Escolher o melhor colchão para a coluna não é uma tarefa difícil, mas merece certa atenção. Se você passa o dia todo cansado e dolorido, a causa disso pode estar nas suas noites de sono mal dormidas. Não ter uma boa noite de descanso pode causar problemas no seu bem-estar no dia a dia. E um dos maiores causadores, pode estar bem pertinho de você: o seu colchão.

A qualidade do nosso sono varia de acordo com diversos fatores: estresse, alimentação, barulhos e principalmente, o nosso colchão. Você está pronto para dar “adeus” para as noites mal dormidas, dores nas costas e o cansaço que acompanha todas as suas tarefas? No artigo de hoje, vamos apresentar quais são os colchões ideais para as costas e o melhor colchão para a sua coluna. Continue lendo esse artigo e confira!

O que causa as dores e como o colchão pode afetar a sua coluna?

As dores nas costas têm inúmeras causas. As mais comuns estão relacionadas a péssimos hábitos de postura, excesso de carregamento de peso, sedentarismo e sobrepeso. Para evitar essas situações, precisamos fazer atividades físicas regulares, dieta balanceada e um bom sono.

Através de um colchão adequado para sua coluna, as dores tendem a diminuir. Tanto colchão quanto travesseiros acabam interferindo diretamente a sua coluna e dores nas costas. A escolha do colchão errado pode ocasionar maior indisposição, cansaço e dores por todo o corpo. É extremamente importante que o seu colchão ofereça sustentação ao seu corpo, não sendo ele muito mole e nem muito duro.

Para que o sono seja, de fato, reparador, a sua coluna precisa permanecer alinhada enquanto a pessoa está deitada, da mesma forma que ela deve ficar reta quando a pessoa está de pé. Ficar por muito tempo com a coluna mal posicionada é o que causa as dores nas costas. O ideal, é que o seu colchão afunde levemente com o peso do corpo, para acomodá-lo. O melhor é dormir de lado e manter toda a coluna alinhada, da cervical à pélvis.

Leia também:

Qual o melhor colchão para a coluna?

Qual o melhor colchão para a coluna?

A verdade é que não existe o melhor colchão para a coluna, mas sim, o ideal para cada pessoa, aquele que se adequa ao biotipo da pessoa podendo dar o suporte que o organismo precisa durante o tempo de descanso do sono. Para pessoas com problemas de coluna, os colchões tecnológicos são os mais indicados, por exemplo.

Um ponto importante para escolher um bom colchão para a coluna, é procurar por um que possua certificações de qualidade, assistência técnica permanente e que tenha sido desenvolvido com bases científicas em sua ortopedia para garantir o melhor tratamento à coluna vertebral.

Confira, algumas das principais opções do mercado e o que elas oferecem:

Espuma

Os colchões de espuma são os melhores em custo-benefício. Mais leves e por isso, são os mais populares entre as pessoas. Mas, a durabilidade dos colchões espumados é bem menor que as outras opções e são encontrados tanto em modelos mais simples aos mais sofisticados.

Outro ponto que precisa ser levado em conta é a sua densidade, pois tem relação direta com o tanto de peso que ele suporta. Ah, o revestimento, o tipo de espuma e tecido também devem ser levados em conta, assim como, os sinais de desgaste do colchão.

Leia também:

Molas

Os colchões de mola são os que prezam apenas pela sensação de conforto, sendo tendenciosamente muito macio e não mantendo o alinhamento da coluna vertebral. 

São os mais indicados para casais que apresentam certa diferença de peso, isso pois as molas não permitem que a pressão exercida pelos movimentos de um se alastre e incomode o outro.

Ortopédico

Quando o assunto é dor na coluna e dor nas costas do lado esquerdo, os colchões ortopédicos são a primeira pedida. Esses colchões possuem uma tábua de madeira entre as duas espumas, o que deixa o colchão bem mais rígido e garante a sustentação do corpo. No entanto, hoje já se sabe que o colchão duro demais também não é o ideal e muitas pessoas reclamam de dores nos ombros e quadris ao dormir sobre um deles.

Látex

Esse tipo de colchão é feito com látex orgânico ou sintético. Esse tipo de colchão é desenvolvido com um tipo de espuma mais macia que as espumas convencionais e isso permite que ela se molde ao copo.

O colchão de látex acaba se tornando mais caro e mais pesado em relação às outras opções que apresentamos até então.

Tecnológicos e terapêuticos

É a opção perfeita: reúne tecnologia, conforto e design. Pensando na melhor forma para garantir a sua noite de sono, preservar a sua saúde e garantir suas noites bem tranquilas de descanso. 

A Sono Quality possui diversas tecnologias exclusivas e pensadas para você. Por exemplo, a Orthus Protex, desenvolvida através de pesquisas científicas, garante o alinhamento ideal da sua coluna, evitando desconforto, movimentações na cama, e a quebra do ciclo do sono. Tudo isso para que a sua noite de sono seja revigorante e realmente reparadora. Além de tudo isso, os colchões terapêuticos contam com 11 terapias e 20 tipos de massagens diferentes.

 

Como escolher o colchão ideal?

Antes de escolher qualquer tipo de colchão para você, leve em consideração esses pontos:

  • Densidade

Como já citamos antes, a densidade é um dos fatores mais importantes para a acomodação do organismo. Quanto maior a densidade, maior o peso que o colchão suporta. Desta forma, na hora de escolher o colchão ideal para você, consulte a tabela de biotipo para encontrar a densidade correspondente ao seu peso e altura. Tantos colchões de mola, quanto os de espuma apresentam densidades diferentes e nesse caso, ela varia de acordo com a tecnologia empregada na fabricação.

  • Durabilidade

A durabilidade é outro ponto que necessita uma certa atenção especial na hora de escolher o seu colchão. Sabemos que os colchões também possuem um prazo de validade de acordo com os materiais e as tecnologias usadas na fabricação. Um colchão desgastado pode apresentar deformidades, buracos e desníveis, que são muito prejudiciais à coluna.

Para aumentar a durabilidade do seu colchão, você também pode adotar alguns cuidados especiais.

  • Qualidade

Talvez o item mais importante dessa lista: a qualidade. Sempre procure pelo selo de qualidade e ela também varia de acordo com os materiais e tecnologias usadas pelo fabricante.

Como você pode perceber, escolher o colchão ideal para a sua coluna não é tão difícil, mas é necessária atenção. Para garantir que você irá fazer a escolha correta, faça pesquisas e não tenha vergonha de experimentá-los quando for à alguma loja!

 

Quer cuidar da sua saúde enquanto você dorme? Fale hoje com a Sono Quality (ligação grátis para todo o Brasil):

0800 608 8138

 


Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir também: