cravo e a rosa? Não deixe ciranda-cirandinha e muitas outras de fora!
Algumas das canções acompanham coreografias, e vai funcionar como um estímulo para colocar o corpo em movimento.
#3 Bolinha de gude
Brincar com bolinha de gude é outro clássico. Você pode mostrar aos seus netos como era a forma mais jogada nos seus tempos de criança. Vocês podem desenhar um pequeno circuito no chão com giz e fazer uma competição!
#4 Futebol de botão
Se você tiver pouco espaço em casa, o futebol de botão é ideal para distrair as crianças. Com botões, ou até mesmo tampinha de garrafas, crie uma partida miniatura de futebol com os netos.
#5 Mímica
Uma brincadeira divertida e até silenciosa: mímica. Você pode dividir os seus netos em dois times e, apenas com gestos, tentar adivinhar o que ele está tentando dizer. Essa é uma brincadeira que vai divertir toda a família.
#6 Esconde-esconde
Brincar de esconde-esconde é entretenimento na certa. Para distrair as crianças, peça para que elas se escondam pela casa, conte até 10 e vá procurá-los. Essa é mais uma brincadeira que vai gastar bastante energia dos pequenos.
#7 Bolha de sabão
Misture água com sabão, pegue um canudo para assoprar e pronto: a diversão vem ao tentar fazer bolhas gigantes!
#8 Estátua
Coloque uma música divertida para tocar e deixe as crianças dançarem. Ao apertar stop, todo mundo vira estátua e você tentar fazê-los rir para perder na brincadeira. Ouvir música e se divertir? Aqui está garantida a diversão!
#9 Pega Vareta
Essa é uma das brincadeiras mais antigas dessa lista: pegue várias varetas coloridas e uma branca ou preta. O objetivo da brincadeira é pegar uma vareta de cada vez sem que as outras se mexam. Aqui, a criança vai aprender a ter paciência e se divertir ao mesmo tempo.
#10 Jogos de Tabuleiro
Para desenvolver a concentração, não há nada melhor do que os jogos de tabuleiro. Você pode ensiná-los a jogar damas e quem sabe, até xadrez. Com certeza, vai reviver seus tempos de infância.
Além das várias brincadeiras que listamos, você pode transformar algumas tarefas diárias em divertimento para as crianças: deixe-as ajudar na preparação do almoço e organizar os próprios brinquedos. Além de estender o tempo juntos, você vai ajudá-los a desenvolver senso de organização também!
Confira também:
Alguns cuidados são necessários
É importante lembrar que as crianças têm muita energia e pode ser um pouco difícil para os avós acompanharem. É preciso tomar certos cuidados e não realizar atividades muito intensas e que podem prejudicar a saúde. Nesses tempos de isolamento e pandemia, algumas precauções quanto à higiene também estão sendo reforçados: lembre os pequenos de lavar as mãos com certa frequência, mesmo em casa e ensiná-los a maneira correta de lavar as mãos.
Faça algumas pausas para descansar e oriente as crianças a ler um livro, pintar ou assistir algum desenho. Além de tirar um tempo para ambas as partes descansarem, também vai recarregar as energias para mais uma rodada de diversão e distração para as crianças.
Garantia de uma boa noite de sono
Gastar energia, se divertir brincando e estar junto de quem gostamos nos traz uma sensação muito boa e prazerosa, diminuindo o estresse. Isso facilita para que as crianças tenham uma boa noite de sono, uma vida mais saudável e mais equilibrada. Mesmo enfrentando o que estamos passando nesses momentos tão difíceis, tenha certeza de que tudo vai passar e logo menos, estaremos todos mais unidos do que nunca!
Gostou da nossa publicação? Confira as nossas outras postagens:
Deixar um comentário