Como fazer uma criança agitada dormir tem dias que parece uma missão impossível. Ainda mais em tempos de isolamento social onde elas não têm tanta liberdade para brincarem com seus amiguinhos ou fazerem atividades fora de casa.

Mas, não se preocupe! Nós vamos ajudar você a saber como fazer uma criança agitada dormir com algumas dicas simples. Vamos começar?

O que fazer quando a criança não dorme?

Nada de desespero! Para ajudar a fazer as crianças a dormirem é importante que se estabeleça uma rotina para elas. Ou seja, sempre faça com que elas vão para a cama no mesmo horário. Assim, quando vai chegando o momento de dormir o corpo já começa a desacelerar e a se preparar para dormir.

Fora isso, ainda temos mais algumas dicas para ajudar:

  • Leia uma história: isso pode ajudar a acalmar a criança e provocar sonolência. É importante também que se tenha limites, nada de “mais uma história!”;
  • Canção de ninar: elas acalmam as crianças e podem ser um bom momento para se passar com elas;
  • Chá de camomila ou leite quente: eles ajudam a acalmar e provocam uma sensação gostosa de bem-estar que ajudam a aumentar o sono. Mas é bom esperar um pouco antes de dormir;
  • Xô monstros!: outra dica é acabar com os medos que elas possam ter, aqui vale uma boa conversa ou transformar isso em um momento divertido ao “caçar os monstros” junto com elas e demonstrar que não existe nada;
  • Nada de telas: antes de dormir é bom evitar telas de TV, celulares e videogames, porque as luzes emitidas estimulam e afastam o sono.

Fora isso, é bom também manter o ambiente bem tranquilo e confortável para que elas peguem no sono mais rápido. Caso elas não queiram que o quarto fique muito escuro, a luz de um abajur ou luz noturna podem ajudar a espantar medos e ansiedades.

como fazer uma criança agitada dormir

 

Como fazer a criança dormir a noite toda?

As dicas que citamos acima podem ser uma boa forma de fazer as crianças dormirem a noite toda. Mas lembre-se de que estabelecer uma rotina é essencial para que elas se acostumem com um horário, assim o próprio corpo já sabe que está chegando a hora de dormir.

Outra coisa importante é começar a ensinar a criança a adormecer sozinha. Mesmo que ela acorde no meio da noite, não precisará da companhia de um adulto para voltar a pegar no sono.

O que não fazer?

Nós já falamos de como fazer uma criança agitada dormir, mas você sabe o que deve ser evitado? Algumas atividades e alimentos não podem ser feitos ou consumidos à noite, porque deixam as crianças ainda mais agitadas e afastam o sono:

  • Nada de refrigerantes ou bebidas com cafeína, porque são estimulantes;
  • Nada de atividades físicas mais intensas;
  • Chega de TV e telas.


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Como atividades físicas em casa estão incluídas brincadeiras que agitam demais as crianças e acabam afastando o sono delas. Se elas quiserem brincar e se divertir, o recomendado são atividades mais lúdicas e calmas, como uma boa leitura, pintar e desenhar.

TV e videogames? Podem parecer uma boa distração para as crianças em isolamento social. Mas é liberado só durante o dia, porque à noite a luz emitida pelas telas diminui a liberação da melatonina, que é o hormônio que provoca o sono, e deixam as crianças ainda mais agitadas.

Maneiras de como fazer uma criança agitada dormir

Quantas horas de sono são necessárias para uma criança?

Crianças estão em fase de crescimento e precisam do sono para ajudar a se desenvolverem completamente e sem problemas. A quantidade de horas de sono para uma criança depende muito da sua faixa etária, mas gira em torno das nove horas diárias.

A Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) publicou um estudo no jornal científico Journal of Clinical Sleep Medicine, com os resultados de sua pesquisa sobre as horas necessárias de sono por dia de acordo com cada faixa etária. Olha só:

  • 04 – 12 meses: 12 a 16 horas
  • 01 – 02 anos: 11 a 14 horas
  • 03 – 05 anos: 10 a 13 horas
  • 06 – 12 anos: 09 a 12 horas
  • 13 – 18 anos: 08 a 10 horas

Mas é consenso entre todos os especialistas do sono que dormir bem e na quantidade de horas recomendada para cada faixa etária ajuda a melhorar a atenção, comportamento, aprendizagem e na saúde mental e física.

Quando não se dorme o mínimo necessário as chances de desenvolver problemas de saúde, como obesidade, diabetes, depressão etc., aumentam. Não importa a idade, todos devem dormir a quantidade certa de tempo para se sentirem descansados, alertas e para melhorar a sua saúde.

Viu como fazer uma criança agitada dormir direito todas as noites é muito importante?

Como fazer os netos dormirem melhor durante o isolamento social?

O isolamento social mudou a rotina de todo mundo, especialmente as crianças já que as escolas estão fechada e muitas delas estão tendo aulas online e a distância.

Mesmo assim é importante que as crianças continuem tendo a estabilidade de uma rotina para seguirem. Então, determine horários para acordar, estudar, comer, brincar e dormir. Assim, o próprio corpo não sai da rotina que a criança estava acostumada e não sofre quando precisar voltar para a escola.

Agora, se você é avô ou avó, a gente sabe que adora mimar e fazer a alegria dos netos. Mas é importante que mesmo quando eles estejam com você que a rotina deles seja seguida à risca.

Viu como fazer uma criança agitada dormir não precisa ser uma missão impossível?

 


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