Com o avanço da tecnologia, muitas empresas já disponibilizam a escala de trabalho com opção de home office para os seus funcionários. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as recomendações de isolamento social se fizeram necessárias e as pessoas estão cada vez mais dedicando-se ao trabalho, dentro da própria casa.

Porém, se esse é o seu caso e você não dispõe de muito espaço disponível para fazer um escritório, ter um home office no quarto pode ser a solução para esse problema. Você sabe como fazer um home office no quarto? Reunimos 7 ideias para te ajudar nessa tarefa. Continue lendo esse artigo e confira!

O que é necessário para montar um home office?

O quarto é um cômodo confortável, silencioso e que permite você fechar a porta em momentos em que você precise se concentrar. Uma porta separando você dos outros cômodos, traz privacidade para momentos de videoconferência. Por outro lado, podemos facilmente ser atraídos para a cama, aquele cantinho confortável que está ali, bem ao seu lado.

Trabalhar na cama, eventualmente, não há problema. Porém, a cama não foi projetada para trabalhar e sim, para descansar. O próprio colchão poderá se deformar precocemente. É muito importante para o nosso sono, uma rotina de dormir e acabar misturando o trabalho e descanso no mesmo lugar, atrapalha a concentração das duas atividades. Por esta razão, é preciso que você tenha foco e tudo que precisa por perto. Você pode começar listando todas as tarefas que você realiza durante o seu dia de trabalho.

Avalie o espaço que você tem disponível e se é o suficiente para armazenar tudo o que você precisará. Assim, ficará mais fácil dimensionar e comprar os móveis, se necessário. Para montar um home office no seu quarto é importante que tenha espaço, tenha uma boa iluminação e seja bem arejado. O local de trabalho deve ser bem delimitado não se misturando com os utensílios do quarto. E lembre-se: tenha foco!

Algo que pode ajudar você a ter mais foco é estabelecer horários, como se estivesse no seu ambiente de trabalho.

É necessário também, ter atenção ao conforto e disposição dos móveis para evitar acidentes, posições desconfortáveis e dificuldade de movimentação. Ter os materiais de trabalho sempre à mão é muito importante!

Leia também:

7 ideias para montar um home office no quarto

Se o seu quarto é o espaço que você terá para montar o seu home office e você não sabe como: sem pânico! Confira as ideias que trouxemos para te ajudar:

#1 Aproveite a parede

A parede pode ser sua grande aliada, principalmente se você está em um quarto pequeno. Escolha prateleiras e acomode aqueles livros que você precisa consultar de vez em quando. Você também pode organizar algum porta-canetas e deixar utensílios que usa no dia a dia (calculadoras, grampeadores, etc).

Escolha prateleiras que combinem com o restante da sua mobília e deixe o ambiente mais aconchegante!

Leia também:

#2 Invista em iluminação

A iluminação pode interferir na sua produtividade. Se você optar por montar o seu home office próximo a sua janela, além de economizar energia elétrica, você também poderá desfrutar de momentos de sol para repor suas vitaminas!

#3 Otimize espaço

Coloque a gaveta do escritório e o lixinho embaixo da mesa. Ocupando menos espaço o ambiente fica visualmente mais limpo também. Uma opção bacana para otimizar espaço são as mesas em L, você conseguirá aproveitar até os cantinhos da mesa.

#4 Utilize caixas

Planejar móveis pode sair um pouco caro e se você está precisando de divisórias, opte por prateleiras com caixas para organizar os seus materiais. Elas funcionam como uma ótima medida para quem acaba mexendo com muita papelada nas atividades diárias de trabalho. Organização é importante: coloque etiquetas nas caixas para identificá-las mais rápido.

#5 Escolha a cadeira ideal!

Talvez esse seja o ponto mais importante de como fazer um home office em casa. Calcule quanto tempo você vai passar na cadeira trabalhando e quais as atividades você realiza na mesa ou bancada, a partir disso você conseguirá escolher a cadeira certa para você. Um pré-requisito muito importante nessa tarefa: a cadeira precisa ser confortável!

Se a sua bancada ou mesa for um pouco maior e você precisar se locomover para pegar utensílios, o recomendável é que sua cadeira tenha rodinhas. Dê atenção aos braços da cadeira também, pois eles trazem conforto e variam de acordo com a escolha pessoal de cada um. Fique atento à relação da altura dos braços e altura da bancada, garantindo assim, ergonomia e funcionalidade. E existem várias opções no mercado que permitem regular a altura dos braços da cadeira também. Pesquise!

#6 Organização

A organização do quarto interfere na sua produtividade. Um quarto organizado ou inapropriado só irá dificultar o trabalho, tornando-o improdutivo e cansativo. Organize tanto o seu espaço de descanso quanto de trabalho, diariamente.

#7 Divida o espaço

Essa é a solução perfeita para home office no quarto. Se você tiver um pouco mais de espaço ou se estiver montando seu espaço de trabalho no quarto de casal, vale a pena investir em uma divisória entre esses dois ambientes. Não necessariamente algo totalmente fechado e sem cor e também não precisa ir até o teto: aposte em uma divisória a qual você pode instalar a televisão do outro lado.

E se você estiver sem muito espaço, essa divisão pode ser feita com uma mesinha ou um baú.

Importância da ergonomia no home office

Estar confortável e ter a postura saudável nem sempre andam juntos, não é mesmo?

Por esta razão, como já comentamos nesse artigo, não é recomendado trabalhar da cama, pois pode resultar em diversos problemas para a coluna. Uma má postura traz riscos para a sua saúde. A ergonomia resulta na interação entre as pessoas e seu ambiente de trabalho. Como ainda não temos datas de até quando ficaremos na situação de precisar trabalhar em casa, é preciso que você dê uma atenção especial para alguns pontos que podem trazer complicações futuramente:

Escolha o lugar certo

Com as ideias de como fazer um home office no quarto, você não vai precisar se preocupar com a escolha do lugar certo, não é mesmo? Aposte em montar um espacinho confortável e equipado com o que você precisa.

Postura

Home Office no Quarto

Manter a postura adequada durante o período de trabalho é essencial para evitar complicações futuras:

  • Evite manter o pescoço inclinado para frente ao olhar para o monitor e manter a cabeça sempre alinhada.
  • Os seus antebraços precisam estar apoiados próximos ao tronco
  • As costas devem sempre estar bem apoiadas no encosto da sua cadeira e os seus pés, devem ficar firmemente apoiados no chão ou sobre um suporte.

Leia também:

Faça algumas pausas

Em casa você pode comer, se espreguiçar, caminhar e esse é o lado bom de fazer o home office! Estabeleça algumas pequenas pausas, espaçadas e fora do seu ambiente de trabalho. Aproveite esses momentos para interagir com a família, levantar-se e até mesmo, fazer alguns alongamentos.

Todas essas dicas e ideias de como fazer um home office no quarto vão ajudar você a otimizar os espaços que você tem disponível para conseguir manter e, até mesmo, aumentar a sua produtividade no trabalho.

Não deixe de montar o seu home office no quarto e trabalhar a todo vapor!

Além disso, após trabalhar, você merece descanso e uma boa noite de sono com o melhor colchão tecnológico do Brasil, o único com 20 tipos de massagens relaxantes e 11 tecnologias. Aproveite e ligue grátis:

0800 608 8138

 


Curtiu esse conteúdo? Não deixe de conferir também: