Você tem o costume de passar o aspirador na casa e tirar o pó da mobília? Sabia que essas pequenas atitudes podem te ajudar a como tratar alergia a ácaros e poeira? Acredite: adotar essas pequenas atitudes no seu cotidiano, com certa frequência, pode ajudá-lo a conter os espirros durante o dia e a irritação no nariz.

Sempre que falamos de higiene em locais públicos, exigimos que ela seja impecável. Porém, o mesmo deve ocorrer dentro de casa: nosso lar pode ser uma grande fonte de acúmulo de ácaros e poeira. Isso pode agravar as doenças respiratórias, danificar sua imunidade e até mesmo, dar origem à outras. Um exemplo disso é a aquela toalhinha de rosto deixada no banheiro e que muitos não tem o costume de trocá-la com frequência. O banheiro é exemplo de um dos locais que mais existe a proliferação de bactérias.

Pensando nisso, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas de como tratar alergia a ácaros e poeira. Ficou curioso? Então continue lendo esse texto e confira.

Como evitar a alergia respiratória?

As alergias à poeira e ácaros ocorre principalmente por conta de pequenos microrganismos que se acumulam nos tapetes, cortinas, móveis e principalmente, na nossa cama. Esses microrganismos provocam alguns sintomas que você pode identificar facilmente. São eles:

  • Espirros constantes;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Coceira no nariz e nos olhos;
  • Coriza;
  • Olhos lacrimejantes e vermelhidão;
  •  Bolinhas na pele.

Esses sintomas costumam aparecer quando se está arrumando a casa, ao acordar, quando se está mexendo nos travesseiros ou ao entrar em ambientes com carpetes e tapetes. Pode acontecer também ao se entrar em ambientes que estiveram fechados há muito tempo.

Leia também:

Para se ter certeza de que você possui alergia a ácaros e poeira é preciso consultar-se com um profissional especializado que vai analisar os seus sintomas e realizar exames para confirmar. Porém, existem algumas medidas que você pode tomar dentro da sua casa para evitar e que ajudam a como tratar a alergia a ácaros e poeira. Confira abaixo algumas dicas:

Ventilação é importante: mantenha portas e janelas abertas!

Uma das principais dicas para ajudar a como tratar alergia a ácaros e poeira é ter uma ventilação constante nos ambientes. Mantê-los bem arejados, sempre que possível, além de permitir a entrada de luz natural, também ajuda a evitar o acúmulo de poeira e sujeiras e dificulta o aparecimento de ácaros e fungos.

Deixe as janelas bem abertas e afaste as cortinas. Se possível, coloque-as no sol e estenda-as também, assim você afasta a poeira. Procure colocar os seus móveis em outras posições que permitam a circulação de ar. Leia também: Como tirar odor do quarto e cheiro de mofo?

Faça uma limpeza profunda

É fundamental higienizar os tapetes, sofás e carpetes com uma certa frequência, pois imagine que apenas em um ano de uso, eles armazenam 5 milhões de ácaros. Desta forma, durante o passar dos dias você pode apenas manter a manutenção e limpeza para controlar os agentes que causam as alergias.

Que tal estabelecer uma rotina de limpeza?

Como tratar alergia a ácaros e poeira

Manter uma casa sempre limpa e evitar que os ácaros e bactérias se proliferem, não é uma tarefa fácil. Uma forma de evitar que isso aconteça, é estabelecendo uma rotina de limpeza, definindo uma frequência. Confira algumas dicas básicas de como tratar alergia a ácaros e poeira com uma rotina bem definida de limpeza:

Sala

Você pode começar escolhendo os móveis com tecido que não costumam acumular tanta poeira. Escolha matérias que sejam mais fáceis de higienizar, como tecidos impermeabilizados e pisos frios. Utilize o aspirador de pó e um pano com álcool para limpar os móveis. Nas limpezas mais profundas, limpe as janelas com cuidado e atenção, além de passar o aspirador de pó nos sofás e tapetes.

Quarto

No quarto é necessário ter uma atenção especial, afinal, passamos pelo menos 8 horas naquele local de descanso. O acúmulo de ácaros no colchão é algo constante e para evitar que isso aconteça, deixe que o quarto receba luz do sol e que o ambiente fique sempre seco, mas arejado com a ventilação.

Lembre-se de limpar o seu colchão e trocar os lençóis de cama com as fronhas. Outra opção, é não se preocupar com isso investindo em um colchão com tecnologias que protejam a sua saúde.

A Sono Quality possui um colchão com tecnologia exclusiva Zero Bactéria composto por um exclusivo produto que vai blindar o seu colchão por completo contra germes e microrganismos prejudiciais para você e a sua família.

Lembre-se que estabelecer uma rotina de limpeza em todos os cômodos da sua casa vai ajudar ainda mais em como tratar alergia a ácaros e poeira. Faça isso e anote em uma agenda para não esquecer!

Leia também:

Outras medidas que você pode tomar para evitar alergias

Reunimos algumas outras medidas que você pode tomar para evitar que as alergias e o surgimento de microrganismos prejudiciais à saúde apareçam. Confira:

Dê um banho de sol nas suas roupas!

Expor suas roupas ao sol fará com que as fibras dos tecidos fiquem limpas e secas. Desta forma, elas perdem aquela umidade que seria a única forma de os ácaros se proliferam mais.

Utilize um pano úmido na limpeza das superfícies

Sendo uma das formas mais eficazes de se limpar superfícies como mesas, armários e balcões, o pano úmido garante que o pó seja retirado e ainda acaba umedecendo o ar, tornando-o mais agradável.

Não fique muito tempo sem aspirar os cômodos

Quando se demora muito para limpar os ambientes e aspirá-los, estamos favorecendo a proliferação dos ácaros e poeira. Eles acabam migrando para lugares onde a proliferação é mais favorável.

Cuide dos seus animais de estimação

Além dos cuidados com a sua casa, é preciso dar uma atenção especial para os seus companheiros: os animais de estimação. Lembre-se de dar banho nos seus companheiros pelo menos 1 vez por semana. Leia também: Pets na cama: É permitido?

As formas de como tratar alergia a ácaros e poeiras são mais simples do que parecem. Lembre-se de consultar um especialista para saber se você realmente possui as alergias. Adote as nossas dicas à sua rotina e você verá a diferença!

Quem dorme melhor acorda disposto, bem humorado e com mais saúde para o dia a dia. Descubra como trocar o seu colchão pelo legítimo Sono Quality com 20 tipos de massagens e 11 tecnologias, incluindo o Sistema de Tratamento Zero Bactéria. Ligue grátis:

0800 608 8138

 


E aí, gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir também: