O artigo de hoje é para você que sofre com dor nas costas. Hoje, vamos dar 8 dicas de como melhorar dor nas costas do lado esquerdo. Se existe algo que incomoda e causa extremo desconforto, é dor nas costas, não é mesmo? Sentado, deitado, em movimento e nada de sentir uma melhora. Mas calma, viemos ajudá-lo com isso!

Existem diversas causas para a dor nas costas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) pelo menos 80% da população sentirá, pelo menos uma vez na vida, dor nas costas. Pode ser causada por estresse, cansaço, traumatismos e até mesmo por conta da posição que se dorme. Existem algumas medidas simples para aliviar a dor nas costas do lado esquerdo. Continue lendo esse texto e confira!

O que pode causar dores nas costas?

A dor nas costas, como mencionamos acima, atinge muitas pessoas. Na maioria das vezes, essa dor varia entre episódios de incomodo mais intenso ou mais leve, rápida ou constante. Independentemente do lado em que se sente a dor nas costas, ela pode ser originária da coluna vertebral, dos músculos, nervos ou até mesmo da própria estrutura dessa região.

Entre os principais tipos de dores nas costas, existem:

Dor nas costas do lado direito ou esquerdo

As dores nessas regiões podem se dar por conta de hérnias, artrose ou muscular. Caso elas sejam agudas, precisam ser tratadas com anti-inflamatórios e quando crônicas, se pode recorrer à exercícios como pilates, fisioterapia e RPG. Essas medidas serão essenciais no tratamento. Em alguns casos, os mais graves, recorre-se a tratamentos cirúrgicos.

Dor nas costas na região dos rins

Na grande maioria das vezes, pode ser cálculo renal. Caracteriza-se por uma dor em cólica muito grande e que deve ser avaliada emergencialmente e tratada com um especialista no assunto.

Dor nas costas que causam dor no peito também

As dores no peito sempre precisam ser avaliadas de forma emergencial com um médico especialista. Pode ser de origem cardíaca ou até mesmo uma doença psiquiátrica.

Dor nas costas ao respirar

Geralmente são dores de causas musculares e quando duram mais de 15 dias, muitas vezes estão associadas com ansiedade ou angústia no momento. Pode ser tratada com relaxantes musculares ou anti-inflamatórios.

Dor nas costas que irradia para as pernas

Essas dores precisam de uma atenção especial pois muitas vezes são decorrentes de hérnias discais. O fato de a hérnia comprimir o nervo ou a medula, causa uma dor intensa. Na maioria das vezes, a dor irradia para a parte de dentro da coxa.

Leia também:

 

8 Dicas para aliviar dor nas costas do lado esquerdo

Melhorar dor nas costas do lado esquerdo

Para ajudar você na tarefa de aliviar as dores nas costas, reunimos algumas dicas que podem ser úteis. Confira:

#1 Mantenha uma boa postura

Dê uma atenção especial para sua postura: isso será fundamental para aliviar as dores nas costas. E isso se inclui até mesmo na hora de dormir. Algumas posições podem causar dores e futuramente, hérnias de disco. Um dos melhores jeitos é deitar-se de lado, com um travesseiro entre os joelhos e os braços abaixo da altura do queixo. Assim, você manterá a sua coluna alinhada

Durante o decorrer do dia, lembre-se de não se curvar demais e andar sempre com os ombros alinhados. Quando se sentar, mantenha a lombar bem apoiada na cadeira.

#2 Procure repousar

Para algumas dores, apenas o repouso pode ser o tratamento. Evite pegar peso ou objeto que exijam um esforço maior. Isso já reduzirá o seu desconforto.

Ah, lembre-se que investir em um bom colchão pode aliviar as dores nas costas também!

#3 Massagear

Uma outra forma de ajudar a aliviar as dores nas costas do lado esquerdo é tomar um banho morno e deixar que o jato de água morna caia exatamente na região em que você está sentindo dor. Com as mãos, faça uma automassagem na região com um pouquinho creme ou óleo, com movimentos circulares.

Você também pode optar por uma cadeira massageadora ou massagistas profissionais.

#4 Compressas com água quente

Para aliviar a dor nas costas do lado esquerdo você pode optar por usar uma compressa de água quente ou morna, exatamente onde se está sentindo dor. Você deve deixá-la por 20 minutos agindo no local dolorido. Isso relaxará os músculos e aliviará a tensão, que pode ser a causa da dor.

As compressas de água fria ajudam a aliviar as dores inflamatórias, relacionadas à artrite. A baixa temperatura reduz o inchaço. Basta aplicar uma toalha com gelo no local.

#5 Pratique atividades físicas!

Praticar atividades físicas ajuda a eliminar toxinas do organismo e passa a funcionar melhor. Pessoas sedentárias e obesas costumam sentir muitas dores. Lembre-se  que o excesso de sobrecarga acaba sobrecarregando as articulações, sendo assim, comece a se movimentar aos poucos e consulte um profissional para ajustar a sua dieta.

Leia também:

#6 Alongar-se durante o dia ajuda

Que tal acordar um pouco mais cedo e usar esse tempinho extra para se alongar? Assim, você vai melhorar a sua musculatura e postura corporal, previne lesões, reduz o risco de estresse e ansiedade. Faça pausas durante o seu período de trabalho para fazer essa pequena atividade.

#7 Cuide da sua saúde emocional

Os aspectos emocionais também colaboram para o surgimento de dores nas costas. Um quadro de depressão ou episódios recorrentes de crises de ansiedade podem provocar muitas dores no corpo. Procure uma ajuda especializada. Leia também: 8 Dicas para manter a saúde mental em dia!

#8 Procure orientações médicas

Se mesmo com as dicas acima as dores nas costas persistirem, procure uma orientação médica. Não deixe que as dores se acentuem e causem um problema ainda maior: um profissional capacitado pode acompanhar a evolução das dores e indicar os tratamentos certos para você.

E que tal investir em um colchão tecnológico para dormir bem e evitar as dores nas costas? Eles possuem dispositivos especialmente desenvolvidos e capazes de promover estímulos ao organismo.

Desta forma, melhora vários aspectos da sua saúde (dores, alergias e inflamações).  Outra vantagem é que esse tipo de colchão se propõe a oferecer sistemas ortopédicos que garantam o alinhamento da coluna vertebral. Somando-se todas essas tecnologias, o colchão consegue promover uma melhor noite de sono.

 A propósito, você merece dormir bem e cuidar da sua saúde com o único colchão do Brasil que possui 11 tecnologias e 20 tipos de massagens relaxantes. Ligue agora e agende a visita de um Terapeuta Certificado:

0800 608 8138

 


E se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir também: