O ano de 2020 começou de uma maneira atípica para muitos de nós. A Organização Mundial da Saúde classificou o COVID-19, o coronavírus, como uma pandemia e logo, muitas rotinas e hábitos tiveram que mudar por conta desse acontecimento. É importante sempre lembrar dos cuidados para manter o seu corpo bem. Hoje trouxemos algumas dicas para que você saiba como aumentar a imunidade do corpo e mantê-la em dia durante o isolamento social!

Uma forma de se precaver contra a maior proliferação e disseminação do vírus, é o isolamento social. É de extrema importância não abrir mão dos cuidados com a saúde, estimular e fortalecer o seu sistema imunológico em casa, para se manter forte nesse momento. Mas, não entre em pânico. Nós iremos ajudar você nessa tarefa. Confira!

Você sabe o que é imunidade e para o que ela funciona? 

A imunidade, também conhecida como sistema autoimune, é a defesa do corpo humano composta por células, tecidos, proteínas e órgãos que agem contra os microrganismos infecciosos, formando uma barreira que nos protege de doenças. Porém, se o funcionamento do sistema imunológico não estiver correto, ou seja, se ele estiver baixo, causará diversos sintomas também.

No cenário atual, é muito importante que o sistema imunológico esteja fortalecido prevenindo o contágio de doenças. Uma imunidade alta torna o nosso organismo mais vigoroso e resistente. Várias atitudes diárias e pequenas ações colaboram para que o sistema imunológico esteja forte para evitar infecções e gripes. 

Quais os tipos de imunidade? 

Podemos classificar a imunidade em inata e adquirida. Confira um pouco mais sobre cada uma delas:

  •  Inata

A imunidade inata é aquela em que o indivíduo já nasce com ela e está sempre presente no organismo de pessoas saudáveis. Esse tipo de imunidade atua de forma bem rápida, evitando a entrada de microrganismos e combatendo os que conseguem entrar nos tecidos do hospedeiro.

Esse tipo de imunidade é capaz de prevenir e até mesmo controlar diversas infecções. Leia também: Como se prevenir do novo coronavírus.

  •  Adquirida

Já a imunidade adquirida, também pode ser conhecida como adaptativa, acontece depois do contato com o agente invasor. O agente invasor, seja ele, um vírus, uma bactéria. É uma imunidade específica desse agente. Leia também: Qual a diferença entre vírus e bactérias?

Como saber se estou com a imunidade baixa? 

Quando a defesa do nosso corpo está baixa, alguns sintomas são aparentes. Fique de olho e siga as dicas que daremos ao final desse artigo, para evitar que o seu sistema imunológico fique enfraquecido!

Alguns dos sintomas mais comuns que denunciam uma imunidade baixa são:

  • Infecções
  • Febre frequente e calafrios
  • Cansaço excessivo
  • Diarreias, náuseas e vômito
  • Excesso de sono

Se você sente sintomas frequentes de gripe e resfriados, pode ser que o seu corpo não esteja desenvolvendo defesa suficiente para se proteger.

Será que é possível manter a imunidade alta em tempos de coronavírus? 

Se você já se questionou isso, saiba que a resposta é sim!

É preciso lembrar que não há nenhum alimento milagroso que garante que você não será contagiado pelo coronavírus. A melhor forma de prevenir é manter o distanciamento social, restringir o contato físico e mantendo as recomendações de higiene que são ressaltadas pela OMS.

No entanto, ter a sua imunidade fortalecida é uma das maneiras para que a recuperação seja mais rápida e eficiente. Tanto contra o coronavírus, quanto contra outras patologias que você possa ter futuramente.

Outro fato interessante sobre a imunidade, acontece quando ela está alta demais. Quando a resposta imunológica é exagerada constitui-se o que chamamos de alergia. O organismo reage de maneira muito exagerada ao agente agressor, até mesmo desproporcional. Essa reação exagerada pode causar danos aos próprios organismos de defesa.

Dicas e hábitos para aumentar a imunidade 

Para ajudar você a aumentar a sua imunidade durante os tempos de isolamento social, reunimos algumas dicas que serão essenciais para fazer a diferença no seu dia a dia:

Mantenha uma boa alimentação e hidratação!

A principal dica para que a sua imunidade se mantenha boa durante os tempos de pandemia é manter uma boa alimentação. Reduza o consumo de alimentos industrializados que além de não adicionam muitos benefícios para o corpo, podem aumentar o estresse. Organize uma dieta variada com alimentos frescos!

Come vegetais variados (frutas, verduras e legumes) que são ricos em vitaminas, minerais e fibra. Além disso, certifique-se de ter uma boa rotina de hidratação, bebendo bastante água!

Faça exercícios e dê adeus aos vícios!

Praticar atividades físicas vai te ajudar e muito na missão de aumentar a imunidade. Além de reduzir o estresse e ansiedade, vai melhorar sua memória. Vai te ajudar a controlar o peso corporal e o seu condicionamento físico vai ser aprimorado também. Ah, e o sono? Vai ficar melhor ainda!

Procure reduzir o tempo que você fica no celular e outros vícios. Pegue aqueles trinta minutos que você fica no celular e faça exercícios. Vai te ajudar bastante.

Como aumentar a imunidade do corpo e mantê-la em dia

Evite o estresse e tome sol

O estresse é um dos grandes causadores da baixa imunidade, sabia? Fique longe de situações estressantes. Um grande aliado para a imunidade alta é o sol. Além de ajudar a repor a vitamina D, vai energizar as células do seu organismo.

Preservar uma boa higiene é essencial!

Em tempos de pandemia, o que mais vemos são as recomendações para manter uma boa higiene, não é mesmo? Não as ignore! As práticas higiênicas ajudam a manter o seu sistema imunológico lá no alto!

Mantenha suas vacinas em dia

Mantendo suas vacinas em dia, você vai criar anticorpos contra vírus e bactérias sem nem ao menos ter ficado doente. Assim, o organismo vai desenvolver a defesa contra esses patógenos.

Uma boa noite de sono

Se desconectar do mundo, pode ser um pouco difícil. Em tempos de isolamento social, pode parecer impossível. Mas calma, apesar de ser difícil, ter boas noites de sono é essencial para que a sua imunidade se mantenha alta e fará toda a diferença na sua qualidade de vida. Quando há privação de sono na sua rotina, a sua imunidade pode ser reduzida, e situações de estresse serão mais frequentes.

Preserve o seu sono! Que tal investir em um dos nossos colchões?

O aumento da sua imunidade e de diversos indivíduos vai garantir uma melhor qualidade de vida e fará a diferença, não apenas no momento atual que estamos vivendo: mas para a vida toda.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e preencher o nosso formulário para receber mais conteúdos como este!  

 


Confira também: