Você deve saber que quando se sente muita dor nas costas do lado esquerdo ou quando se está de pé e os seus ombros tendem a cair para frente, geralmente é por conta da postura errada. Você sabe como corrigir a postura em casa? Na maioria das vezes, ela pode ser corrigida com exercícios simples e o melhor: dentro de casa!

Uma postura incorreta além de deixar a aparência física com aspecto diferente, ela está diretamente ligada a diversos problemas de saúde. Dores na região lombar, no pescoço, dor nas costas ao acordar, fadiga e em alguns casos, até mesmo hérnia de disco. Se você quer saber como corrigir a postura em casa, confira 4 exercícios que vão auxiliar você nessa tarefa!

4 Exercícios que auxiliam na correção da postura corporal

Como corrigir a postura em casa

No artigo de hoje, vamos orientá-lo sobre como corrigir a postura em casa com alguns exercícios simples e que vão melhorar a sua saúde e bem-estar. Uma boa postura elimina as famosas dores nas costas, vai melhorar a digestão, a oxigenação do corpo e diminui os riscos de lesões na coluna. Praticar atividades físicas é uma forma de garantir uma vida saudável. Confira!

Faça musculação!

Para que os resultados de uma rotina de musculação sejam potencializados, é preciso atentar-se a realizar todos os exercícios com bastante precisão. Por muitas vezes, alguns movimentos que realizamos no dia a dia passam despercebidos e acabam contribuindo para que a postura não esteja alinhada de forma correta.

Quando aderimos uma rotina de exercícios, o nosso corpo tende a tornar os nossos movimentos mais naturais. Sentar com a coluna ereta, distribuir o peso do corpo de uma forma mais equilibrada e também atentar-se para a posição dos seus joelhos quando está de pé ou sentado. Esses são apenas alguns exemplos de movimentos que podem ser realizados de forma mais natural e comuns com a prática da musculação.

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Alongue-se!

Você deve saber que para fazer musculação, deve se alongar. Na grande maioria dos exercícios que citaremos aqui nesse texto, você vai perceber que o alongamento já faz parte deles. O alongamento pode ser adaptado para qualquer das suas necessidades diárias e podem ser feitos em qualquer lugar: no seu ambiente de home office, por exemplo.

Os alongamentos têm a função de descomprimir a coluna, aliviando as dores e cargas que ficam concentradas nessa região. Além disso, aumentam a flexibilidade, aliviando as tensões das costas, ombros e lombar, alinhando assim, a postura. Leia também: Exercícios de alongamento para dormir melhor.

Pratique Yoga

Uma das atividades mais eficazes de como corrigir a postura em casa, é a prática de Yoga. Essa atividade é muito conhecida pelos seus alongamentos em posições diferentes e prezam muito pelo equilíbrio. O alinhamento do corpo também não fica de fora e as técnicas de respiração ajudam para que o alinhamento da postura esteja sempre correto.

Com as posições e o controle da respiração praticados ao longo das aulas de Yoga é possível relaxar o corpo e aliviar as tensões nos músculos e nas articulações. Assim, é possível permitir o alinhamento do corpo com maior naturalidade, além de melhorar a postura.

Conheça o RPG

A sigla RPG (Reeducação Postural Global) é uma modalidade de exercício que tem, cada vez mais, sido oferecida pelas academias comuns. Esse exercício tem como objetivo reeducar o seu corpo e revitalizar os músculos responsáveis pela nossa postura. Apesar do foco do RPG ser nas costas, os exercícios procuram trabalhar o corpo todo, desta forma, promove que todo os músculos entrem em movimento e melhorem a qualidade de vida de quem o pratica.

O RPG é considerado um método fisioterápico capaz de prevenir contra possíveis danos causados pela postura incorreta. É uma ótima opção para quem busca corrigir a postura.

Dicas extras e rápidas de como corrigir a postura em casa!

Pode ser que você leve algum tempo até se acostumar alguma dessas atividades de como corrigir a postura em casa. Lembre-se de respeitar os seus limites e não se apressar (ou se forçar) em algumas posições que não sejam confortáveis. Os exercícios ajudam, mas é preciso complementá-los a algumas mudanças de hábitos para que a postura esteja alinhada corretamente.

 

 
Confira algumas dicas extras e rápidas de como você pode corrigir a postura em casa:

  • Quando estiver sentado e trabalhando em seu computador, evite cruzar as pernas. Para alinhar bem a postura é preciso que seus pés estejam bem apoiados no chão
  • Ao caminhar, procure manter o corpo ereto e relaxado.
  • Para as mulheres: evite andar com saltos muito altos. O ideal, são sapatos que não passem de 2cm a 5cm.
  • A posição mais adequada para dormir é de barriga para cima pois o corpo fica bem alinhado em cima da cama. Se for dormir de lado, procure colocar uma almofada entre as pernas para não prejudicar a sua postura. Leia também: Qual é o melhor lado para dormir?
  • Procure mudar de posição ao longo do dia, caso você trabalhe por muito tempo sentado. Quando possível, procure se alongar e caminhar, esticando as pernas e os braços.

Mas afinal, quando devo procurar um especialista?

como corrigir a postura em casa

Se essa é uma questão que ronda a sua cabeça, fique calmo. Caso você esteja sentindo muitas dores nas costas, nos ombros e no pescoço, isso significa que a sua falta de postura já causou danos para a sua saúde e você vai precisar investir em um tratamento especializado.

Você deve procurar um médico especialista (ortopedistas e fisioterapeutas) assim que perceber os sintomas e eles estivem presentes no seu dia a dia. Só com o auxílio e diagnóstico de um especialista será possível identificar os desvios na coluna e como será possível tratá-lo.

Alguns desses desvios (a hipercifose, hiperlordose e a escoliose) precisam de correção imediata para evitar complicações mais sérias, por isso, evite também começar a praticar exercícios por conta própria, sem a avaliação mais detalhada de um especialista. Essa consulta será essencial para saber quais dos exercícios você, com o desvio identificado, poderá praticar. Lembre-se que, em casos mais sérios, cada desvio possui a sua particularidade e exigem determinados tipos de tratamentos.

Como um colchão pode ajudar a corrigir a postura corporal em casa?

Garantir uma boa postura ao dormir, é garantir que a sua qualidade de vida também será boa! Dormir é uma das atividades que interfere bastante em nossa postura corporal. Você pode adotar alguns cuidados para garantir que a sua qualidade de vida não será prejudicada ao realizar essa atividade tão gostosa!

Para ter uma boa noite de sono é necessário ter certeza de que a sua postura está alinhada e que ela será mantida durante todo o ciclo do sono. Esses pequenos cuidados ajudam a afastar o risco de dores nas costas, pescoço e lombar, dando-lhe um melhor rendimento durante o passar do dia.

O colchão e o travesseiro também podem influenciar na saúde da sua coluna. Que tal investir em um que possua uma tecnologia que dará garantia de que as suas dores vão sumir?

A Sono Quality possui diversas tecnologias exclusivas e pensadas para você. Por exemplo, a Orthus Protex, desenvolvida através de pesquisas científicas, garante o alinhamento ideal da sua coluna, evitando desconforto, movimentações na cama, e a quebra do ciclo do sono. Tudo isso para que a sua noite de sono seja revigorante e realmente reparadora. Além de tudo isso, os colchões terapêuticos contam com mais 12  terapias e 20 tipos de massagens diferentes.

Agora que você sabe quais as orientações e quais os exercícios que podem ajudar como corrigir a postura em casa, não deixe de praticá-los e garanta melhor qualidade de vida e melhor qualidade no sono!

A combinação de hábitos saudáveis e tecnologia pode ser uma forma de ajudá-lo a melhorar a qualidade do sono. Aposte nessas tendências e nas nossas dicas para melhorar o seu repouso!

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