Você já se questionou como lavar travesseiro? Afinal, passamos cerca de 8 horas com a cabeça deitada nesse objeto tão confortável e macio que com toda a certeza precisa ser limpo com uma certa frequência. Não tem nada mais gostoso do que chegar em casa, colocar os pés para cima e repousar a cabeça no travesseiro, não é mesmo?

A nossa cama é o melhor lugar para deitar e descansar a mente, por isso é extremamente importante que ela esteja sempre limpinha e bem cuidada. Já conversamos outras vezes sobre como o colchão também precisa de cuidado e pode influenciar na qualidade do sono. Mas, você sabia que os travesseiros também precisam de uma atenção especial? A higiene e os cuidados precisam ser redobrados pois o contato dele é diretamente com o nosso rosto.

Se em algum momento você se questionou como lavar travesseiro, este artigo é para você. Hoje, vamos dar as melhores dicas de uso e conservação para travesseiro e explicar como você pode lavá-lo. Continue lendo e confira!

Leia também:

Saber como lavar travesseiro é uma questão de saúde!

Já mencionamos algumas vezes que os travesseiros, assim como o seu colchão, podem se tornar uma comunidade para ácaros, bactérias e muitos outros microrganismos prejudiciais à saúde. Saber como higienizar e como lavar travesseiro é uma questão de saúde e muitas pessoas não sabem que a durabilidade média dos travesseiros é de 2 anos, isso se a manutenção dele estiver em dia.

Saber como fazer a limpeza adequada é essencial e por isso, reunimos as melhores dicas de uso e conservação:

Preste atenção no material do seu travesseiro

Antes de qualquer coisa, você precisa identificar o material do seu travesseiro, isso porque dependendo do material do seu travesseiro, os cuidados precisam ser maiores. A lavagem adequada vai depender do material do qual ele é composto, assim como as roupas que possuem uma lavagem determinada para cada tipo de tecido.

Existem travesseiros de penas de ganso, espuma, viscoelástico e muitos desses materiais podem ser lavados na máquina. Já alguns, devem ser lavados à mão em vez de na máquina. Você pode conferir se o seu travesseiro pode ser lavado na máquina olhando na etiqueta.

Afinal, como lavar travesseiro na máquina de lavar?

Como lavar travesseiros dicas

Dicas de uso de travesseiros

Travesseiros de poliéster ou de pena podem ser lavados na máquina de lavar

Para travesseiros mais leves, como de pena e de poliéster, você pode recorrer a sua máquina de lavar para higienizá-los. Lembre-se de lavar apenas dois travesseiros por vez pois, por mais leve que eles sejam, a água faz o peso deles aumentarem. Desta forma, é importante também que você distribua o peso igualmente dentro da máquina.

Adicione um pouquinho a mais de sabão e deixe que as peças sejam lavadas no ciclo mais suave que a sua máquina de lavar possui. Assim, ambos não sejam danificados ou rasgados no processo. Se você quiser evitar o acúmulo de sabão, opte por sabão líquido que costumam se diluir mais rápido, além de serem mais concentrados.

Para secar, sabemos que os colocar na secadora é mais rápido, lembre-se que estamos lidando com uma quantidade grande de tecido então, a melhor é opção é deixá-los secar naturalmente. É fundamental que os travesseiros fiquem bem secos – caso o tecido fique úmido, está mais propenso à aparição de ácaros, fungos e bactérias. Deixe-os secando por bastante tempo no sol, ou até mesmo, na sombra.

Importante: caso os travesseiros estejam com capa protetora, lembre-se de tirá-la antes de lavagem. Fronhas e capas protetoras precisam ser lavadas separadamente.

Leia também:

Cuidados com o travesseiro

Mesmo depois de lavados, é importante colocar os seus travesseiros no sol de vez em quando. Isso garantirá que ele esteja sempre seco e evita mofos, além da proliferação de outros microrganismos. Leia também: Diferença entre vírus e bactérias.

Você também deve adicionar o hábito de lavá-los, pelo menos, a cada 6 meses. Com o tempo, eles vão acumulando óleo e suor da nossa pele e podem adquirir manchas por conta disso.

Como lavar travesseiro na mão?

Se a sua vontade é fazer uma higienização mais delicada, lavar o travesseiro na mão é o mais indicado. Ao contrário dos modelos compostos de penas e poliéster, os travesseiros de espuma devem ser lavados à mão. Como mencionamos acima, é sempre válido checar as informações da etiqueta para confirmar sobre a lavagem. Não deixe de checar!

Para lavar o travesseiro à mão, o processo tem poucas diferenças: retire a fronha ou a capa protetora para lavá-las separadamente e coloque o travesseiro de molho, se achar necessário. Para a higienização, faça uma mistura de vinagre, bicarbonato de sódio e água, pois esses ingredientes juntos vão tirar grande parte da oleosidade do tecido. Seu travesseiro ficará branquinho e com aspecto de novo!

Depois, deixe o travesseiro de molho por algum tempo e finalize a lavagem com um sabão em barra normalmente, esfregando-o com as mãos. Ah, lembre-se de enxaguar bem o seu travesseiro e retirar todos os produtos usados antes de colocá-lo para secar.

Adeus aos ácaros e sujeiras: cuidados extras com o travesseiro!

Como lavar travesseiro melhores dicas

Nosso travesseiro absorve muita oleosidade e gordura da nossa pele, além de estarem propensos à proliferação dos ácaros e fungos por conta dessa absorção. Sem os cuidados certos, os travesseiros se tornam o melhor ambiente para que esses microrganismos maléficos surjam e junto deles, vários problemas respiratórios podem acompanhar: rinite, asma, sinusite.

Por isso, reunimos mais algumas dicas que você pode aplicar no seu dia a dia para prolongar a vida útil do seu travesseiro e evitar o surgimento desses problemas:

  • Retire o excesso de poeira, batendo os travesseiros após acordar e arrumar a cama. Optar por deixá-los em um local arejado e fresco, com boa ventilação de tempos em tempos também é recomendado;
  • Respeite o tempo de uso e lavagem dos travesseiros. A cada 6 meses lembre-se de lavá-los e a cada 2 anos, compre novos;
  • Troque a roupa de cama e fronhas semanalmente. Lembre-se que passamos um bom tempo na cama e cuidar da sua saúde deve ser prioridade!

Como lavar travesseiro a seco?

Sim, isso existe!

Você pode realizar uma higienização a seco usando o seu aspirador de pó, assim você retira todas as poeiras, pele morta e outras sujeirinhas que insistem em se instalar no travesseiro. Porém, lembre-se que para uma higienização completa e profunda nos travesseiros, contar com o serviço de lavanderias fará toda a diferença!

Benefícios do travesseiro Quality Evolution com Sistema de Tratamento Zero Bactéria!

E se você quiser dar adeus de uma vez por todas à esses problemas, invista no travesseiro Quality Evolution com o Sistema de Tratamento Zero Bactéria.

Nós desenvolvemos um travesseiro tecnológico para um tratamento completo. O Sistema de Tratamento Zero Bactéria conta com um exclusivo produto que vai blindá-lo por completo contra os germes, fungos, bactérias e diversos outros micro-organismos prejudiciais a você e a sua família. A aplicação do produto é feita por uma equipe especializada na própria fábrica e cria uma camada invisível de proteção.

Não fique de fora e garanta o seu!

Quem dorme melhor acorda disposto, bem humorado e com mais saúde para o dia a dia. Quer cuidar da sua saúde enquanto você dorme? Fale hoje com a Sono Quality (ligação grátis para todo o Brasil):

0800 608 8138

 


E se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir também: