Você sabe o que causa uma crise de labirintite? Se ao acordar cedinho, você tem a sensação de que o ambiente ao seu redor está girando, você fica com enjoo, acaba perdendo o equilíbrio e tem um mal-estar, tenha cuidado! Isso pode ser labirintite. Embora seja uma doença comum, ainda existem várias dúvidas sobre essa condição.

A labirintite é um termo popularmente usado para descrever situações onde as pessoas sentem tontura, vertigem e mal-estar. Mas você sabe o que de fato é essa doença e o que causa uma crise de labirintite? No artigo de hoje vamos solucionar algumas das dúvidas mais comuns em torno dessa doença e como você pode identificá-la. Ficou curioso? Então continue lendo esse texto e confira!

Afinal, o que é a labirintite?

As pessoas podem usar o termo “labirintite” de forma equivocada por muitas vezes. A labirintite é uma desordem causada ao corpo humano quando há uma infecção que afeta os labirintos – região responsável pelo equilíbrio, audição e percepção do nosso corpo. Nem toda enfermidade que ocorre nessa estrutura do nosso corpo pode ser classificado como labirintite, lembre-se disso!

Leia também:

Quais são os tipos de labirintite?

Os tipos de labirintite possuem praticamente os mesmos sintomas, porém é necessário identificá-lo corretamente antes de começar qualquer processo de tratamento, assim, você garante que o tratamento será eficaz. É necessário consultar-se com um médico especialista para se realizar o diagnóstico correto. Os tipos de labirintite que existem são:

  • Bacteriana ou viral: nesse caso, o agente infeccioso que causa a inflamação no labirinto, podendo ser um vírus ou uma bactéria;
  • Emocional: esse tipo de labirintite está ligado diretamente à sua saúde mental. Pode ser causada pela frequência de estar em situações estressantes ou ansiedade.

O equilíbrio corporal é algo que depende das respostas dos nossos dois labirintos (o do ouvido direito e do ouvido esquerdo). Eles precisam estar em sintonia e também dependem de outros sistemas do nosso corpo para que o funcionamento esteja sendo feito de forma adequada e sem perigos à saúde.

Quais são as causas?

A inflamação do labirinto pode ocorrer por muitas causas distintas e por esta razão é essencial ter um diagnóstico certo para se estabelecer a melhor forma de tratar a labirintite. Algumas das causas mais comuns são:

  • Se o paciente sofre com problemas respiratórios (bronquite e rinite);
  • Infecções virais como gripes, resfriados;
  • Herpes;
  • Estar em situações estressantes e ter ansiedade;
  • Infecções bacterianas como otite, meningite.

Além disso, você deve atentar-se aos sintomas mais comuns que possuem relação com a infecção do labirinto. Entre os sintomas, tontura, vertigem, desequilíbrio, sensação do ambiente ao seu redor estar rodando e cabeça zonza são os mais comuns. Preste atenção também aos seguintes sintomas:

  • Náuseas são associadas à labirintite;
  • Suor excessivo;
  • Zumbido no ouvido;
  • Perda de audição;
  • Desequilíbrio;
  • Febre a partir de 38 graus;
  • Queda de cabelo;
  • Sentir uma pressão forte no ouvido e ter secreção.

Lembre-se que problemas de tontura nem sempre possuem relação com o labirinto. Pode ser que esse sintoma seja causado por doenças cardiovasculares, alterações no metabolismo, alterações hormonais, entre outras.

O que causa uma crise de labirintite?

Existem alguns fatores que causam uma crise de labirintite e aumentam as chances de alguém desenvolver esse problema. As pessoas que estão acima dos 40 ou 50 anos, hiperglicêmicos, pacientes que estão com o colesterol alto ou que possuem hipertensão e até mesmo, diabéticos. Confira o que causa uma crise de labirintite:

Sua alimentação

Existem pessoas que apresentam um ou mais sintomas de labirintite pelo consumo excessivo de alguns alimentos. O café, por exemplo, o chocolate e o refrigerante são alguns dos alimentos os quais você deve ter uma atenção ao ingeri-los. Em alguns casos, a falta de alimentação é a causa da aparição dos sintomas de labirintite: jejuns prolongados ou quando o indivíduo não se alimenta corretamente e de 3 em 3 horas.

Medicamentos

Alguns medicamentos como antidepressivos, anticoncepcionais, remédios para dormir e tranquilizantes podem causar tontura, além da enxaqueca, que também causa uma certa tontura. Alguns pacientes que possuem problemas de enxaqueca também apresentam demais sintomas que somam à labirintite.

Emocional

Como mencionamos, o nosso emocional possui forte influência sob a labirintite. Ela pode estar ligada à depressão e ansiedade.

A duração das crises de labirintite depende da situação e do organismo de cada indivíduo, podendo durar algumas horas e até dias. Você pode tomar algumas medidas para evitar as crises de labirintite, confira:

Alimente-se adequadamente

Mantenha uma alimentação sem excessos. Evite tomar muito café durante o dia e aposte em alimentos ricos em propriedades anti-inflamatórias. Leia também: Alimentação para dormir bem.

Evite locais barulhentos

Locais barulhentos podem causar crises de labirintite se você já possui uma pré-disposição para que isso ocorra. Evite frequentar shows e jogos de futebol que são locais com muitas pessoas e geralmente, com muitos ruídos e barulho.

Suspenda o tabagismo

Evite fumar e bebidas alcoólicas ou estimulantes, como energéticos, café, chá preto ou refrigerantes.

Leia também:

 

Tenha uma boa noite de sono!

o que causa uma crise de labirintite

Não é de hoje que dizemos que ter uma boa noite de sono aumenta a eficácia do sistema imunológico, não é mesmo? E isso vale também para combater as crises de labirintite. Aposte em um colchão que ajude você a ter uma boa noite de sono e descanso!

Um colchão tecnológico, por exemplo, pode ser perfeito para você. Nós, da Sono Quality, temos as mais diversas tecnologias exclusivas na América Latina para ajudar você a ter o descanso que tanto merece. Que tal conhecer melhor?

A combinação de hábitos saudáveis e tecnologia pode ser uma forma de ajudá-lo a melhorar a qualidade do sono. Aposte nessas tendências e nas nossas dicas para melhorar o seu repouso!

Você tem encontrado problemas para dormir? Acorda indisposto? Quer cuidar da sua saúde enquanto você dorme? Fale hoje com a Sono Quality (ligação grátis para todo o Brasil):

0800 608 8138


E se você gostou desse conteúdo, confira também: