Como se prevenir da imunidade baixa pode parecer difícil, mas seguindo as nossas dicas e mudando alguns hábitos você vai aumentar o poder do seu sistema imunológico e se proteger de doenças.

Antes de mais nada, você sabe o que é o sistema imunológico e o que é a imunidade baixa?

O sistema imunológico funciona como as defesas do nosso corpo. Ou seja, eles identificam os organismos estranhos, como vírus, bactérias, toxinas etc. que entram no nosso corpo e os eliminam. É claro que, muitas vezes, ele precisa de uma ajudinha para eliminar tudo, e é aí que entram as vacinas, antibióticos e outros remédios. Leia também: Qual a diferença ente vírus e bactérias?

Agora, a imunidade baixa é quando o nosso sistema imunológico não está em condições de reagir de forma adequada e ser eficiente contra esses organismos invasores e as agressões sofridas. Imunidade baixa é muito perigoso, porque nossas defesas não conseguem impedir a entrada de doenças que poderiam ser evitadas, como algumas gripes e infecções.

Leia também:

Mas, o que causa baixa imunidade no corpo humano?

Existem vários fatores que podem diminuir a nossa imunidade. Situações estressantes e maus hábitos podem ajudar a baixar a sua imunidade e comprometer a eficiência do seu sistema imunitário. Mas, além da rotina desregulada, outro fator que pode ser a causa da imunidade baixa é a genética.

Nesse caso, é sempre bom se consultar com um médico para avaliar se o que você tem é devido aos seus hábitos ou uma predisposição genética.

As principais causa de baixa imunidade podem ser:

  • Má alimentação
  • Falta de vitaminas e outros nutrientes
  • Estresse
  • Falta de exercícios físicos
  • Fumar
  • Bebidas alcoólicas
  • Dormir mal
  • Algumas doenças, como HIV, diabetes, colites e problemas cardíacos e pulmonares

 

Como saber se está com a imunidade baixa?

Se você quer saber se está com a imunidade baixa, pode começar avaliando se possui alguns dos principais sintomas de uma imunidade baixa. É claro que, o auto diagnóstico não é a melhor saída, por isso não se esqueça de procurar um médico para um diagnóstico mais preciso e o melhor tratamento para o que você precisar.

Então, quais são os principais sintomas de uma imunidade baixa?

  • Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
  • Doenças simples, mas que demoram a passar, como gripe;
  • Febre frequente e calafrios;
  • Olhos frequentemente secos;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sono excessivo;
  • Diarreia por mais de 2 semanas.

 

Se você tiver um ou mais desses sintomas é recomendado que você procure um médico!

Agora que você já sabe o que é a baixa imunidade e seus principais sintomas, vamos mostrar como se prevenir da imunidade baixa!

 

dicas de omo se prevenir da imunidade baixa

Quais são os hábitos para evitar a imunidade baixa?

Existem alguns hábitos e receitas caseiras que podem ajudar você a aumentar a sua imunidade e evitar que ela fique baixo e te deixe vulnerável a doenças e outras infecções. Por isso, separamos as 8 melhores dicas para se prevenir da imunidade baixa:

Hidrate-se!

É essencial que você mantenha o seu corpo sempre hidratado. Dê preferência para água, chás e sucos naturais. Deixe de lado refrigerantes, bebidas alcoólicas e industrializadas.

Leia também:

Alimente-se bem

Verduras, legumes e frutas são essenciais para proporcionar todos os nutrientes que o seu corpo precisa. Na dúvida, vale consultar um especialista em nutrição para saber o que seu corpo mais precisa e quais alimentos melhor se encaixam no seu dia a dia.

Dê tchau aos vícios

Não que você precise abandonar tudo, mas faça com moderação. Nada de chocolate, bebidas alcoólicas ou refrigerantes todos os dias, mas de vez em quando pode até ser liberado um pouquinho. ;)

Exercite-se!

Ficar parado não faz bem para ninguém. Por isso, levante-se e se mexa. Vale desde uma dança na sala de casa, alguns exercícios dentro de casa ou uma caminhada. Mas, lembre-se de seguir os protocolos de segurança para evitar o contágio do coronavírus.

Leia também:

Seja mais zen

O estresse é uma forma do corpo lidar com ameaças. Antes, ele foi essencial para nos manter vivos num mundo cheio de predadores. Mas hoje isso não é mais necessário. Por isso, faça alguma coisa para relaxar e espantar o estresse: tenha um hobby, medite ou, olha só, faça um exercício físico!

Seja limpinho ;)

Higiene é essencial para ajudar o seu organismo a evitar doenças. Afinal, muita coisa pode ser evitada se você lavar as mãos e alimentos corretamente.

Vacinas em dia

Melhor prevenir do que remediar. Existem várias doenças perigosas que já foram erradicadas graças às vacinas, então faça a sua parte e proteja a si mesmo e a quem não pode tomar vacinas. Aliás, sabia que o sarampo, que já tem vacina para prevenir, pode impactar, e muito, o seu sistema imunológico? Então, deixe sua caderneta sempre atualizada!

Tenha uma boa noite de sono

Como não podia deixar se ser aqui no Blog do Soninho, uma das nossas principais dicas é relacionada ao sono. Afinal, sabia que dormir bem tem um papel fundamental em como se prevenir da imunidade baixa?

Isso mesmo, é porque durante o sono ocorre a produção de melatonina que também tem a função de fortalecer o sistema imunológico. Fora isso, quando você dorme bem se sente mais tranquilo e relaxado, o que pode ser bom para diminuir irritações e estresses que todo mundo tem durante o dia a dia.

Aliás, quer algo para complementar as dicas 5 e 8? O colchão Sono Quality possui até 20 massagens relaxantes que você pode programar com o controle remoto ou através do aplicativo pelo celular para ir dormir ou acordar com uma deliciosa massagem. Bom, né?

 


Gostou do nosso conteúdo? Confira também: