Em tempos de pandemia, todos tentam se proteger o máximo possível. Os cuidados não devem ser apenas no lavar das mãos e no uso do álcool em gel. É preciso que a sua casa e ainda mais, o seu quarto, esteja organizado e higienizado visto que o nosso tempo neste cômodo acaba sendo maior enquanto estamos de isolamento social. Hoje, trouxemos 7 dicas de como manter o quarto organizado durante a pandemia de Covid-19.

Pensar em formas estratégicas de manter o seu quarto organizado e aconchegante pode parecer complicado nesse momento. É necessário também, reforçar a higiene do ambiente visto que o vírus da Covid-19 consegue sobreviver por períodos muito longos nas superfícies. A higienização e organização vai muito além de estar arrumado ou não. Leia também: Maneira correta de lavar as mãos. Está meio perdido de como organizar o seu quarto? Não deixe de ler esse artigo!

Organização é importante! 

Se usássemos o nosso quarto apenas na hora de dormir, com certeza seria mais fácil de mantê-lo limpo e organizado. Mas agora, nesses tempos de recomendação de isolamento social, descobrimos que a utilidade desse cômodo vai muito além do uso da cama, não é mesmo?

Muitas pessoas o usam para trocar de roupa, ver televisão, estudar e até mesmo trabalhar. E agora, temos que redobrar o cuidado com a limpeza quando precisamos sair na rua e voltar para dentro de casa. Ter uma decoração legal e uma mobília combinando, é muito bacana. Porém, se você tem medo de entrar no seu quarto com a luz apagada porque sabe que vai tropeçar em algum objeto jogado no chão, é hora de tomar algumas medidas para que isso deixe de acontecer.

Pense no espaço do seu quarto como um todo. Se você tem uma rotina de estudos nesse cômodo, é importante prestar atenção na iluminação. A disposição dos móveis também é importante para que você se sinta confortável no seu quarto, diminuindo a ansiedade de ficar andando pela casa enquanto fica de quarentena.

E se parece impossível organizar um quarto um pouco menor, calma! Realmente não é tão simples e quase sempre resulta na falta de espaço para deixar tudo devidamente organizado e com conforto. Contudo, você ainda pode pensar em usar cada espaço com sabedoria. Vamos te ajudar com isso, confira!

Dicas para organizar e transformar o seu quarto

O quarto é um ambiente que tem o poder de nos transmitir uma grande tranquilidade. Para você que tem ficado mais tempo em casa devido a pandemia e tem conhecido mais a fundo o seu cômodo de descanso, sabe que ele precisa ser confortável, afinal, nunca ficamos tanto tempo em casa, não é mesmo?

Confira nossas dicas para organizar e transformar o seu quarto!

  Um passo de cada vez

Se você se considera um grande bagunceiro e essa característica se expandiu ainda mais nesse período de isolamento, tenha em mente que você tem tempo para organizar todo o seu quarto. Você não precisa, necessariamente, organizar tudo em uma tarde. Vá um passo de cada vez!

Arrume a cama!

Você pode e deve começar com o ato mais simples após a acordar: arrumando a cama. Essa tarefa tomará menos de cinco minutos do seu dia e fará toda a diferença ao seu ambiente de descanso. O seu quarto automaticamente se tornará mais convidativo para a próxima noite de descanso. Após arrumar a sua cama, pode ter certeza que se tornará mais fácil a organização do resto do ambiente.

 Que tal organizar as gavetas e o armário?

Procure utilizar gavetas finas ou substituí-las por móveis e objetos que possam ser usados com a mesma função das gavetas. Caixas, gaveteiros, cestos e até mesmo prateleiras. Se o seu armário não possui um separador para organizar os seus acessórios, você pode investir em caixas pequenas para arrumá-los. Além disso, lembre-se da praticidade que os seus dias ganharão se você organizar as roupas, usar cabideiros e guardar apenas aqueles itens que você realmente usa. Um armário muito cheio é mais difícil de manter sempre organizado.

Leia também:

Você também pode otimizar o espaço do seu armário: evite dobrar demais as roupas. Roupas dobradas mais de três vezes, ocupam mais espaço. Use cabides resistentes, usa caixas que você possa empilhar na vertical e utilizar melhor o seu espaço e evite colocar muitas roupas volumosas ao lado uma da outra.

Na falta de espaço, pense estrategicamente

A principal dica para quem possui um quarto pequeno é evitar o acúmulo de objetos desnecessários. Você investir em acessórios mais compactos como nichos, prateleiras penduráveis, sapateiras, cama com gavetas inclusas e até ganchos de parede. Você pode até mesmo fazer um abajur suspenso, sabia disso?

Evitar o acúmulo de móveis é importante se o seu espaço é um pouco limitado. Se você conseguir se desapegar de alguns itens, organizar o seu quarto será mais fácil.

 Chega de bagunça no seu móvel de cabeceira!

No seu móvel de cabeceira você pode organizar objetos que você costuma usar no dia a dia. Aquele livro que você está lendo ou aquela revista que você folheia para passar o tempo. Você deixar organizado os seus produtos de uso diário como cremes e perfumes.

Mantenha seus objetos sempre no mesmo lugar

Se você tem o costume de deixar os objetos sempre no mesmo lugar, você os acha mais facilmente. Então você pode investir em uma pequena bandeja para deixar em cima do seu móvel de cabeceira para deixar seus acessórios como relógios, anéis, brincos e outros!

 Organize o seu espaço de estudos e trabalho

Procure uma mesa com as medidas suficiente para alocar o seu computador e tudo aquilo que você considera essencial para a organização do seu espaço: porta canetas, blocos de anotações e materiais de trabalho e estudo que você utiliza com certa frequência.

Você poderá organizar os seus documentos importantes e livros de estudos em algum gaveteiro mais simples. Você não precisa de estantes enormes para que o seu espaço fique organizado: otimize o ambiente sem sobrecarregá-lo!

Com essas dicas, você poderá deixar o seu quarto mais aconchegante e organizado. Que tal aplicá-las?

Como desinfetar o seu quarto? 

Como manter o quarto organizado: melhores dicas

Além da organização, precisamos reforçar a nossa higienização para que estejamos protegidos da pandemia, dentro da nossa própria casa. Confira algumas dicas que reunimos para reforçar a higienização do seu quarto:

Limpe a sua cama com frequência

É muito comum que as camas acumulem ácaros e pó. Isso pode causar incômodo e desconforto ao nosso corpo e como estamos dentro de casa o tempo todo, isso pode aumentar e causar alergias. Tenha o hábito de trocar os lençóis e fronhas de sua cama com certa regularidade. Lave os edredons, cobertores e se você usa capa para o colchão, é importante não a deixar fora da lista!

Agora é preciso limpar cada cantinho do seu ambiente para que a ocorrência de vírus e germes seja menor. Sacudir as cobertas, limpar o chão e as janelas com álcool e até mesmo aspirar os travesseiros vão te ajudar nessa tarefa!

Leia também:

 Desinfetar o seu colchão é importante

O colchão é o nosso local de repouso, certo? Ele costuma absorver o suor do nosso corpo e também acaba acumulando uma grande quantidade de pó. Você precisa desinfetá-lo com certa frequência para que os germes e bactérias não possam causar problemas de saúde.

Você sabia que a Sono Quality possui um Sistema de Tecnologia Zero Bactérias? O tratamento é realizado com um produto americano exclusivo, eliminando em até 99,999% a quantidade de vários germes causadores de doenças. Não deixe de conferir!

Leia também:

Limpe os travesseiros

Com os travesseiros ocorre o mesmo que acontece com os colchões: ele acaba absorvendo o suor, então é extremamente importante limpá-los também!

Troque as fronhas dos seus travesseiros e almofadas regularmente. Você deve aspirá-los também além de batê-los e colocá-los no sol por um tempo.

 Cortinas e tapetes? Lave-os com frequência!

Assim como os lençóis de cama e as fronhas, se o seu quarto possui cortinas e tapetes é importante lavá-los com frequência. As partículas e bactérias podem se fixar nesses itens!

Você pode escolher cortinas que possuam um tecido mais leve para que não fique tão ruim de lavar!

Cômodas, escrivaninhas e gavetas podem ser limpas com um pano e álcool. Passe o produto por toda a extensão dos móveis e não esqueça de desinfetar o chão também!

 Mantenha as janelas abertas

A circulação de ar evita a proliferação de bactérias e vírus. É altamente recomendado que neste momento, você mantenha as janelas abertas para manter os ambientes arejados. Você pode higienizar o batente das portas e das janelas com algum produto específico e depois passar álcool para reforçar!

 Evite levar objetos de fora

Com muitas pessoas de quarentena, a contaminação pode acontecer quando algo de fora é levado para dentro de casa. Se você saiu recentemente, procure deixar os sapatos e as roupas fora de casa!

Estamos vivendo tempos difíceis e sabemos que não vai durar para sempre. Para que possamos passar por tudo isso com conforto, calma e segurança, temos que seguir as recomendações certas e reforçar nossa higienização. Fique calmo: tudo isso vai passar!

 


Não deixe de conferir nossos artigos sobre: