Você sabe como manter a saúde mental em dia? Devido ao novo coronavírus, o isolamento social se tornou a realidade para muitos brasileiros e saber lidar com toda essa situação, manter a saúde mental em dia é essencial, não é mesmo?

E não apenas em tempos de pandemia, os cuidados com a saúde mental deveria ser uma prioridade na vida das pessoas. O número de pessoas que desenvolvem transtornos mentais só tem aumentado cada vez mais: o Brasil é o pais que contém o maior índice de deprimidos da América Latina, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Pensando nisso, resolvemos reunir 8 dicas para te ajudar a manter a saúde mental em dia. Aconchegue-se confortavelmente e continue lendo esse artigo!

Afinal, o que é a saúde mental?

A saúde mental é caracterizada pelo estado emocional em que você consegue administrar os seus sentimentos e emoções, ao mesmo tempo em que é capaz de trabalhar, apreciar a vida e contribuir para o seu meio e relacionamentos afetivos. De uma forma mais objetiva, saúde mental é saber lidar tanto com os seus sentimentos positivos (amor, alegria e a coragem) como os sentimentos negativos (tristeza, frustrações).

A saúde mental não detém tanta atenção quanto os problemas com o físico e o corpo. Isso porque, muitas pessoas acreditam que os sentimentos podem ser controlados, quando na verdade, em muitas vezes já estão descontroladas. A saúde mental e a saúde física são duas vertentes fundamentais e indissociáveis da nossa saúde.

Alguns dos problemas de saúde mental mais frequentes são:

  •  Ansiedade
  •  Mal-estar psicológico ou stress
  • Depressão
  • Dependência de álcool ou drogas
  • Perturbações psicóticas

Ao longo da vida, todos nós estamos propensos a sermos atingidos por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Alguns momentos se mostram mais propensos para que isso aconteça, como por exemplo, a entrada na escola, começo da adolescência, a menopausa e o próprio envelhecimento.  A perda de alguém próximo, o divórcio ou desemprego também são momentos delicados na vida das pessoas e que podem desencadear alguns problemas para a saúde mental.

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Por que é importante cuidar da saúde mental?

Tenha em mente que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do físico. A saúde mental não é sinônimo de uma vida completamente feliz e sem desafios emocionais, mas sim, de encontrar o equilíbrio para lidar com as mais diversas situações da rotina.

Lembre-se que assim como o corpo adoece, a mente pode adoecer também. Quando falamos de saúde mental, ainda existem um enorme tabu em volta desse assunto e existe até mesmo a vergonha de trazer à tona os seus sentimentos e falar sobre as suas emoções.

Não encare o adoecimento da mente como uma fraqueza: você não é inferior às outras pessoas apenas por estar passando um momento difícil. Na verdade, se você está passando por um problema de saúde mental, agarre-se a essas palavras: você foi forte o quanto aguentou e agora precisa de uma pequena ajuda. Saúde mental é um assunto para todas as pessoas.

Então como posso manter a saúde mental em dia?

Manter a saúde mental em dia

O primeiro passo para manter a saúde mental em dia é: não fugir desse compromisso. Esse é, sem dúvida, o passo inicial para começar o seu processo de cuidar da mente. Encontrar uma maneira saudável de equilibrar o lado ruim e lado bom das situações da vida levará tempo e por isso, é preciso ter paciência. Você pode começar com as 8 dicas que reunimos. Confira:

Pratique exercícios com frequência

Essa é uma dica de ouro quando falamos de saúde física, não é mesmo? Mas praticar exercícios não faz bem apenas para a saúde física. Praticar regularmente e colocar o corpo em movimento também contribui para a saúde emocional.

Os exercícios físicos estimulam a liberação de hormônios da felicidade. Além disso, esses momentos servem como uma válvula de escape da nossa vida caótica e rotina cansativa. Quando estamos nos exercitando, focamos nos nossos movimentos e respiração, não sobra tempo para pensar em mais nada que aconteceu no dia.

Um exemplo de atividade que você pode fazer em casa mesmo, é a yoga e a meditação.

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Fale com um psicólogo

O profissional pode nos ajudar a organizar as nossas vidas e emoções. Com o acompanhamento de um psicólogo, descobrimos alguns pontos que podemos procurar melhorar, fortalecer e até mesmo desenvolver o amor próprio, entre outros diversos benefícios que você descobrirá!

Procure um profissional para ajudá-lo a encontrar as causas do seu desconforto. E em tempos de pandemia, muitos estão realizando o atendimento de forma on-line.

Felicidade além dos likes

Tire férias das redes sociais por um tempo e dê um descanso à sua mente. Estamos sempre propícios ao bombardeio de informações e algumas redes sociais se tornam extremamente tóxicas para a nossa saúde mental.

Não fique horas no Instagram daquela pessoa que você acredita estar 100% feliz e de bem com a vida: procure encontrar a sua própria felicidade.

Reserve um tempo na sua semana para se desconectar completamente das redes sociais e da própria internet, focando em coisas que realmente importam para você. Que tal preencher aquele tempo que ficava no Instagram, lendo um livro sobre algo que te agrada?

Aproxime-se das pessoas

Tenha momentos dedicados a pessoas queridas que te fazem bem. É importante conviver com amigos e familiares. Apesar de, neste momento, não podermos nos reunir com aqueles que amamos, que tal utilizar a tecnologia para se reunir com as pessoas?

Aproveite para estreitar laços com as pessoas que te fazem bem ligando para os avós. Ou fazendo aquela ligação para uma amiga muito querida e que você não vê há algum tempo.

O isolamento social tem o efeito de aflorar sentimentos como o de abandono e rejeição, então é importante manter-se próximo e conectado as pessoas que você ama. Ah, e se torna uma ótima maneira de distrair a mente e passar o tempo!

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Não se cobre tanto

Entenda: ninguém é de ferro e ninguém é perfeito.

Todos nós possuímos uma série de limitações e precisamos respeitá-las. Pratique diminuir a autocrítica e olhe-se com mais carinho. Não exija mais do que você pode realizar e pense em fazer coisas que te deixe bem. Encontre a melhor maneira para lidar com as complicações do cotidiano para não afetar a sua saúde mental.

Esteja em contato com a natureza sempre que possível

Estar ao ar livre, próximo a árvores e a natureza faz bem para o corpo e para a mente. Conectando-se com a natureza, você pode se distrair da rotina puxada e da casa.

Tenha uma alimentação saudável

Comer bem e de forma saudável não traz benefícios apenas para o corpo. A nossa mente também pode ser altamente beneficiada pelos nossos hábitos alimentares. Que tal aderir os seguintes alimentos ao seu cardápio:

  • Frutas para aumentar suas vitaminas e seu bom-humor
  •  Iogurte para aumentar o cálcio e diminuir a irritabilidade
  • Aveia é rica em vitaminas do complexo B e ajudam no combate à depressão

Você também pode aderir o consumo de algumas bebidas que ajudam a combater os sintomas de transtornos mentais e emocionais.

Tenha boas noites de sono

A manutenção dos seus horários, mesmo aos finais de semana, é muito importante para manter a saúde mental em dia. Ter uma boa rotina de sono diminui o risco de agravar transtornos emocionais e reclamações sobre cansaço durante o dia. Manter o seu sono regulado e em dia vai ajudar a repor as energias, revigorar a mente e nos deixar prontos para enfrentar os próximos desafios.

Lembre-se: cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo!

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