Você sabe como prevenir doenças causadas por bactérias? É difícil dizer onde não existem bactérias. O ser humano está cercado de diversos tipos de bactérias e algumas delas são até benéficas para o ser humano. Por exemplo, existem aquelas que regulam o metabolismo e garantem o bom funcionamento do intestino humano. Porém, existem bactérias que causam doenças. Você sabe quais são as doenças causadas por elas e como se prevenir?

A maioria das doenças bacterianas são transmitidas pelo ar ou então, quando ingerimos algum alimento que contenha a bactérias. As reações e manifestações das doenças podem acontecer de várias formas. Se você se interessou e quer saber como prevenir doenças causadas por bactérias e descobrir como evitar a contaminação em casa, continue lendo esse artigo! Leia também: Como se prevenir do novo coronavírus.

O que são as bactérias e as doenças bacterianas? 

As bactérias são a forma de vida mais antiga que existem. Elas possuem um papel muito importante e são altamente eficientes nos processos de decomposição de animais e plantas mortas. São organismos unicelulares microscópicos que vivem em quase toda parte e locais do planeta. Algumas são presentes no ar, outras na água ou no solo. O importante é entender que as bactérias desempenham um papel muito importante para os organismos e meio ambiente.

As doenças bacterianas são aquelas causadas por bactérias patológicas. Elas podem ser tratadas com antibióticos e algumas, levam até a morte devido ao seu agravamento. Elas são relativamente comuns e atacam o corpo e o sistema imunológico. Não conseguimos enxergá-las por serem minúsculas, conseguirem se proliferar e se espalhar com uma velocidade impressionante. Leia também: remédios para dormir – efeitos colaterais.

Quais são as doenças que são causadas por bactérias? 

Você sabe qual a diferença entre vírus e bactérias? E você sabe quais são as doenças causadas por bactérias? Trouxemos uma lista com as principais doenças e como você pode identificá-las e se prevenir contra elas. Confira!

Tuberculose

A tuberculose é considerada uma das principais doenças causadas por bactérias e até mesmo, uma das mais graves. Ela ataca o sistema respiratório e o contágio é feito pelas vias respiratórias quando o infectado espirra ou tosse, deixando a bactéria causadora no ambiente.

Um dos principais sintomas da tuberculose é a tosse prolongada, que pode durar mais de três semanas consecutivas, febre, muito suor, falta de ar falta de apetite, emagrecimento rápido e catarro com sangue. O tratamento é feito por meio de medicamentos receitados por um médico especialista.

A prevenção pode ser feita pela proteção das pessoas que estão próximas ao infectado, sempre evitando o contato direto com eles.

Leia também:

 

Cólera

A cólera é uma infecção localizada no intestino e causada por uma bactéria patogênica. Essa bactéria pode ser encontrada nas fezes humanas infectadas onde a doença se manifesta ou não em água ou alimentos infectados. As moscas tem um papel importante no contágio dessa doença: eles transportam a bactéria para águas ou alimentos, infectando-os. Ao ser ingerida, essa bactéria tem um grande poder de se multiplicar e se dirigir para o intestino.

O tratamento da cólera se dá por meio de uma reidratação com soro via oral e a higiene básica e a principal forma de se prevenir contra essa doença.

 Tétano

O tétano é uma doença infecciosa a qual ataca o sistema nervoso e se não tratada da forma correta, pode levar o infectado à morte. Entre os sintomas, os mais comuns são: febre, dores de cabeça, espasmos musculares, dificuldade para movimentar os músculos da boca.

A transmissão do tétano é feita por pequenos cortes e feridas na pele que foram contaminadas por fezes, objetos cortantes enferrujados e possuem essa bactéria patogênica. Para o tratamento, usa-se antibióticos receitados por médicos. Sua prevenção é feita com vacinação e a limpeza das feridas.

 Difteria

A difteria, assim como as outras doenças citadas, é uma doença infecciosa. A principal característica desta doença é a inflamação da garganta, causando um grande inchaço na região do pescoço. A transmissão se dá com o contato de pessoas infectadas através da saliva ou feridas na pele.

Entre os principais sintomas da difteria, a dor de garganta, febre, mal-estar, tosse, calafrios e coriza nasal são presentes. Se não tratada, essa doença pode causar a morte do infectado. O tratamento também é feito por meio de antibióticos e a prevenção é feita por meio da vacina. Leia também: Quais são os principais sintomas do coronavírus?

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção pulmonar também causada por uma bactéria patogênica em sua forma mais comum. A transmissão se dá por meio dos espirros, saliva e tosse das pessoas infectadas. Entre os sintomas, os mais comuns são dor no corpo, falta de ar e febre alta.

Para se prevenir, evite o excesso de exposição ao ar-condicionado e tratar resfriados e gripes para que ela não evolua para uma pneumonia. Leia também: Dormir com ar-condicionado faz mal à saude?

Quais os sintomas mais comuns das doenças bacterianas? 

Cada doença possui os seus sintomas e suas características próprias dependendo da bactéria causadora. Reunimos alguns sintomas mais comuns:

  • Febre
  • Tosse
  • Diarreia
  •   Vômitos
  •  Espasmos musculares

Como podemos evitar as doenças transmissíveis? 

Como prevenir doenças causadas por bactérias

Existem medidas bem simples de prevenção para evitar as doenças transmissíveis. Obviamente, existem algumas que a melhor prevenção é a vacina. Se existe uma vacina contra determinada doença: tome-a para se prevenir!

Existem alguns outros cuidados que podemos ter para evitar aquelas doenças as quais não existe a vacina. Confira algumas formas bem simples de como se prevenir contra as doenças transmissíveis:

Mãos sempre limpas!

Em tempos de inimigos invisíveis, não existe prevenção melhor do que lavar as mãos. Já imaginou a quantidade de objetos e lugares os quais você encosta a sua mão durante todo o dia? As mãos são a parte do corpo que estão mais expostas para as bactérias. Lave as suas mãos várias vezes durante o dia e se proteja! Veja aqui a maneira correta de lavar as mãos

Abra as janelas e deixe os ambientes bem arejados.

As bactérias, como citamos acima, estão no ar. É muito importante manter as janelas abertas e manter os ambientes bem arejados. Durante as doenças, os sintomas consistem em espirros e tosse e isso faz com que as bactérias se proliferam no ar. Manter os ambientes arejados vai ajudar para que essas bactérias não infectam mais pessoas.

Água? Apenas potável!

Lembre-se: as bactérias estão em todos os lugares. Ar, solo e até mesmo na água. Se for beber água, beba apenas água potável!

Proteja os alimentos de insetos.

Alguns insetos e moscas trazem bactérias para os alimentos. Lave-os e procure mantê-los fora de alcance de insetos e animais, principalmente dos roedores.

Leia também:

Como evitar contaminação por bactérias em casa? 

Para manter a sua família e você protegidos das bactérias dentro de casa, também reunimos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:

  • Lave os panos de pratos usados durante o dia para evitar a proliferação das bactérias patológicas
  • Mantenha o banheiro limpo para evitar contaminação. Ah, deixe a tampa do vaso abaixada se ninguém estiver usando o banheiro. Isso vai evitar que as bactérias circulam pelo ar.
  • Evite mofos: esses mofos são o lugar perfeito para a proliferação de microrganismos maléficos para a saúde.
  • Higienize o lixo da sua casa. Manter uma quantidade muito grande de lixo dentro de casa vai chamar insetos e bichos, além de ser favorável para a proliferação das bactérias. Evite isso!
  • Colchões podem acumular bactérias também: por ser um objeto fechado, escuro, úmido e, quente, isso o torna perfeito para o surgimento de bactérias. Lembre-se de higienizá-lo corretamente para evitar doenças e alergias! Saiba aqui como prolongar as vida útil do seu colchão!

Para a sua proteção completa, não deixe de aplicar as dicas que demos neste artigo. Será você e a sua família protegida contra as doenças!

Você já conhece o nosso sistema de tratamento zero bactérias? Confira:

Você sabia? Quem dorme melhor acorda disposto, bem humorado e com mais saúde para o dia a dia. Descubra como trocar o seu colchão pelo legítimo Sono Quality com 20 tipos de massagens e 11 tecnologias, incluindo o Sistema de Tratamento Zero Bactéria. Ligue grátis:

0800 608 8138


E aí, você gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir também: